ESECS - Mestrado em Comunicação e Media
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Comunicação e Media by advisor "Lisboa, Ana Catarina Cadima"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A CONTRIBUIÇÃO DO MARKETING DIGITAL PARA A FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTESPublication . Gameiro, Vanessa da Silva; Lisboa, Ana Catarina CadimaAs atividades de marketing digital são um mundo tecnológico que está a atingir uma abrangência cada vez maior, pois conseguem atingir vários públicos-alvo ao mesmo tempo. Apesar de as atividades de marketing digital ainda desempenharem um papel muito limitado em algumas empresas, atualmente, o marketing digital é utilizado como uma ferramenta de trabalho. Muitas entidades apostam nelas para começarem os seus negócios, divulgação e venda de produtos e/ou serviços, entre outros. Para ir ao encontro da proposta de investigação foi realizada uma revisão da literatura centrada em quatro conceitos: marketing digital, fitness, satisfação e fidelização dos clientes e, por fim, a qualidade de serviço. Para executar a parte da metodologia deste trabalho, adaptou-se o modelo conceptual e as respetivas hipóteses baseadas em diferentes estudos. Em seguida, através de um método quantitativo, foi efetuado a recolha de dados através do programa SmartPLS4.0, tendo sido realizado um inquérito por questionário dirigido à população do concelho de Pombal, tendo sido obtidas 41 respostas. Quanto às hipóteses de investigação propostas, verificou-se que a fidelização tem um impacto positivo no envolvimento do cliente, mais concretamente, na consciência, na participação e na conexão social. Verificou-se, também, que a qualidade tem um impacto positivo na satisfação, assim como a satisfação tem um impacto positivo na fidelização.
- IDTurPublication . Figueiredo, Ana Sofia da Silva; Lisboa, Ana Catarina Cadima; Sousa, Ana Elisa Carreta deA presente dissertação enquadra-se na análise da imagem online comunicada da Região Oeste de Portugal como destino turístico. O turismo é um sector em crescimento em Portugal e a Região Oeste representa uma importante localização estratégica. A imagem online do destino projetada pelos organismos nacionais de turismo e pelos Criadores de Conteúdos Digitais desempenha um papel cada vez mais importante na escolha do destino pelos consumidores, mas a imagem percebida do Oeste ainda não foi estudada. O objetivo da presente dissertação é realçar e definir a imagem online da Região Oeste, analisando a comunicação regional e o marketing digital utilizado em rede. Neste sentido, analisou-se a imagem projetada e percebida, através da observação direta dos 12 websites municipais e a rede social Instagram, filtrando o conteúdo com o hashtag #OestePortugal, acedendo às contas dos criadores de conteúdos digitais. Concluiu-se que a imagem percebida online corresponde parcialmente à imagem projetada pelos agentes responsáveis pelos órgãos de comunicação digital da Região Oeste. Já a imagem online projetada afetiva corresponde totalmente à imagem online percebida afetiva. Além disso, torna-se possível concluir que a imagem da região se insere na sua cultura, através da correspondência entre a imagem projetada e percebida.
- O impacto das atividades de marketing no Instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marcaPublication . Gondaski, Amanda Silva Mendonça Rodrigues; Lisboa, Ana Catarina CadimaConsiderando o marketing digital atual e o consumo constante dos consumidores por conteúdos nos dispositivos móveis, este trabalho de investigação inclina-se sobre o impacto das atividades de marketing no Instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marca. Para o efeito, foi realizado um estudo quantitativo tendo como base um questionário realizado a 133 utilizadores do Instagram que seguem pelo menos uma marca na rede social. O modelo de equações estruturais foi estimado com recurso ao software SmartPLS. A relevância predetiva do modelo é alta no que respeita a média das dimensões do comportamento do consumidor (42,9%) e baixa relativamente à lealdade à marca (26,5%). Relativamente às hipóteses de investigação, verificou-se que as atividades de marketing no Instagram têm impacto positivo em algumas dimensões do comportamento do consumidor, entre essas atividades destacam-se as de interação e de entretenimento. Todavia, essas atividades de marketing não explicam a lealdade à marca, assim também como a lealdade à marca não explica algumas dimensões do comportamento do consumidor, nomedamente o WOM, a participação consciente e a interação social, observando-se o impacto positivo apenas no entusiasmo.
- A influência do digital storytelling no comportamento do consumidorPublication . Sousa, Catarina Sofia Matos; Lisboa, Ana Catarina CadimaVivemos numa sociedade onde os consumidores sabem tudo sobre uma marca e onde as empresas são não só avaliadas pelos seus produtos, mas também pelos seus valores, pelo seu posicionamento relativamente a questões sociais e pelas emoções que transmitem ao contar histórias. As histórias fascinam as pessoas e costumam ser mais facilmente lembradas do que os factos. É através da narrativa, do uso da linguagem e da construção e partilha de histórias que os seres humanos comunicam entre si e dão significado a tudo o que acontece. Conseguir construir uma história exige uma ideia criativa com um carácter emocional, forte e verdadeiro acerca de um produto ou da história de uma marca. Por isso, o storytelling surge como uma oportunidade de comunicação para as marcas, e uma forma como as mesmas podem estabelecer uma conexão forte com os seus clientes. Neste estudo investigamos como as campanhas de storytelling afetam o comportamento do consumidor, utilizando o caso concreto da marca Lemon Jelly que se baseia na criação de histórias para explicar e apresentar as suas coleções. Desta forma, pretendemos analisar o impacto que o storytelling tem na intenção de compra do consumidor, através do estudo das variáveis: envolvimento afetivo, overall brand equity e word-of-mouth positivo. Assim e com base no estudo que teve como amostra 135 indivíduos, concluímos que a estrutura da narrativa/ storytelling influencia positivamente o envolvimento afetivo, o brand equity e o word-of-mouth positivo, sendo que as duas últimas variáveis, por sua vez, influenciam a intenção de compra.
