Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-25"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Ludus 2.x - Do Brincar à MúsicaPublication . Oliveira, Paulo Eduardo Vanzeler; Bispo, Renato Jorge Costa LopesEste projeto tem por objetivo investigar a importância do brincar e da música na aprendizagem e desenvolvimento humano. Neste sentido, pretende desenvolver um instrumento musical para crianças que dinamize e simplifique a aprendizagem musical, tornando esta atividade mais lúdica e livre. O projeto Ludus 2.x procura oferecer a possibilidade de personalizar o próprio instrumento, permitindo alterar a disposição, número, sequências, escalas, alturas e afinações, de modo a adequar os elementos que o compõem em função da liberdade e necessidade de cada criança. Pretende, assim, facilitar a reprodução de melodias e ritmos simples e gratificantes, incentivando, a criança, à exploração das suas capacidades e limites através da atividade ludo-musical.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Cátia Alexandra de Oliveira; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Gamboa, Maria José Nascimento Silva; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira, respeitante à dimensão reflexiva, consiste na apresentação do percurso realizado ao longo das diferentes práticas de ensino supervisionadas, nomeadamente em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com evidências críticas e fundamentadas das diversas situações vividas, das aprendizagens realizadas e das dificuldades que surgiram. As aprendizagens mais relevantes prendem-se com a importância da gestão do ambiente educativo, com o trabalho colaborativo, com as relações e interações com a comunidade educativa, com a escuta da criança e com a avaliação das aprendizagens. Na segunda parte é apresentada a dimensão de investigação deste relatório, realizado com um grupo de crianças de um Jardim de Infância pertencente à rede pública do Ministério da Educação, localizado no centro litoral do país. Esta investigação, de caráter qualitativo, desenvolveu-se em torno da identificação e compreensão das conceções das crianças em idade pré-escolar, dos quatro aos seis anos, sobre a escrita, antes e após a implementação de uma sequência de atividades que teve como objetivo o confronto das hipóteses concetuais das crianças com nova informação e a realização de novas descobertas. Os dados recolhidos evidenciaram que no início da investigação as crianças apresentavam diferentes conhecimentos sobre a escrita e que estas conceções foram progredindo ao longo do tempo.
- Dual : design de produto flexível - estudos de projeto para mobiliário e iluminaçãoPublication . Paiva, André Silva; Fernandes, Isabel Maria Rodrigues BarretoEste relatório de projeto descreve o trabalho realizado na área de design de produto, tendo como ponto de partida a proximidade das áreas do mobiliário e iluminação ao utilizador. Procurou-se mostrar os conteúdos processuais, complementados por um estudo experimental e referencial de projetos e autores com o intuito de criar uma contextualização e uma dinâmica no processo criativo de conceitos e formas, que se traduziram num conjunto de objetos comuns, mas carismáticos pelo seu detalhe. O resultado destas experiências veio dar origem a uma sequência de seis objetos utilitários, três de mobiliário e três de iluminação, com propostas que pretendem questionar o arquétipo e a sua função. Como última etapa foi ainda elaborada uma avaliação dos protótipos junto de três empresas do setor habitat como forma de compreender a sua relevância e validar a sua aceitação pelo mercado.