Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 16
  • Diferenciação Pedagógica e inclusão escolar: posicionamento de futuros educadores e professores.
    Publication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Barata, Clarinda; Reis, Susana
    O presente artigo pretende apresentar os resultados de um estudo, de natureza quantitativa, que pretendeu, de uma forma geral, identificar o posicionamento dos estudantes do Ensino Superior, que frequentam cursos da área das ciências da educação, sobre os pressupostos da diferenciação pedagógica. A análise dos dados foi feita através da análise estatística e sua interpretação, que permitiu percecionar que a maioria dos estudantes consideram a diferenciação pedagógica como um modo de todos os alunos terem direito à aprendizagem, dando resposta à sua heterogeneidade, nomeadamente no que diz respeito a casos de Necessidades Educativas Especiais. Quando questionados sobre a diferenciação pedagógica como modo de ajustar os materiais, conteúdos e estratégias ao nível mais elementar da turma, a maioria dos estudantes concorda com a afirmação, o que parece mostrar que os participantes assumem a diferenciação pedagógica como uma forma de baixar o nível de exigência, nomeadamente perante casos de dificuldades de aprendizagem, ao invés de potenciar as competências de cada um dos alunos.
  • Promoção do Sucesso e Redução do Abandono Académico: Plano de Ação
    Publication . Lázaro, Alexandra; Pereira, Ana Patrícia; Henriques, Carolina; Toneca, Cláudia; Amaro, Dina; Tavares, Dina; Rodrigues, Filipa; Seco, Graça; Marques, Gorete; Silva, Joana Carrilho da; Varela, Jorge; Brites, Leonel; Rosálio, Lina; Magueta, Lúcia; Filipe, Luís Pereira; Caetano, Marta; Frade, Patrícia; Vaz, Paula; Gonçalves, Pedro; Alves, Sandra; Mina, Sónia; Reis, Susana; Almeida, Susana; Bernardino, Susana; Fonseca, Susana; Ferreira, Tiago; Tavora, Vítor
    De forma de criar e potenciar, no Instituto Politécnico de Leiria, um trabalho colaborativo a partir da identificação e utilização de uma metodologia integrada de promoção do sucesso escolar, que permita identificar, no contexto académico, todas as dimensões do problema e um roteiro de intervenção futuro que inclua a identificação de estratégias para promoção do sucesso académico em Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais, foi desenvolvido o “Laboratório da Mudança”. Através de um método sistémico, participativo e criativo para enfrentar, gerir e mitigar problemas sociais complexos, como são o insucesso e abandono escolar, foi desenvolvido um trabalho em conjunto com os diferentes intervenientes da comunidade académica do Instituto Politécnico de Leiria, no qual foi utilizada a ferramenta Teoria da Mudança para a criação de um plano de ação face a problemas sociais complexos. No Laboratório da Mudança foram convidados a participar vários atores da comunidade académica do IP Leiria, desde direções e escolas, coordenações pedagógicas e demais serviços, bem como docentes e estudantes. A equipa multidisciplinar constituída para o desenvolvimento do Laboratório trouxe contributos variados relevantes e inovadores no desenho de uma estratégia colaborativa e na construção do presente plano de ação. Aquando da identificação do problema, e após o término do projeto, estes atores contribuirão na promoção de outras estratégias, além das propostas em desenvolvimento neste projeto, que possam ser concebidas no futuro visando a resolução dos problemas identificados do insucesso e abandono escolar.
