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- Registered human trials addressing environmental and occupational toxicant exposures: Scoping review of immunological markers and protective strategiesPublication . Marques da Silva, Dorinda; Videira, Paula Alexandra; Lagoa, RicardoExposure to pollution is a worldwide societal challenge participating in the etiology and progression of different diseases. However, the scarce information hinders our understanding of the actual level of human exposure and its specific effects. Inadequate and excessive immune responses underlie diverse chronic diseases. Yet, it is unclear which and how toxicant exposures affect the immune system functions. There is a multiplicity of immunological outcomes and biomarkers being studied in human trials related to exposure to different toxicants but still without clear evidence of their value as biomarkers of exposure or effect. The main aim of this study was to collect scientific evidence and identify relevant immunological biomarkers used at the clinical level for toxicant exposures. We used the platform clinical trials.gov as a database tool. First, we performed a search combining research items related to toxicants and immunological parameters. The resulting117 clinical trials were examined for immune-related outcomes and specific biomarkers evaluated in subjects exposed to occupational and environmental toxicants. After categorization, relevant immunological outcomes and biomarkers were identified related to systemic and airway inflammation, modulation of immune cells, allergy and autoimmunity. In general, the immune markers related to inflammation are more frequently investigated for exposure to pollutants, namely IL-6, C-reactive protein (CRP) and nitric oxide (NO). Nevertheless, the data also indicated that prospective biomarkers of effect are gaining ground and a guiding representation of the established and novel biomarkers is suggested for upcoming trials. Finally, potential protective strategies to mitigate the adverse effects of specific toxicants are underlined for future studies.
- Time-fractional telegraph equation of distributed order in higher dimensions with Hilfer fractional derivativesPublication . Vieira, Nelson; Rodrigues, M. Manuela; Ferreira, MiltonIn this paper, we consider time-fractional telegraph equations of distributed order in higher spatial dimensions, where the time derivatives are in the sense of Hilfer, thus interpolating between the Riemann-Liouville and the Caputo fractional derivatives. By employing the techniques of the Fourier, Laplace, and Mellin transforms, we obtain a representation of the solution of the Cauchy problem associated with the equation in terms of convolutions involving functions that are Laplace integrals of Fox H-functions. Fractional moments of the first fundamental solution are computed and for the special case of double-order distributed it is analyzed in detail the asymptotic behavior of the second-order moment, by application of the Tauberian Theorem. Finally, we exhibit plots of the variance showing its behavior for short and long times, and for different choices of the parameters along small dimensions.
- Procrastinar experiencia: o incumprimento como resistênciaPublication . Cabau, Philip; Poeiras, FernandoProcrastinar é atrasar o cumprimento uma tarefa ou obrigação urgente. É, no fundo, um ato voluntário, uma decisão pessoal que possivelmente conduzirá ao incumprimento da referida tarefa. O presente texto pretende, no contexto particular da noção de procrastinação numa escola de artes, constituir uma chamada de atenção para o modo como as representações simplistas da experiência — que tendem hoje a ocupar um lugar hegemónico na conceção que fazemos dela e cujos efeitos podem ser, para uma prática artística, mais devastadores do que poderíamos, à primeira vista, supor.
- Estratégias de investigação nas artes e no designPublication . Poeiras, Fernando; Poeiras, FernandoA investigação académica e as práticas – artísticas ou de design – podem divergir entre si. Podem divergir quanto à finalidade a atingir, quanto aos seus processos1 de desenvolvimento, e também quanto às suas formas de comunicação. Forçar essas práticas “divergentes”, mas extremamente relevantes, aos caminhos da investigação académica esteriliza-as. Neste caso, como podem ser ambas conciliadas dentro do contexto académico? Recolhemos vários exemplos de relatórios e dissertações que podem servir para pensarmos sobre algumas formas de conciliação; e iremos também procurar respostas alternativas. Tendo em conta a especificidade dessas práticas e a ausência nos seus praticantes de algumas competências necessárias para a investigação, se não quisermos apenas lamentar os resultados fracos ou legitimar o lamentável, devemos procurar alternativas.
- Time-fractional diffusion equation with psi-Hilfer derivativePublication . Vieira, Nelson; Rodrigues, M. Manuela; Ferreira, MiltonIn this work, we consider the multidimensional time-fractional diffusion equation with the $\psi$-Hilfer derivative. This fractional derivative enables the interpolation between Riemann-Liouville and Caputo fractional derivatives and its kernel depends on an arbitrary positive monotone increasing function $\psi$ thus encompassing several fractional derivatives in the literature. This allows us to obtain general results for different families of problems that depend on the function $\psi$ selected. By employing techniques of Fourier, $\psi$-Laplace, and Mellin transforms, we obtain a solution representation in terms of convolutions involving Fox H-functions for the Cauchy problem associated with our equation. Series representations of the first fundamental solution are explicitly obtained for any dimension as well as the fractional moments of arbitrary positive order. For the one-dimensional case, we show that the series representation reduces to a Wright function, and we prove that it corresponds to a probability density function for any admissible $\psi$. Finally, some plots of the fundamental solution are presented for particular choices of the function $\psi$ and the order of differentiation.
- A glimpse of the ERS International Congress 2022Publication . Gompelmann, Daniela; Farr, Amy; Simonds, Anita; Brightling, Christopher; Roche, Nicolas; Laveneziana, Pierantonio; Costello, Richard W.; Meiners, Silke; Troosters, Thierry; Cruz, JoanaThe European Respiratory Society (ERS) International Congress is an annual event where thousands of experts from around the world come together to present and discuss the latest scientific and clinical advances in the respiratory field. During the pandemic, there was a need to change the format of the Congress from in-person to an online format (2020 and 2021) to limit the exposure to the coronavirus. This year, for the first time, the ERS Congress will take place in a hybrid format, i.e. in Barcelona (Spain) and online, from 4–6 September 2022. In this article, we provide an overview on what to expect from the ERS Congress 2022, including the “top picks” of the 2022 Congress programme from the leaders of the International Congress Programme Committee and a summary of the Early Career Member (ECM) session, which this year will address the “Steps for a successful career in respiratory research”
- Os Periscópios Etnográficos. As fronteiras da experiência colaborativa no trabalho artístico (com antropólogos)Publication . Cabau, Philip; Poeiras, FernandoO espaço colaborativo entre artistas e antropólogos aumentou consideravelmente nos últimos anos. A origem deste fenómeno pode ser explicada pela curiosidade cúmplice que uns e outros têm pelos problemas do mundo contemporâneo e o papel que neles desempenhamos. Todavia, apesar de aparentemente natural, esta colaboração implica a compatibilização de perceções contrastantes e a construção de novos compromissos sobre os respetivos territórios e fronteiras — que muitas vezes não estão sujeitas a redesenho.
- O trabalho: experimentação, experiência e investigaçãoPublication . Baraona, Isabel; Poeiras, FernandoO termo “trabalho” pode significar “ofício” e também “obra”. Se “ofício” requer uma longa aprendizagem e a aquisição de conhecimento técnico, “obra” exige empenho, rigor intelectual e tempo (sedimentação). A minha experiência do que é o trabalho de um artista implica (auto)disciplina e persistência. Assim, para mim, independentemente do(s) processo(s) idiossincráticos presentes na elaboração dos objectos (sejam pinturas, desenhos, esculturas, livros de artista, vídeo, entre outros), o trabalho do artista é uma prática diária da curiosidade, o desenvolvimento da capacidade de análise e de um tipo de questionamento que consolida o autoconhecimento, exige fazer e repetir como meio de compreensão e aprendizagem. Nesse sentido, implica estudar, investigar e experimentar técnicas e materiais, ler (inclusive jornais), ver cinema, ver exposições de outros artistas; ou seja, estar atento ao mundo, aos outros e a si mesmo. É um labor a longo prazo, exige brio, perseverança e concentração, assim como, repetir experiências para controlar gestos e educar o olhar. Como sabemos, para além da dedicação ao que se faz no atelier, o trabalho do artista é multifunções: inclui tarefas de secretário (tratar da correspondência, das burocracias inerentes às candidaturas a bolsas ou residências), divulgar o que se faz (promover esse mesmo trabalho), etc.
