Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Brincar com as histórias

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Na primeira parte deste relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresento, de forma sucinta, descritiva, crítica e reflexiva, o meu percurso desenvolvido ao longo destes dois anos, com vista a salientar as experiências mais marcantes que foram vivenciadas em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas experiências, que contribuíram para a minha formação pessoal e profissional, foram bastante diversificadas e muito significativas sendo, portanto, impossível referi-las todas num número limitado de páginas. Foco-me, sobretudo, no ciclo pedagógico que foi implementado em cada contexto, considerando a relevância da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão para a condução de uma boa prática profissional, considerando o papel ativo da criança no seu percurso de aprendizagem, segundo os paradigmas socioconstrutivistas e humanistas que orientaram as minhas práticas. Na segunda parte do relatório, apresento a dimensão investigativa, enquadrada na metodologia de investigação-ação e desenvolvida no decorrer da Prática Pedagógica em Jardim de Infância. Na investigação que foi implementada, pretende-se dar resposta à questão de partida que originou o estudo: “Em que medida a leitura e produção oral de narrativas se constituem como estratégias facilitadoras do desenvolvimento da competência narrativa da criança?” Desta forma, e considerando o papel que as histórias desempenham na vida de uma criança, permitindo-lhe interpretar a realidade e construir mundos imaginários, este estudo pretende analisar o desenvolvimento da competência narrativa em crianças dos 4 aos 6 anos, considerando os objetivos definidos, as opções metodológicas e os recursos didáticos que foram construídos, implementados e explorados, bem como a criação de ambientes propícios para o conto de histórias. Neste sentido, pretende-se compreender e avaliar o processo de desenvolvimento da competência narrativa, tendo sido descrito e analisado todo o processo vivido com as crianças alvo do estudo, tendo-se confirmado o valor da narrativa como instrumento didático e pedagógico, na procura do desenvolvimento cognitivo, linguístico e emocional das crianças.

Description

Keywords

Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Brincadeira Competência narrativa Histórias

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue