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- Production of parsley and pennyroyal with an African catfish-based aquaponics partially fed with yellow mealworms - Tenebrio molitorPublication . Bernardino, Raul; Vieira, Judite; Vaz, Daniela C.; Santos, Ounísia D.; Ribeiro, Vânia S.; Pires, Cristiana L.; Cotrim, Luís; Bernardino, SusanaInsects can be used as alternative protein/food sources. Here, a novel aquaponic system based on the African catfish (Clarias gariepinus) fed with 30% of yellow mealworms (YM) (Tenebrio molitor) as substitute feed to 100% of fish meal (FM) was employed to produce parsley (Petroselinum crispum) and pennyroyal (Mentha pulegium). The two systems implemented (30YW/70FM and 100FM - control) showed identical water quality parameters. The 30YW/70FM operation led to a reduction by 27% of the carbon footprint, relatively to the 100FM system. Plants cultivated in the 30YW/70FM aquaponic system led to lower plant biomass (↓∼75%), as stated by the statistically significant (p < 0.05) lower values of “plant height”, “foliage diameter”, “leaf number”, “biggest leaf length” and “root length”. Moreover, 100FM parsley showed higher levels of greenness (100%) and health status (97%) than the 30YW/70FM plants (↓50% greenness; ↓20% health status). Likewise, 100FM pennyroyal also showed higher levels of greenness (100%) and health status (100%) than 30YW/70FM pennyroyal (↓56 % greenness; ↓59% health status). Also, even if all plants presented equivalent levels of P, K, Ca and Fe, the plants grown in the 30YW/70FM system showed some Cl-accumulation (>7.0 g Cl.kg−1 for parsley and > 4.0 g Cl.kg−1 for pennyroyal, in dry weight) in the leaves and Cu and Mn accumulation in the roots (> 0.4 g.kg−1 in dry weight). The presence of high concentrations of Cl in T. molitor, and consequently in the water and fish faeces, might have caused some abiotic stress and toxicity to plant tissues, reducing plant growth.
- Questões de Liderança e Gestão Escolar associadas à Implementação de uma Comissão Administrativa Provisória (CAP)Publication . Martins, Teresa Isabel Girardo; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaO presente estudo analisa a atuação das Comissões Administrativas Provisórias (CAP) no sistema educativo português, enquanto modelo de gestão transitória em contextos de rutura na liderança escolar. A investigação centra-se nas perceções de quatro presidentes de CAP quanto ao seu papel como líderes e gestores educativos, destacando os desafios enfrentados, as estratégias adotadas e as dinâmicas institucionais envolvidas. Com base numa abordagem qualitativa, sustentada por entrevistas semiestruturadas e revisão documental, o estudo procura responder à questão: “Como é que os/as Presidentes da CAP percecionam a sua atividade enquanto gestores e líderes educativos?” Os dados recolhidos revelam que a construção de legitimidade e a liderança adaptativa são fatores essenciais para o sucesso da gestão provisória, especialmente em contextos marcados por resistência interna e limitações normativas. As principais conclusões do estudo organizam-se em seis dimensões: (I) Trajetórias profissionais e legitimidade – todos os presidentes possuem forte ligação ao meio escolar, sendo esta conexão crucial para a aceitação da sua liderança; (II) Desafios e fragilidades – a resistência da comunidade escolar e os constrangimentos legais dificultam a implementação de mudanças estruturais; (III) Estratégias de liderança – evidencia-se uma liderança flexível, distribuída e baseada na negociação; (IV) Diferenças entre CAP e direção tradicional – a CAP caracteriza-se por uma atuação urgente e de curto prazo, contrastando com a estabilidade da direção eleita; (V) Apoio institucional – o suporte da tutela e de entidades locais é determinante para a eficácia da gestão; (VI) Gestão de crises – a atuação em situações inesperadas exige resiliência e capacidade de resposta imediata. Conclui-se que a liderança nas CAPs requer competências específicas, nomeadamente na construção de consensos, na gestão de conflitos e na articulação com os órgãos colegiais e a tutela. Assim, o estudo contribui para o aprofundamento da compreensão sobre a liderança em contextos escolares provisórios e oferece orientações para a formação contínua de líderes educativos, bem como para a revisão de políticas públicas que sustentem uma gestão escolar eficaz, democrática e adaptada aos desafios contemporâneos.