- Plano de comunicação da Cadfow para as instituições de ensino superiorPublication . Margarido, Inês Isabel Pereira; Lisboa, Ana Catarina CadimaComo proposta de trabalho final de mestrado decidi desenvolver um projeto que se baseia na elaboração de um plano de comunicação da empresa CADFLOW - Optimização, Reengenharia e Comercialização de Hardware e Software Lda, direcionado para instituições de ensino superior, mais especificamente para cursos que utilizem softwares PLM. Escolhi esta empresa como estudo de caso, porque é onde trabalho atualmente. As Pequenas e Médias Empresas (PME’s) são as maiores constituintes do tecido empresarial nacional, no entanto, ainda há muito a fazer quanto ao nível de comunicação que fazem. Sendo a Cadfow uma PME, representante de grandes marcas nas áreas em que atua e dotada de grandes ferramentas de apoio ao ensino, observei a grande necessidade de fomentar a relação entre a empresa e os futuros colaboradores no mercado de trabalho. O objetivo geral deste projeto é alargar a colaboração empresa-academia, para que os professores e alunos utilizem os softwares Siemens PLM, disponibilizados pela Cadflow. Quanto aos objetivos específicos, são os seguintes: aumentar a adesão da utilização dos softwares Siemens PLM; incrementar a utilização efetiva dos softwares; aumentar a troca de informações com cursos que utilizem software PLM; e por último, aumentar o número de instituições e cursos com os quais se estabelece contactos. Uma vez que existem vários públicos envolvidos no mundo académico, com níveis de poder de decisão diferentes, é necessária uma estratégia completa e que integre várias ferramentas de comunicação, tanto online como offline. O presente projeto dá especial destaque às ferramentas de comunicação digital que vão surgindo e ao conteúdo que, atualmente, é o fator diferenciador num mercado tão competitivo. Se uma marca não produzir conteúdo relevante das mais variadas formas, não irá despertar interesse no seu público-alvo para que este o acompanhe. Acredito que o plano desenvolvido irá contribuir favoravelmente para o fomento de uma relação proveitosa empresa-academia.
- Projeto de Comunicação: Promoção de um negócio familiar tradicional baseada no digitalPublication . Marcelino, Rita Maria Nalha; Lisboa, Ana Catarina CadimaEste trabalho usa como base o Marketing Relacional e o uso da comunicação em marketing como ferramenta das empresas atuarem junto dos seus clientes e estabelecerem relacionamentos. Os pequenos negócios tradicionais e artesanais são os que mais têm dificuldade hoje em dia em inserir-se e sobreviver no mercado junto da concorrência. Por um lado, os consumidores têm um perfil, uma exigência e um conhecimento distintos do passado, o que tem levado ao aparecimento e crescente relevância de novos meios de comunicação. Por outro, as grandes empresas têm vindo a alterar as suas operações e estratégias, procurando acompanhar o mercado. Deste modo, a comunicação tradicional dos pequenos negócios que se baseia muitas das vezes no “passa palavra” convencional tem ficado aquém do que o mercado pede. Esta dificuldade, presente na comunicação dos pequenos negócios, acaba por não permitir que os produtos e serviços destes ganhem visibilidade e singrem no mercado. Os pequenos negócios, nomeadamente os de atividade artesanal só têm futuro se souberem enquadrar-se na nova realidade e manter uma relação próxima com os seus clientes. Esta será a fundamentação da viabilidade do seu negócio e da sua posição no mercado. O caso de estudo abordado neste trabalho é o negócio tradicional e familiar de ´Marcenaria e Restauro de Móveis de Carlos Marcelino´. Após a sua análise, constatou-se a necessidade de elaborar uma estratégia de comunicação, de modo a promover a visibilidade do negócio, e uma maior interação e acompanhamento dos clientes. Foi proposto um posicionamento simbólico, com base no slogan “o valor da tradição” e criado um conceito gráfico. Para divulgar informação, contactar e manter uma relação mais próxima com os clientes propõe-se o uso dos novos meios de comunicação, nomeadamente das redes sociais e do site.
- O valor da marca Ler+ Impacto do selo Ler+ na escolha do consumidorPublication . Santos, Alexandra Cristina Jesus; Lisboa, Ana Catarina CadimaA forma como o consumidor faz as suas escolhas e os fatores que as influenciam estão diretamente relacionados com o valor das marcas. De facto, o valor de uma marca é gerado por um conjunto de dimensões e pelas ligações existentes entre elas. Este estudo pretende avaliar o impacto que o selo Ler+ tem junto do consumidor, partindo de estudos da marca realizados por Aaker (1991), Keller (1993) e Yoo & Donthu (2000). O selo Ler+, ferramenta criada para representar o Plano Nacional de Leitura (PNL), permite que o consumidor identifique rapidamente e de forma inequívoca os livros sugeridos pelo PNL, quando colocados à venda numa livraria. Um questionário online aplicado ao público leitor constitui o objeto de estudo, no sentido de analisar a relevância da qualidade percebida, da lealdade, das associações à marca, o valor da marca, bem como a atitude dos consumidores perante a marca Ler+.