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Advisor(s)
Abstract(s)
O processo de investigação é pautado pela exigência inerente ao mesmo, preenchido com dúvidas, incertezas e inseguranças, havendo sempre novos desafios e assuntos (problemas) a explorar e a investigar.
Para alguém que enceta o seu percurso é um desafio acrescido, associado ao problema de investigação que se almeja responder, há o problema de aprender a fazer investigação.
A presente ficha pretende ajudar a estruturar um projeto de investigação através da resposta a questões concretas.
Após a resposta às questões, acredita-se que será possível facilmente transpor para o documento formal o projeto que se pretende realizar.
Alerta-se que em qualquer fase do processo de investigação, incluindo a conceção do projeto, com vista à tomada de decisão e respetiva fundamentação, é essencial que se faça um exercício de resposta às seguintes questões:
O quê? (o que se pretende fazer)
Porquê? (qual o propósito no âmbito da investigação)
Como? (qual o processo, qual o instrumento, qual a técnica, com quem)
Se não se obtiver uma resposta objetiva a estas questões ainda existem reflexões a fazer, decisões a realizar e planeamento a executar.
Os aspetos mais pertinentes a considerar no processo de investigação são os seguintes:
Selecionar uma questão ou área problemática para pesquisar;
Formular uma hipótese;
Selecionar um método, planeamento e recolha de dados;
Analisar os dados obtidos;
Realizar um resumo das observações e retirar conclusões da interpretação dos resultados;
Escrever um relatório do projeto e comunicar os resultados.
Numa última nota é importante salientar que todo processo de investigação deve dirigir-se para a redação de uma publicação, pelo que se deve procurar obter todos os elementos, tais como:
Introdução (contextualização e justificação para a investigação)
Objetivos (objetivo geral e/ou específicos)
Métodos (como se recolheram e analisaram os dados para se produzir resultados)
Resultados (o que se obteve a partir dos dados, o que se descobriu)
Conclusões (da análise dos resultados quais as considerações que emergem)
Este documento contém duas fichas de trabalho que devem ser preferencialmente trabalhas em sala de aula e/ou com apoio do orientador do projeto. A primeira ficha reporta-se identificação do problema e investigar e, na continuidade, a segundo à delineação do desenho de investigação.
Estas fichas devem ser preenchidas com desfasamento temporal. A primeira ficha em aulas iniciais e a segunda após uma introdução às metodologias de investigação.
Description
Keywords
Investigação Aplicada Fichas de trabalho