Browsing by Issue Date, starting with "2015-06-08"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré- -Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: a reconstrução do esquema da narrativa em crianças do Pré-Escolar através do recontoPublication . Paulos, Vanessa Oliveira; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório surge no âmbito da realização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes: a Parte I referente à dimensão reflexiva e a Parte II referente à dimensão investigativa. Na Parte I encontra-se uma reflexão crítica e fundamentada referente aos três contextos que vivenciei neste Mestrado: Creche, Jardim-de-Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, na qual pretendo evidenciar as experiências vividas em cada um desses contextos de Prática Pedagógica. Na Parte II apresenta-se a investigação realizada no contexto de Jardim-de-Infância, com crianças entre os três e os cinco anos de idade, que incide na temática do reconto. Este estudo apresenta um carácter qualitativo, do tipo estudo de casos, na medida em que se pretende analisar se as crianças destas idades reconstroem o esquema / gramática da narrativa, bem como, perceber se integram no reconto conhecimentos / vivências pessoais ou circunscrevem o mesmo à matriz textual, centrando-se, sobretudo, na descrição, interpretação e análise de dados. Os resultados deste estudo permitem concluir que as crianças apresentam dificuldades diferenciadas na reconstrução oral do esquema da narrativa, revelando uma tendência para circunscrever o reconto à matriz textual, suportado nas ilustrações e na narrativa ouvida.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: As ideias das crianças do 3.º ano de escolaridade face à utilização das tecnologias na sua aprendizagem Relatório de Prática de Ensino SupervisionadoPublication . Marques, Andreia Filipa Abrantes; Milhano, Sandrina Diniz FernandesEste Relatório de Prática Pedagógica do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico é constituído por dois momentos distintos, mas que se interligam. O primeiro momento refere-se à dimensão reflexiva, na qual se procura caraterizar o percurso desenvolvido no âmbito das práticas pedagógicas em Educação PréEscolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em instituições escolares distintas. A dimensão reflexiva reflete os diversos momentos da prática pedagógica realizada em diferentes valências, o questionamento sobre o início da caminhada, sobre a intervenção e o que nela se inclui, e por fim reflete-se sobre os progressos conquistados a nível pessoal e profissional com esta experiência. O segundo momento é referente à dimensão investigativa, assente num estudo de caso através do qual se procura perceber quais as ideias dos alunos de 3.º ano de escolaridade face às tecnologias no seu processo de aprendizagem. Sugere-se, por meio da análise dos dados recolhidos através da utilização de questionários, entrevistas e observação participante e direta, que os alunos do 3.º ano de escolaridade, possuem ideias bastante positivas quanto à utilização das TIC como promotoras das suas aprendizagens.
