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- FATORES QUE INFLUENCIAM A TOLERÂNCIA AO ESFORÇO EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRALPublication . Ramalho, Beatriz Antunes; Moreira, Ana Maria Nunes Machado; Silva, Cândida Susana Gonçalves daIntrodução: A Paralisia Cerebral (PC) consiste num grupo de desordens no desenvolvimento do controlo motor e da postura, como resultado de uma lesão não progressiva aquando do desenvolvimento do sistema nervoso central. As crianças com PC que realizam marcha autónoma apresentam uma tolerância ao esforço reduzida como resultado de comorbilidades primárias e secundárias relacionadas com a PC, o que podem contribuir para baixos níveis de atividade física (AF) e limitações na mobilidade funcional. No entanto, a informação relativa aos fatores que podem influenciar a tolerância ao esforço em crianças com PC ainda é escassa. Objetivos: O principal objetivo deste estudo foi identificar os fatores relacionados com a tolerância ao esforço em crianças com PC, especificamente em crianças com níveis I e II da Gross Motor Function Classification System (GMFCS). Os fatores foram divididos em: fatores individuais (idade, sexo), diagnóstico clínico (hemiplegia, diplegia e tetraparésia), estado nutricional (IMC), alterações posturais e tónus muscular, e fatores contextuais (realização de terapia e a prática de AF). Métodos: Foram recrutadas 16 crianças com PC com idades entre os 6 e os 17 anos. Foi aplicada o Physical Activity Index (PAI) para a caracterização dos níveis da atividade física, a escala de Awshorth Modificada para avaliar o tónus muscular e o Instrumento de Avaliação Postural (IAP) para avaliar as alterações posturais. Estas crianças fizeram o Teste de Marcha dos 6 Minutos (TM6M) segundo as recomendações da American Thoracic Society. Os valores da distância percorrida em metros no TM6M e distância prevista alcançada (%) foram comparados entre os grupos de crianças definidos pelas variáveis: diagnóstico clínico, GMFCS, tipo de intervenção na fisioterapia, prática de AF/desporto, níveis de AF (PAI) e alterações posturais. Resultados: Foram incluídas 16 crianças com PC (média de 11,2±3,9 anos, n=5 sexo feminino; 7 hemiparesia, 7 diplegia e 2 tetraparésia; n=12 GMFCS Nível I). As crianças com diagnóstico clínico de hemiparésia tiveram uma média superior de metros percorridos no TM6M em comparação com a diplegia (84,8±12,1 vs. 65,6±12,1, respetivamente; p=0,045). Foram encontradas correlações significativas entre a distância percorrida no TM6M e a pontuação total na PAI (r=0,585 p<0,028) e com um aumento do tónus muscular de dois grupos musculares do membro inferior direito, especificamente nos grupos musculares distais de flexão (=-0,563, p<0,045), e nos grupos musculares proximais de flexão (=-0,602, p<0,029). Foram encontradas correlações significativas entre a percentagem de distância prevista no TM6M e a idade (r=-0,536 p<0,048), tónus muscular do membro inferior direito nos grupos musculares distais de extensão (=-0,560, p<0,046) e de flexão (=-0,599, p<0,030), e também nos grupos musculares proximais de extensão (=-0,673, p<0,012) e de flexão (=-0,744, p<0,004). Conclusão: Este estudo sugere que existem fatores que podem condicionar a tolerância ao esforço em crianças com PC como a idade, o diagnóstico clínico, o aumento de tónus muscular no membro inferior direito e o nível de AF autorreportado.
