ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Gamboa, Maria José Nascimento Silva"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Percurso de reflexão e investigação em Educação de In-fância e 1.º CEB: reorganização e enriquecimento da área da bibliotecaPublication . Francisco, Márcia Alexandra Carreira; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surgiu no âm-bito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024. Encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira parte referente à dimen-são reflexiva e a segunda parte referente à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva retrata a minha experiência nas quatro Práticas Pedagógicas e está subdividida em dois capítulos. O primeiro engloba o percurso efetuado em Educação de Infância, nos contextos de Creche e de Jardim de Infância. O segundo capítulo é referente aos contextos de ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta dimensão são apresen-tadas reflexões fundamentadas, nas quais são mencionadas as aprendi-zagens e os desafios vivenciados em cada um dos contextos educativos, bem como algumas das propostas implementadas. A dimensão investigativa é referente ao ensaio investigativo, de natu-reza qualitativa realizado no contexto de Jardim de Infância. Este teve como intuito reorganizar e enriquecer a área da biblioteca com o envol-vimento das crianças, perceber as práticas de leitura concretizadas em contexto familiar e relacioná-las com a frequência de cada criança à área mencionada anteriormente. Os dados foram recolhidos através da observação participante, notas de campo, registos fotográficos e inqué-rito por questionário. A análise dos resultados baseou-se na análise de conteúdo. Os resultados revelaram que com o envolvimento e partici-pação das crianças criou-se um espaço acolhedor, rico e estimulante que as levou a escolher a área da biblioteca com mais regularidade nos seus momentos de brincadeira livre, motivando-as a ler. Além de que, em contexto familiar, as crianças são bastante motivadas pelos pais a ma-nusearem e a lerem livros, recorrendo a uma diversidade de estratégias. Verificou-se que as que têm um maior contacto com livros em casa, na sala de atividades do Jardim de Infância preferiam escolher outras áreas de interesse. Contudo, as crianças que apenas são estimuladas em ambiente familiar com a leitura de histórias frequentam com regulari-dade a área da biblioteca e manifestaram bastante interesse pela drama-tização.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Cristina Paula Figueiredo; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Básica Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se dividido em duas partes distintas, sendo a primeira dedicada à dimensão reflexiva e a segunda dedicada à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva apresenta o meu percurso nos diferentes contextos onde decorreram as Práticas Pedagógicas. Este percurso iniciou-se em contexto de creche, seguido pelo Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, com um 1º ano e um 4º ano. São apresentados contextos, intervenientes, receios e expectativas, mas também estratégias e vivências em torno de experiências educativas acompanhadas de reflexões críticas acerca de ações que me permitiram desenvolver aprendizagens. A dimensão investigativa surgiu no âmbito da Prática Pedagógica, no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 1º ano. Apresento um ensaio investigativo de caráter qualitativo cujo tema tem que ver com o desenvolvimento da capacidade da compreensão leitora com recurso a um dispositivo pedagógico lúdico (fantoches). Trata-se de uma pequena investigação - ação. Os dados recolhidos, a partir da intervenção com três crianças foram analisados e interpretados, o que me permitiu verificar que o dispositivo pedagógico lúdico explorado pode realmente ajudar crianças a desenvolver competências de compreensão leitora através de um questionamento transacional.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Brincar com as históriasPublication . Bugalhão, Telma Filipa Carvalho; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaNa primeira parte deste relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresento, de forma sucinta, descritiva, crítica e reflexiva, o meu percurso desenvolvido ao longo destes dois anos, com vista a salientar as experiências mais marcantes que foram vivenciadas em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas experiências, que contribuíram para a minha formação pessoal e profissional, foram bastante diversificadas e muito significativas sendo, portanto, impossível referi-las todas num número limitado de páginas. Foco-me, sobretudo, no ciclo pedagógico que foi implementado em cada contexto, considerando a relevância da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão para a condução de uma boa prática profissional, considerando o papel ativo da criança no seu percurso de aprendizagem, segundo os paradigmas socioconstrutivistas e humanistas que orientaram as minhas práticas. Na segunda parte do relatório, apresento a dimensão investigativa, enquadrada na metodologia de investigação-ação e desenvolvida no decorrer da Prática Pedagógica em Jardim de Infância. Na investigação que foi implementada, pretende-se dar resposta à questão de partida que originou o estudo: “Em que medida a leitura e produção oral de narrativas se constituem como estratégias facilitadoras do desenvolvimento da competência narrativa da criança?” Desta forma, e considerando o papel que as histórias desempenham na vida de uma criança, permitindo-lhe interpretar a realidade e construir mundos imaginários, este estudo pretende analisar o desenvolvimento da competência narrativa em crianças dos 4 aos 6 anos, considerando os objetivos definidos, as opções metodológicas e os recursos didáticos que foram construídos, implementados e explorados, bem como a criação de ambientes propícios para o conto de histórias. Neste sentido, pretende-se compreender e avaliar o processo de desenvolvimento da competência narrativa, tendo sido descrito e analisado todo o processo vivido com as crianças alvo do estudo, tendo-se confirmado o valor da narrativa como instrumento didático e pedagógico, na procura do desenvolvimento cognitivo, linguístico e emocional das crianças.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré- -Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: a reconstrução do esquema da narrativa em crianças do Pré-Escolar através do recontoPublication . Paulos, Vanessa Oliveira; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório surge no âmbito da realização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes: a Parte I referente à dimensão reflexiva e a Parte II referente à dimensão investigativa. Na Parte I encontra-se uma reflexão crítica e fundamentada referente aos três contextos que vivenciei neste Mestrado: Creche, Jardim-de-Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, na qual pretendo evidenciar as experiências vividas em cada um desses contextos de Prática Pedagógica. Na Parte II apresenta-se a investigação realizada no contexto de Jardim-de-Infância, com crianças entre os três e os cinco anos de idade, que incide na temática do reconto. Este estudo apresenta um carácter qualitativo, do tipo estudo de casos, na medida em que se pretende analisar se as crianças destas idades reconstroem o esquema / gramática da narrativa, bem como, perceber se integram no reconto conhecimentos / vivências pessoais ou circunscrevem o mesmo à matriz textual, centrando-se, sobretudo, na descrição, interpretação e análise de dados. Os resultados deste estudo permitem concluir que as crianças apresentam dificuldades diferenciadas na reconstrução oral do esquema da narrativa, revelando uma tendência para circunscrever o reconto à matriz textual, suportado nas ilustrações e na narrativa ouvida.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Cátia Alexandra de Oliveira; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Gamboa, Maria José Nascimento Silva; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira, respeitante à dimensão reflexiva, consiste na apresentação do percurso realizado ao longo das diferentes práticas de ensino supervisionadas, nomeadamente em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com evidências críticas e fundamentadas das diversas situações vividas, das aprendizagens realizadas e das dificuldades que surgiram. As aprendizagens mais relevantes prendem-se com a importância da gestão do ambiente educativo, com o trabalho colaborativo, com as relações e interações com a comunidade educativa, com a escuta da criança e com a avaliação das aprendizagens. Na segunda parte é apresentada a dimensão de investigação deste relatório, realizado com um grupo de crianças de um Jardim de Infância pertencente à rede pública do Ministério da Educação, localizado no centro litoral do país. Esta investigação, de caráter qualitativo, desenvolveu-se em torno da identificação e compreensão das conceções das crianças em idade pré-escolar, dos quatro aos seis anos, sobre a escrita, antes e após a implementação de uma sequência de atividades que teve como objetivo o confronto das hipóteses concetuais das crianças com nova informação e a realização de novas descobertas. Os dados recolhidos evidenciaram que no início da investigação as crianças apresentavam diferentes conhecimentos sobre a escrita e que estas conceções foram progredindo ao longo do tempo.