- Dispositivo tipográfico de estudo académico para a língua portuguesaPublication . Morgado, Aprígio Luís Moreira; Poeiras, FernandoNa leitura, o cérebro de um leitor vacila entre duas vias de processamento: a via fonológica e a via semântica. Ambas as vias são essenciais e colaboram entre si para que o leitor seja capaz de ler todas as palavras. Neologismos, palavras raras ou de pronúncia regular são descodificadas por via fonológica, ou seja, o acesso ao significado da palavra faz-se, convertendo inicialmente a sua forma ortográfica em pronúncia. Palavras frequentes ou de pronúncia irregular, são descodificadas por via semântica, pelo que extraímos directamente da forma ortográfica, o sentido da palavra. De acordo com a investigação contemporânea, a palavra escrita é dissecada pelo sistema visual e as letras que a constituem são categorizadas alimentado as duas vias. A palavra é assim codificada, segundo um estrutura em forma de árvore, pressupondo uma hierarquização de vários níveis de abstracção crescente onde, após a identificação das letras, estas são agrupadas em unidades ortográficas maiores como digramas, grafemas, sílabas, morfemas até ao reconhecimento da palavra completa.
- Investigação Aplicada - Fichas de trabalho: Conceção de projeto de InvestigaçãoPublication . Ribeiro, Jaime; Ribeiro, Vânia SantosO processo de investigação é pautado pela exigência inerente ao mesmo, preenchido com dúvidas, incertezas e inseguranças, havendo sempre novos desafios e assuntos (problemas) a explorar e a investigar. Para alguém que enceta o seu percurso é um desafio acrescido, associado ao problema de investigação que se almeja responder, há o problema de aprender a fazer investigação. A presente ficha pretende ajudar a estruturar um projeto de investigação através da resposta a questões concretas. Após a resposta às questões, acredita-se que será possível facilmente transpor para o documento formal o projeto que se pretende realizar. Alerta-se que em qualquer fase do processo de investigação, incluindo a conceção do projeto, com vista à tomada de decisão e respetiva fundamentação, é essencial que se faça um exercício de resposta às seguintes questões: O quê? (o que se pretende fazer) Porquê? (qual o propósito no âmbito da investigação) Como? (qual o processo, qual o instrumento, qual a técnica, com quem) Se não se obtiver uma resposta objetiva a estas questões ainda existem reflexões a fazer, decisões a realizar e planeamento a executar. Os aspetos mais pertinentes a considerar no processo de investigação são os seguintes: Selecionar uma questão ou área problemática para pesquisar; Formular uma hipótese; Selecionar um método, planeamento e recolha de dados; Analisar os dados obtidos; Realizar um resumo das observações e retirar conclusões da interpretação dos resultados; Escrever um relatório do projeto e comunicar os resultados. Numa última nota é importante salientar que todo processo de investigação deve dirigir-se para a redação de uma publicação, pelo que se deve procurar obter todos os elementos, tais como: Introdução (contextualização e justificação para a investigação) Objetivos (objetivo geral e/ou específicos) Métodos (como se recolheram e analisaram os dados para se produzir resultados) Resultados (o que se obteve a partir dos dados, o que se descobriu) Conclusões (da análise dos resultados quais as considerações que emergem) Este documento contém duas fichas de trabalho que devem ser preferencialmente trabalhas em sala de aula e/ou com apoio do orientador do projeto. A primeira ficha reporta-se identificação do problema e investigar e, na continuidade, a segundo à delineação do desenho de investigação. Estas fichas devem ser preenchidas com desfasamento temporal. A primeira ficha em aulas iniciais e a segunda após uma introdução às metodologias de investigação.