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- Um olhar mediador sobre a Deficiência e a Formação Profissional- O caso do Centro de Formação Profissional do Centro de Educação do Cidadão Deficiente de Mira SintraPublication . Mateus, Gracinda Ferreira; Vieira, Ricardo Manuel das NevesApesar da força de alguns discursos sobre a inclusão e a interculturalidade como formas de viver conjuntamente, a aceitação da diferença no seio da organização ainda não existe na totalidade das empresas ou instituições sociais. Um dos grupos que tem maior dificuldade de inserção no mercado de trabalho é o das pessoas portadoras de deficiência, necessitando, muitas vezes, de apoio do Estado, nomeadamente, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). O IEFP auxilia através da integração em cursos de formação profissional ou através de Contratos de Emprego e Inserção. O Centro de Educação do Cidadão Deficiente (CECD) de Mira Sintra, na sua valência de Centro de Formação Profissional, forma cidadãos portadores de deficiência, ou com algum tipo de incapacidade, de modo a que estes adquiram competências fundamentais para a sua inserção no mercado de trabalho. Para além de uma formação prática, com estágio em diferentes locais de acordo com as características do curso, são ainda capacitados com formação de competências pessoais e sociais, de modo a possuírem um “Know-how”, o mais vasto possível, que permita a sua inserção profissional de modo amplo e total. O CECD de Mira Sintra tem uma grande preocupação com a inserção profissional dos seus formandos, possibilitando a estes, sempre que possível, ajuda após a conclusão do curso, a nível da elaboração de currículos, auxílio na preparação de entrevistas, no transporte para o local destas, bem como auxílio na resposta a anúncios ou ofertas de trabalho, de modo a que consigam fazer face às dificuldades que lhes surgem. Este relatório dá conta das atividades e metodologia desenvolvidas no âmbito de um estágio de mestrado, com recurso a observação direta participante, investigação-ação e análise documental, pondo em prática a mediação intercultural sempre que possível, no processo da intervenção social.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca da dissolução em líquidosPublication . Francisco, Vanessa Alexandra Miranda; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensinodo 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Este encontra-se organizadoem duas partes: Dimensão Reflexiva e Dimensão Investigativa. Na Dimensão Reflexiva reflete-se acerca dos contextos e intervenientes onde decorreram as Práticas Pedagógicas em 1.º e 2.ºCiclo do Ensino Básico, bem como situações vivenciadas em todos eles e aprendizagens desenvolvidas a nível pessoal, social e profissional. Relativamente à Dimensão Investigativa, esta apresenta um estudo de caso acerca das ideias, relativas à dissolução em líquidos, de cinco alunos do 3.º ano de escolaridade, antes e após a implementação de uma proposta pedagógica, de modo a compreender a influência desta nas ideias das crianças. Esta investigação é um estudo caso, de caráter qualitativo, da qual foi definida a seguinte questão de investigação: “Qual a influência das atividades práticas-experimentais nas ideias dos alunos do 3.º ano acerca da dissolução em líquidos?”. Os dados recolhidos mostram que as atividades práticas-experimentais, realizadas na proposta pedagógica, poderão ter contribuído para que as ideias dos alunos, acerca da dissolução em líquidos, evoluíssem para ideias cientificamente mais corretas e completas.
- Projeto de Comunicação: Promoção de um negócio familiar tradicional baseada no digitalPublication . Marcelino, Rita Maria Nalha; Lisboa, Ana Catarina CadimaEste trabalho usa como base o Marketing Relacional e o uso da comunicação em marketing como ferramenta das empresas atuarem junto dos seus clientes e estabelecerem relacionamentos. Os pequenos negócios tradicionais e artesanais são os que mais têm dificuldade hoje em dia em inserir-se e sobreviver no mercado junto da concorrência. Por um lado, os consumidores têm um perfil, uma exigência e um conhecimento distintos do passado, o que tem levado ao aparecimento e crescente relevância de novos meios de comunicação. Por outro, as grandes empresas têm vindo a alterar as suas operações e estratégias, procurando acompanhar o mercado. Deste modo, a comunicação tradicional dos pequenos negócios que se baseia muitas das vezes no “passa palavra” convencional tem ficado aquém do que o mercado pede. Esta dificuldade, presente na comunicação dos pequenos negócios, acaba por não permitir que os produtos e serviços destes ganhem visibilidade e singrem no mercado. Os pequenos negócios, nomeadamente os de atividade artesanal só têm futuro se souberem enquadrar-se na nova realidade e manter uma relação próxima com os seus clientes. Esta será a fundamentação da viabilidade do seu negócio e da sua posição no mercado. O caso de estudo abordado neste trabalho é o negócio tradicional e familiar de ´Marcenaria e Restauro de Móveis de Carlos Marcelino´. Após a sua análise, constatou-se a necessidade de elaborar uma estratégia de comunicação, de modo a promover a visibilidade do negócio, e uma maior interação e acompanhamento dos clientes. Foi proposto um posicionamento simbólico, com base no slogan “o valor da tradição” e criado um conceito gráfico. Para divulgar informação, contactar e manter uma relação mais próxima com os clientes propõe-se o uso dos novos meios de comunicação, nomeadamente das redes sociais e do site.