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Dias, Elisabete Rafael; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte refere-se à prática de ensino supervisionada em contexto de educação de infância e a segunda parte à prática de ensino supervisionada em contexto de 1.º ciclo. Na primeira parte abordam-se assuntos relacionados com a educação de infância nomeadamente, o papel das dimensões pedagógicas: o tempo e o espaço e o ciclo de ação pedagógica. A metodologia de trabalho por projeto é vivenciada em contexto de Jardim de Infância e por isso, apresenta-se um breve relato sobre o projeto e uma reflexão acerca das aprendizagens realizadas com as crianças, como também o papel da documentação pedagógica como suporte à aprendizagem. Ainda nesta parte, apresenta-se um estudo de caso realizado em torno da temática da educação para os media, com um grupo de quatro crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Este estudo de índole qualitativo visa conhecer as conceções das crianças do pré-escolar acerca do universo dos media, especificamente, as notícias, seus meios de difusão com vista a uma ação pedagógica sustentada na investigação-ação. Na generalidade, os resultados apontam para a importância de o educador de infância potenciar precocemente aprendizagens em torno dos media, desenvolvendo a sensibilidade e conhecimentos que permitam alargar os conhecimentos das crianças, expandindo o seu universo de referências, enquanto consumidores e produtores de texto noticioso. Na segunda parte, respeitante à dimensão reflexiva em contexto de 1.º ciclo, apresenta-se um relato reflexivo em torno de uma experiência interdisciplinar realizada com uma turma de 3.º ano de escolaridade.
- Refletindo sobre a prática pedagógica em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Henriques, Mara Andreia da Silva; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte pode encontrar-se a dimensão reflexiva relativa às Práticas realizadas em contexto de Educação Pré-escolar. Esta parte integra ainda a dimensão investigativa na qual é apresentado um pequeno estudo investigativo sobre as potencialidades de um dispositivo assente na exploração pedagógica de fantoches para a compreensão leitora das crianças em idades pré escolares. O estudo mencionado, de caráter quantitativo e qualitativo, quanto à sua natureza, pretende responder à questão problema: “Como pode o dispositivo didático – Os fantoches fazem perguntas - ajudar as crianças a compreender textos literários?”. Os resultados deste estudo confirmaram a importância da exploração de dispositivos didáticos tais como o descrito neste estudo, a fim de desenvolver na criança uma maior compreensão de textos literários. A segunda parte deste relatório é dedicada dimensão reflexiva, referente à prática pedagógica realizada no 1º. Ciclo do Ensino Básico. Nela apresentar-se-ão as dinâmicas de ensino e aprendizagem construídas, recursos e estratégias utilizadas para a consecução dos objetivos delineados no âmbito da Prática Pedagógica.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: consciência fonológica e erros ortográficos – um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridadePublication . Correia, Rita Vanessa Amado; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte corresponde à dimensão reflexiva e a segunda parte à dimensão investigativa. A primeira parte aborda as experiências vivenciadas em contexto de Creche, Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e as aprendizagens realizadas ao longo das mesmas. A segunda parte corresponde ao ensaio investigativo realizado. Pretende compreender a relação entre as atividades de consciência fonológica e de ortografia e a diminuição de erros ortográficos. Este estudo de caso, de caráter quantitativo e qualitativo foi baseado na seguinte pergunta de partida “As atividades de treino de consciência fonológica e de ortografia podem melhorar o desempenho ortográfico dos alunos?”. Os resultados confirmam que quando a competência ortográfica é trabalhada pela via do desenvolvimento da consciência fonológica a quantidade de erros ortográficos diminui. Os resultados alcançados apontam ainda para a importância e necessidade de os educadores e professores conceberem intervenções pedagógicas que sejam capazes de fomentar o desenvolvimento da consciência fonológica e, consequentemente, a aprendizagem do código ortográfico.
