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- O valor da marca Ler+ Impacto do selo Ler+ na escolha do consumidorPublication . Santos, Alexandra Cristina Jesus; Lisboa, Ana Catarina CadimaA forma como o consumidor faz as suas escolhas e os fatores que as influenciam estão diretamente relacionados com o valor das marcas. De facto, o valor de uma marca é gerado por um conjunto de dimensões e pelas ligações existentes entre elas. Este estudo pretende avaliar o impacto que o selo Ler+ tem junto do consumidor, partindo de estudos da marca realizados por Aaker (1991), Keller (1993) e Yoo & Donthu (2000). O selo Ler+, ferramenta criada para representar o Plano Nacional de Leitura (PNL), permite que o consumidor identifique rapidamente e de forma inequívoca os livros sugeridos pelo PNL, quando colocados à venda numa livraria. Um questionário online aplicado ao público leitor constitui o objeto de estudo, no sentido de analisar a relevância da qualidade percebida, da lealdade, das associações à marca, o valor da marca, bem como a atitude dos consumidores perante a marca Ler+.
- Avaliação experimental da resistência de alvenaria cerâmica com junta de encaixePublication . Clérigo, Simão Santos; Gaspar, Florindo José Mendes; Fernandes, Paulo Alexandre LopesEm Portugal tal como no resto do mundo, predominavam nos edifícios antigos as alvenarias com função estrutural. À semelhança dos restantes países da Europa, também em Portugal as estruturas em alvenaria com função estrutural sofreram após a década de 60 uma estagnação, como consequência do domínio das estruturas reticuladas em betão armado. Em países como Alemanha, França, Reino Unido e Itália, a utilização de alvenaria estrutural não sofreu o declínio acentuado e prolongado no tempo que se verificou em Portugal. Esta ressurgiu com o aparecimento de novos materiais, mais resistentes e com melhor comportamento térmico. Ocorreu também nestes países, o desenvolvimento de novas recomendações práticas aplicadas às estruturas em alvenaria, e o dimensionamento destas foi apoiado em projetos de investigação experimental e numa análise estrutural sólida. Atualmente em Portugal, a construção com recurso a alvenaria estrutural é residual e em consequência, o desenvolvimento de novas soluções para alvenaria é quase inexistente. O tijolo UNIKO desenvolvido pela empresa Prélis-Smart Ceramics surge como uma nova solução para alvenaria, com características únicas ao nível geométrico permitindo uma utilização ao nível estrutural. Esta nova solução está associada ao conceito de faça-você-mesmo permitindo processos de autoconstrução. O trabalho desenvolvido na presente dissertação foi de encontro às necessidades de compreender, por parte do fabricante, qual a melhor utilização para o tijolo UNIKO, assim como obter as suas características mecânicas. Para tal foi desenvolvida uma campanha experimental onde foram definidas 5 tipologias de paredes de alvenaria, nas quais foram empregues unidades cerâmicas UNIKO. Numa primeira fase foram realizados ensaios de modo a caracterizar os materiais, o tijolo e o cimento-cola, empregues na construção das paredes de alvenaria. Posteriormente foram realizados os ensaios de compressão axial às diferentes paredes de alvenaria, com o objetivo de obter as suas características mecânicas, caracterizar o seu comportamento estrutural e perceber quais as tipologias com melhor desempenho.