- Percurso de reflexão e investigação em Educação de In-fância e 1.º CEB: reorganização e enriquecimento da área da bibliotecaPublication . Francisco, Márcia Alexandra Carreira; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surgiu no âm-bito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024. Encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira parte referente à dimen-são reflexiva e a segunda parte referente à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva retrata a minha experiência nas quatro Práticas Pedagógicas e está subdividida em dois capítulos. O primeiro engloba o percurso efetuado em Educação de Infância, nos contextos de Creche e de Jardim de Infância. O segundo capítulo é referente aos contextos de ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta dimensão são apresen-tadas reflexões fundamentadas, nas quais são mencionadas as aprendi-zagens e os desafios vivenciados em cada um dos contextos educativos, bem como algumas das propostas implementadas. A dimensão investigativa é referente ao ensaio investigativo, de natu-reza qualitativa realizado no contexto de Jardim de Infância. Este teve como intuito reorganizar e enriquecer a área da biblioteca com o envol-vimento das crianças, perceber as práticas de leitura concretizadas em contexto familiar e relacioná-las com a frequência de cada criança à área mencionada anteriormente. Os dados foram recolhidos através da observação participante, notas de campo, registos fotográficos e inqué-rito por questionário. A análise dos resultados baseou-se na análise de conteúdo. Os resultados revelaram que com o envolvimento e partici-pação das crianças criou-se um espaço acolhedor, rico e estimulante que as levou a escolher a área da biblioteca com mais regularidade nos seus momentos de brincadeira livre, motivando-as a ler. Além de que, em contexto familiar, as crianças são bastante motivadas pelos pais a ma-nusearem e a lerem livros, recorrendo a uma diversidade de estratégias. Verificou-se que as que têm um maior contacto com livros em casa, na sala de atividades do Jardim de Infância preferiam escolher outras áreas de interesse. Contudo, as crianças que apenas são estimuladas em ambiente familiar com a leitura de histórias frequentam com regulari-dade a área da biblioteca e manifestaram bastante interesse pela drama-tização.
- Internship report: Development of low cost and sustainable tourism in mountain resorts based on European business model: The case of Shahdag Mountain ResortPublication . Garaybayli, Aghasadikh; Jorge, João Paulo da Conceição SilvaAs of 2022, the tourism industry has seen several emerging trends and directs that are shaping the way people travel. Rapid development of low-cost tourism can trace its beginnings to the very earliest days of the package tour. In the past twenty years, the de-regulation of European airspace and the emergence of the internet has created has permitted the development of this format. Likewise, the recent financial crisis and ever-increasing competition between destinations have also been driver and simultaneously low-cost accommodation businesses that began to supply and increased demand. However, not all regions of the World are developing contemporaneously. Even though most European cities already added a low-cost business model to their segmentation Some parts of the World however are facing several problems in this area. The reason could be already maximum inbound tourist numbers or no ability to apply this model to expand segmentation of incoming tourists. Also, it is known that not all fields within accommodation tourism can convert to satisfy low-cost tourism, one of which is mountain resorts. Mountain resorts are known to be one of the most expensive tourism choices which usually have narrow segment of average to high level income families. On the other hand, sustainable tourism, another tourism trend nowadays is also developing on uneven scale throughout the World. While some developed countries are implements laws and regulations towards development of sustainability in tourism sector, other countries have not even thought about it yet. Thus, the crossing point of these two lines presents an interesting topic for investigation in terms of the success of the mountain resorts, their success from the perspective of low-cost tourism and especially sustainable tourism.
- Carrinha da Feliz IdadePublication . Gomes, Juliana Margarida Francisco; Oliveira, Márcio José Sol Pereira deEste projeto de intervenção social, intitulado de a “Carrinha da Feliz Idade” tem como objetivo principal contribuir para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável da população idosa da freguesia de São Simão de Litém, mais concretamente dos beneficiários da resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Social Paroquial de São Simão de Litém, Lar São José. A metodologia utilizada para a elaboração deste projeto foi a metodologia quantitativa com recurso à utilização de um inquérito por questionário para a recolha dos dados. Assim este inquérito por questionário foi aplicado aos utentes da resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Social Paroquial de São Simão de Litém, Lar São José. Este inquérito teve como objetivo principal compreender quais as preferências e as necessidades dos futuros beneficiários deste projeto em relação aos serviços que a "Carrinha da Feliz Idade" poderá disponibilizar, para que assim este projeto consiga ir ao real encontro das principais necessidades e interesses dos seus beneficiários. Através da aplicação deste inquérito por questionário foi possível concluir que dos 17 inquéritos realizados, os beneficiários desta resposta social dão uma maior importância aos serviços de saúde, de seguida aos serviços mais básicos e instrumentais da vida diária, isto é serem acompanhados aos mais variados serviços. Em terceiro lugar ficam os cuidados de imagem, as saídas com um intuito lúdico ficam em quarto lugar nas suas preferências. As saídas com o objetivo de promover o relacionamento interpessoal ficam em quinto lugar. Relativamente às saídas com um objetivo cultural são aquelas a que os utentes dão uma menor importância. Neste sentido a "Carrinha da Feliz Idade" pretende ser um projeto de intervenção social, dinamizado para os clientes do Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Social Paroquial de São Simão de Litém, Lar São José e para outros idosos desta freguesia, com características semelhantes. Neste sentido pretende-se proporcionar aos beneficiários do Serviço de Apoio Domiciliário um alargamento dos serviços já prestados no âmbito desta resposta social. Este projeto pretende também abranger a população mais envelhecida desta freguesia que não usufrui de nenhuma resposta social. Assim a “Carrinha da Feliz Idade” funcionaria como um serviço de apoio às suas necessidades do quotidiano. Esta carrinha iria estar disponível para levar e acompanhar os utentes aos mais variados serviços e em várias vertentes.
