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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório está integrado no mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e
Psiquiátrica e reflete o percurso académico que conduziu à aquisição de competências de
mestre e enfermeira especialista em ESMP. Enquanto exercício critico-reflexivo inicia com
a caracterização dos contextos de aprendizagem, sendo posteriormente descritas as práticas
desenvolvidas e o processo de aquisição de competências inerentes ao perfil do EEESMP.
Paralelamente, integra o desenvolvimento de um projeto de melhoria continua da qualidade
dos cuidados em ESMP com o objetivo de capacitar a pessoa idosa em processo de
institucionalização do domicílio para ERPI na aquisição de estratégias promotoras de saúde
mental direcionadas aos focos ansiedade e esperança. Entender o processo de
envelhecimento, significa compreender de forma heurística a pessoa. Percebendo que o
processo de institucionalização confronta a pessoa idosa com uma realidade desconhecida
para a qual pode não estar apta a lidar, torna-se necessária a intervenção do EEESMP,
proporcionando um cuidado centrado na pessoa e na sua circunstância.
Com recurso ao ciclo de Deming e à metodologia de estudo de caso foram acompanhadas
duas idosas, em 3 sessões individuais (com a presença dos membros/familiares, se
disponíveis), nas quais foram abordados os seguintes temas: 1) Relembrar as memórias do
passado; 2) Viver melhor o presente; e, 3) Planear o futuro. Decorrente da intervenção houve
melhoria dos scores de ansiedade e esperança durante o processo de transição. Os
participantes e respetivas famílias manifestaram agrado por terem integrado o projeto,
reconhecendo a sua importância na promoção da esperança e do sentido de vida. A
intervenção do EEESMP em ERPI revela-se diferenciadora junto da pessoa idosa em
processo de institucionalização, culminando em processos de adaptação positivos e ganhos
em saúde mental.
Description
Keywords
Ansiedade Esperança Idoso Instituição longa permanência Saúde Mental Enfermagem Intervenção