Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Investigação Aplicada - Fichas de trabalho: Conceção de projeto de InvestigaçãoPublication . Ribeiro, Jaime; Ribeiro, Vânia SantosO processo de investigação é pautado pela exigência inerente ao mesmo, preenchido com dúvidas, incertezas e inseguranças, havendo sempre novos desafios e assuntos (problemas) a explorar e a investigar. Para alguém que enceta o seu percurso é um desafio acrescido, associado ao problema de investigação que se almeja responder, há o problema de aprender a fazer investigação. A presente ficha pretende ajudar a estruturar um projeto de investigação através da resposta a questões concretas. Após a resposta às questões, acredita-se que será possível facilmente transpor para o documento formal o projeto que se pretende realizar. Alerta-se que em qualquer fase do processo de investigação, incluindo a conceção do projeto, com vista à tomada de decisão e respetiva fundamentação, é essencial que se faça um exercício de resposta às seguintes questões: O quê? (o que se pretende fazer) Porquê? (qual o propósito no âmbito da investigação) Como? (qual o processo, qual o instrumento, qual a técnica, com quem) Se não se obtiver uma resposta objetiva a estas questões ainda existem reflexões a fazer, decisões a realizar e planeamento a executar. Os aspetos mais pertinentes a considerar no processo de investigação são os seguintes: Selecionar uma questão ou área problemática para pesquisar; Formular uma hipótese; Selecionar um método, planeamento e recolha de dados; Analisar os dados obtidos; Realizar um resumo das observações e retirar conclusões da interpretação dos resultados; Escrever um relatório do projeto e comunicar os resultados. Numa última nota é importante salientar que todo processo de investigação deve dirigir-se para a redação de uma publicação, pelo que se deve procurar obter todos os elementos, tais como: Introdução (contextualização e justificação para a investigação) Objetivos (objetivo geral e/ou específicos) Métodos (como se recolheram e analisaram os dados para se produzir resultados) Resultados (o que se obteve a partir dos dados, o que se descobriu) Conclusões (da análise dos resultados quais as considerações que emergem) Este documento contém duas fichas de trabalho que devem ser preferencialmente trabalhas em sala de aula e/ou com apoio do orientador do projeto. A primeira ficha reporta-se identificação do problema e investigar e, na continuidade, a segundo à delineação do desenho de investigação. Estas fichas devem ser preenchidas com desfasamento temporal. A primeira ficha em aulas iniciais e a segunda após uma introdução às metodologias de investigação.
- Low-Protein Diets, Malnutrition, and Bone Metabolism in Chronic Kidney DiseasePublication . Cidália, Almeida D.; Guimarães, Carla; Ribeiro, Vânia S.; Vaz, Daniela C.; Martins, Maria JoãoChronic kidney disease (CKD) has a high prevalence worldwide, with increasing incidence in low- and middle-income countries, and is associated with high morbidity and mortality, particularly from cardiovascular disease. Protein-restricted diets are one of the most widely used non-pharmacological approaches to slow the progression of CKD and prevent associated metabolic abnormalities. However, some concerns have been raised about the long-term safety of these diets, particularly with regard to patients’ nutritional status and bone and mineral disorders. Therefore, the aim of this article is to review the most recent scientific evidence on the relevance of using protein-restricted diets (with or without keto-analogue supplementation) and, in particular, their relationships with malnutrition and mineral and bone disorders in people with CKD without kidney replacement therapies. Although protein-restricted diets, especially when supplemented with keto-analogues and highly personalized and monitored, do not appear to be associated with malnutrition, research on their effects on bone and mineral disorders is scarce, deserving further investigation.
- Nutritional profile of the Portuguese cabbage (Brassica oleracea L var. costata) and its relationship with the elemental soil analysisPublication . Pessoa, Maria; Campos, Paula; Pais, Isabel; Feteiro, Ana; Canuto, Daniela; Simes, Manuela; Pelica, João; Pataco, Inês; Ribeiro, Vânia; Reboredo, Fernando; Ramalho, Jos; Lidon, FernandoThe economic and financial crisis has increased the number of urban horticulture on lands close to present or past industrial areas. “Tronchuda” or the Portuguese cabbage (Brassica oleraceae L var. costata DC) was studied because of its importance in Portuguese diet. It belongs to a number of economically significant horticultural crops (Brassica species), which are also known to be nutritionally well-balanced vegetables. “Tronchuda” produced in urban horticultures from 4 regions of mainland Portugal was studied for its nutritional profile along with elemental soil analysis of each sampling site. This study revealed significant interactions between essential elements in soil and plant leaves - the edible part of the plant for human nutrition. In general, these organs contained poor concentrations of Fe and Si, while Mn is absent, regardless of the sampling sites. Conversely, Ca levels were abundant with values ranging between 3.3% and 3.9%. Soils from CAP showed a soil nutrient exhaustion of Fe, Mn and Mo, although the highest protein and sucrose contents in the leaves was observed in plants growing in those soils. Protein, lipids and carbohydrates concentrations differed according to sampling site, reflecting different production practices.