- DESAFIOS DO SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIOPublication . Mendes, Francisca Isabel Silva; Santos, Rui Miguel Duarte; Margarido, Emanuel João Fonseca Franco RibeiroNos últimos anos, a mudança de paradigma no envelhecimento tem sido um tópico de crescente relevância, impulsionado por alterações demográficas e pela necessidade de repensar as estratégias de cuidados a idosos. A pesquisa destaca como a mudança de foco de uma abordagem institucionalizada para uma baseada no apoio domiciliário afeta a prestação de serviços e a qualidade de vida dos idosos. Este estudo procura compreender os desafios do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) para responder às atuais e novas necessidades das pessoas idosas. Inicialmente, o estudo, através de revisão bibliográfica, explora as transformações demográficas e sociais que levaram ao envelhecimento populacional. A seguir, examina as práticas atuais do SAD, em Portugal e no contexto europeu. A metodologia, de caráter qualitativo, inclui uma combinação de pesquisa documental com entrevistas e questionários efetuados a profissionais da área, beneficiários dos serviços e comunidade. Os dados recolhidos foram objeto de análise coerente segundo o método em que assentou o processo de amostragem. Os resultados fizeram emergir os pontos fortes, as debilidades, as potencialidades e os riscos/desafios, dos SAD objeto do estudo. Dos resultados desta investigação, espera-se incitar à reflexão sobre a importância de uma redefinição da resposta, especialmente num contexto em que há sinais de estagnação face à diversidade das atuais necessidades da população idosa. A investigação revelou que os SAD mantêm um cariz marcadamente social, com ênfase na prestação de serviços relacionados às atividades da vida diária. Ainda assim, a maioria dos utentes demonstra satisfação com os serviços recebidos. No entanto, a análise das necessidades atuais aponta para a falta de respostas personalizadas e individualizadas. Os modelos de intervenção adotados em vários países europeus refletem uma diversidade de práticas, mas evidenciam um denominador comum: a crescente procura e preferência pelos cuidados domiciliários. As estratégias identificadas para enfrentar os desafios atuais incluem a necessidade de inovação, a expansão do uso de tecnologia, uma melhor articulação entre entidades e uma reformulação das políticas públicas. Em síntese, o estudo contribui para a compreensão da complexidade do envelhecimento no século XXI e oferece insights práticos, através da breve descrição de outros modelos, para aprimorar o SAD, promovendo um envelhecimento saudável e sustentável.
- Effect of home-based exercise prehabilitation on postoperative outcomes in colorectal cancer surgery: a systematic review and meta-analysisPublication . Machado, Pedro; Paixão, André; Oliveiros, Bárbara; Martins, Raul A.; Cruz, JoanaPurpose Home-based exercise training may improve access to surgical prehabilitation in colorectal cancer (CRC) patients, but its efficacy remains unclear. This study systematically investigated the effects of home-based exercise prehabilitation on postoperative exercise capacity, complications, length of hospital stay, and health-related quality of life (HRQoL) in CRC patients. Methods Randomized controlled trials (RCTs) comparing home-based exercise prehabilitation with control in CRC patients were eligible. We searched MEDLINE, Scopus, Web of Science, PEDro, and SPORTDiscus from their inception to June 3, 2024. Methodological quality was assessed using the PEDro scale, and certainty of evidence was assessed using GRADE. Data were synthesized using random-effects meta-analyses, with sensitivity analysis on studies with good methodological quality (PEDro score ≥ 6). Results Eight RCTs involving 1092 participants were included. The primary analysis showed a significant improvement in postoperative 6-min walk distance following home-based exercise prehabilitation compared to control (mean difference (MD) = 30.62: 95% CI: [2.94; 57.79]; low-certainty evidence). However, sensitivity analysis revealed no significant between-group differences (MD = 22.60: 95% CI: [− 6.27; 51.46]). No significant effects of home-based exercise prehabilitation were found on postoperative complications (risk ratio = 1.00: 95% CI: [− 0.78; 1.29]; moderate‐certainty evidence), length of hospital stay (MD = − 0.20: 95% CI: [− 0.65; 0.23]; moderate‐certainty evidence), and HRQoL (physical functioning: MD = 2.62: 95% CI: [− 6.16; 11.39]; mental functioning: MD = 1.35: 95% CI: [− 6.95; 9.65]; low and very-low certainty evidence). Conclusion Home-based exercise prehabilitation does not reduce postoperative complications and length of hospital stay after CRC surgery. Its effects on postoperative exercise capacity and HRQoL remain uncertain due to low-quality evidence.
- Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas em EI e 1.º CEB e Investigando as ideias dos alunos de 1.º CEB sobre a utilização de Mindfulness através de práticas de relaxamento em contexto de sala de aulaPublication . Vala, Bruna Carolina Pereira; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas dimensões. A dimensão reflexiva, consiste na apresentação do meu percurso ao longo das várias práticas pedagógicas nos diferentes contextos (creche, jardim de infância e 1.º CEB – 1.º e 3.º ano), mostrando as vivências mais significativas, algumas propostas educativas implementadas, como também, desafios e dificuldades que surgiram e as aprendizagens realizadas. A dimensão investigativa apresenta o estudo de natureza qualitativa, seguindo um design de estudo múltiplo de casos, desenvolvido com uma turma de 1.º ano e outra de 3.º ano do 1.º CEB. Neste estudo analisam-se as conceções que os alunos de ambas as turmas apresentam relativamente à implementação de práticas de relaxamento baseadas em Mindfulness inseridas na sua rotina semanal, particularmente em momentos de transição do recreio para a sala de aula, como também as perceções que desenvolveram sobre os efeitos que tiveram em si no decorrer do estudo. Os dados recolhidos através de momentos de conversa individual com os alunos, permitiram inferir que os alunos na sua generalidade mostram compreender e reconhecer a importância da prática de Mindfulness a nível pessoal, como também, no ambiente vivenciado em sala de aula, reconhecendo vantagens na sua implementação.
- INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE FISIOTERAPIA NOS AJUSTES POSTURAIS EM CRIANÇAS COM ALTERAÇÕES NEUROMOTORASPublication . Almeida, Cátia Alexandra Moita de; Moreira, Ana Maria Nunes Machado; Araújo, Cristina LimaO sistema nervoso é uma rede complexa que se divide em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. No sistema nervoso central podem ocorrer alterações que levam ao desenvolvimento de perturbações estruturais ou funcionais, provocando um desenvolvimento motor atípico, sendo designados distúrbios neuromotores. Devido a estas alterações, as crianças apresentam dificuldade na participação nas atividades de vida diária, por diversos fatores, entre os quais a estabilidade postural e ajustes posturais. É importante avaliar a influência da intervenção da fisioterapia pois visa, nestes casos, favorecer a correção ou minimizar estratégias compensatórias, melhorando a função motora grossa e a qualidade de vida. Este estudo tem como objetivo verificar se a intervenção em Fisioterapia em simultâneo com a aplicação de um programa de atividades domiciliárias, delineadas no âmbito da fisioterapia, têm influência nos ajustes posturais em crianças com alterações neuromotoras. Este trata-se de um estudo quasi-experimental. A amostra final foi constituída por 12 crianças com condições neuromotoras associadas a diagnóstico médico. Para cada criança foram considerados dois momentos de avaliação, antes e depois do programa de intervenção. No primeiro momento foi aplicada a Medida da Função Motora Grossa-88 para classificar a função motora grossa. De seguida, em ambos os momentos de avaliação, foi aplicada a Escala de Equilíbrio de Berg e o Teste de Alcance Funcional, bem como uma plataforma de forças para analisar dados referentes aos ajustes posturais, como os limites de estabilidade e o deslocamento do centro de pressão. Após 8 semanas de intervenção em fisioterapia conciliada com um programa de atividades domiciliário, os resultados obtidos sugeriram melhores resultados na Escala de Equilíbrio de Berg e no Teste de Alcance Funcional. Os dados obtidos da plataforma de força sugerem, na maioria dos casos, um aumento nos limites de estabilidade. No entanto, em relação ao deslocamento do centro de pressão, em tarefa, os resultados não foram tão positivos quanto o esperado e não coincidiram com a melhoria dos limites de estabilidade na maioria dos casos. Não foi verificada significância estatística quando comparados os dados relacionados com os ajustes posturais entre mudanças de tónus, no entanto, tanto as crianças com hipotonia como as com hipertonia mostraram melhoria na Escala de Equilíbrio de Berg e maximum excursion composite, mas as crianças com hipotonia demonstraram melhores resultados na avaliação final. Foi também verificado que o programa de atividades de casa demonstrou potenciar os resultados obtidos neste estudo. Os resultados obtidos no presente estudo sugerem, assim, que um programa de intervenção em fisioterapia de 8 semanas complementado por um programa domiciliário demonstra ter um impacto positivo nos ajustes posturais das crianças com alterações neuromotoras. A complementação com um programa de atividades domiciliárias, no âmbito da fisioterapia, favorece uma maior funcionalidade, trazendo benefícios às atividades da vida diária e participação de crianças com essas condições.
