Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.01 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Considerando o marketing digital atual e o consumo constante dos
consumidores por conteúdos nos dispositivos móveis, este trabalho de
investigação inclina-se sobre o impacto das atividades de marketing no
Instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marca.
Para o efeito, foi realizado um estudo quantitativo tendo como base um
questionário realizado a 133 utilizadores do Instagram que seguem pelo
menos uma marca na rede social. O modelo de equações estruturais foi
estimado com recurso ao software SmartPLS. A relevância predetiva do
modelo é alta no que respeita a média das dimensões do comportamento
do consumidor (42,9%) e baixa relativamente à lealdade à marca
(26,5%).
Relativamente às hipóteses de investigação, verificou-se que as
atividades de marketing no Instagram têm impacto positivo em
algumas dimensões do comportamento do consumidor, entre essas
atividades destacam-se as de interação e de entretenimento. Todavia,
essas atividades de marketing não explicam a lealdade à marca, assim
também como a lealdade à marca não explica algumas dimensões do
comportamento do consumidor, nomedamente o WOM, a participação
consciente e a interação social, observando-se o impacto positivo
apenas no entusiasmo.
Description
Keywords
Comunicação Instagram Comunicação e Media Consumidor Marketing