- NECESSIDADES DOS PAIS EM CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA A PARENTALIDADE: CUIDADOS RESPIRATÓRIOS EDESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DO BEBÉPublication . Ferreira, Diana Rodrigues da Silva; Cruz, Joana Patrícia dos Santos; Silva, Cândida Susana Gonçalves daIntrodução: A fisioterapia é fundamental no período pré- e pós-natal para, entre outros, identificar e intervir em aspetos relacionados com o desenvolvimento psicomotor, condições neurológicas, condições respiratórias, patologias genéticas ou síndromes. Os pais têm um papel fundamental para assegurar o desenvolvimento típico e saudável do bebé e prevenir eventuais complicações, uma vez que, no início de vida, são quem passa mais tempo com o bebé. Os cursos de preparação para a parentalidade revelam-se um recurso importante para partilha de informação validada durante a gestação. Sob a perspetiva do fisioterapeuta, os cuidados respiratórios pediátricos e o desenvolvimento psicomotor do bebé são alguns dos temas-chave a abordar nos cursos. No entanto, desconhece-se quais são as necessidades reais dos pais relativamente a estes temas, embora esta informação seja fundamental para o desenho de cursos que deem respostas a estas necessidades. Este estudo teve como objetivo principal identificar necessidades dos pais a iniciar cursos de preparação para a parentalidade relativamente ao desenvolvimento psicomotor do bebé e aos cuidados respiratórios. Como objetivos secundários, pretendeu-se analisar os conhecimentos dos pais em relação a estes temas e identificar os tipos e fontes de informação utilizados pelos pais na pesquisa sobre cuidados ao bebé. Material e métodos: Foi realizado um estudo observacional, transversal e qualitativo. A amostra incluiu progenitores (pais ou mães) a iniciar cursos de preparação para a parentalidade numa clínica na região de Leiria, entre janeiro e abril de 2024. Os dados foram recolhidos através de entrevistas em grupo (grupos focais), utilizando um guião semiestruturado com 14 questões abertas sobre fontes de pesquisa de informação, necessidade de conhecimentos relativos aos cuidados respiratórios e desenvolvimento psicomotor do bebé. As entrevistas foram gravadas em áudio para transcrição e análise temática, realizada utilizando um método dedutivo. Resultados: Foram conduzidos 3 grupos focais, incluindo um total de 22 participantes (14 mulheres, 63,60%), com idades compreendidas entre os 25 e 44 anos (31,55±4,22 anos) e sem experiência parental anterior. Os participantes revelaram que procuram informação sobre os cuidados de saúde do bebé essencialmente nas redes sociais e na internet e nem sempre a discutem com profissionais de saúde. Nos tópicos pesquisados pelos pais surgiram os temas cuidados respiratórios e desenvolvimento psicomotor do bebé. No que diz respeito às questões relacionadas com o desenvolvimento psicomotor, os pais mostraram as seguintes necessidades em termos de conhecimento: desenvolvimento típico do bebé no primeiro ano de vida, fatores que estimulam o desenvolvimento psicomotor e fatores que prejudicam o desenvolvimento psicomotor do bebé. Em relação aos cuidados respiratórios ao bebé, os participantes identificaram a lavagem nasal como um dos cuidados essenciais, no entanto, a grande maioria não sabia ou tinha dúvidas acerca de como a realizar. Face ao seu desconhecimento sobre estes temas, os progenitores consideraram relevante abordar estes dois temas nos cursos de preparação para a parentalidade. Conclusões: Existe falta de conhecimento dos pais sobre os temas do desenvolvimento psicomotor do bebé e cuidados respiratórios pediátricos e, quando os pais procuram informação, esta não é, muitas vezes, validada por profissionais de saúde. Estes resultados podem ser úteis para o desenvolvimento de cursos futuros de forma a capacitar os pais a prestar os melhores cuidados de saúde possíveis ao seu bebé e evitar o uso desnecessário de recursos de saúde não programados. Devem ser realizados mais estudos com amostras maiores e em outras regiões do país, de forma a compreender a realidade nacional e, assim, ajustar a oferta formativa.