  • Didáticas no jardim de infância - propostas de integração curricular na formação de formadores
    Publication . Reis, Susana; Leal, Rita; Gamboa, Maria José; Amoroso, José Pedro; Menino, Hugo Lopes; Proença, A.P.; Oliveira, Miguel
  • Projetos de Inovação Pedagógica Skills4Future: Innovative practices
    Publication . Santos, Maria da Graça Mouga Poças; Reis, Susana; Cardoso, Paula; Rosa, Marlene
  • LOCAL AND REGIONAL DYNAMICS OF COOPERATION TO PROMOTE SUCCESS IN SCHOOL AN INTEGRATED AND INNOVATIVE PROJECT NETWORK
    Publication . Milhano, Sandrina; Reis, Susana; Mangas, Catarina
    This paper aims to share the experience of a university in the conception and development of a regional collaboration strategy to promote success in school. Participants in this Portuguese regional collaboration strategy are school networks, municipalities, local and regional entities, teachers, families, and the higher education institution. Portugal has been reducing the early school leaving in the last 20 years. In the agenda 2020, Portugal assumed the commitment to achieve at least a rate of less than 10% of the early school leaving until the end of this decade [1]. However, this phenomenon is still high when compared to the OECD countries [2] and has been a challenge to national and European institutions providing all students access to an inclusive and quality education relevant to the labour market. The need to promote successful cultures and mobilize society, families and schools so that they contribute not only to more educated generations, but to better educated ones is highlighted in several documents. Higher levels of educational attainment in the European Union are associated with better employment, active citizenship and individual well-being, and contribute to increase the prosperity of society as a whole [3]. Accordingly, the awareness that the reduction and prevention of school dropout and the promotion of equal access to education are critical success factors for both the development and the territorial cohesion of the regions, has been central for each of the participant in this plan. The development of a regional strategy plan to promote success in school aimed to complement schools' strategic action plans in order to contribute more significantly to enhance the success of each and every student. Been a complex factor, the promotion of success is perceived as a collective responsibility that calls for an integrated involvement and commitment from schools, families, educational communities, municipal and inter-municipal entities and partners. The conception and development of a regional strategy that aimed to promote inclusion, the educational success of students and equal access to education, underlines the commitment to education policies and to the strengthening of an early intervention, namely through the implementation of programs to combat failure and early school leaving since primary education. This process comprised 3 phases: 1) the characterization of the regional educational network and the diagnostics and analysis of the phenomena of exclusion, failure, and school dropout; 2) an inventory, characterization and analysis of educational measures that included potential projects passible of being disseminated through partners, and a proposal of an integrated and innovative plan to combat school failure and dropout in the associated Municipalities; and, 3) The plan implementation and monitoring. All this process generated new dynamics of cooperation between educational actors as well as in school lives. We aim to share these dynamics, as they are an important contribution for regional and local public policies in the area ofeducation, supporting, informing, and sustaining the development of responses and actions. Responses and actions developed in a perspective of approximation, involvement, and inclusion through the presentation, sharing, monitoring, and articulation of contributions that promotes a collective awareness about educational success.
  • Inclusão e inovação nas escolas - Contributos de um projeto intermunicipal para a promoção do sucesso escolar
    Publication . Milhano, Sandrina; Reis, Susana; Mangas, Catarina
    Introdução: O estudo enquadra-se numa estratégia de âmbito intermunicipal, promotora de dinâmicas colaborativas e trabalho em rede na promoção do sucesso escolar. Objetivos: Caracterizar a atividade implementada por equipas multidisciplinares municipais, integrante do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar na área de intervenção da Região de Leiria; Refletir-se sobre os resultados alcançados com a sua implementação. Métodos: A investigação é de carácter qualitativo, num estudo essencialmente descritivo. Enquadra-se o processo de conceção e desenvolvimento do Plano, desde o diagnóstico até à monitorização das práticas educativas inovadoras implementadas. Os dados foram recolhidos em 2018/2019 e 2019/2020, resultantes do desenvolvimento e aplicação do Modelo de Relatório Trimestral das equipas, por área de intervenção e município, e da Grelha de Monitorização. As equipas totalizaram 37 técnicos de 7 áreas, cuja ação abrangeu crianças e alunos a frequentar a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do ensino Básico, distribuídos por 21 Agrupamentos de Escolas. Resultados: Os resultados apresentados sugerem que as tipologias de ação implementadas pelas equipas multidisciplinares municipais e as opções metodológicas e conceptuais adotadas no PIICIE, contribuíram para colmatar necessidades identificadas nos contextos, numa ação focada e integrada, em articulação com as comunidades. Estes fatores foram essenciais na prevenção do abandono escolar e na implementação de uma estratégia de ação integradora e promotora de uma consciência coletiva sobre o sucesso educativo. Conclusão: Sugere-se que a intervenção das equipas e as opções metodológicas adotadas, numa ação coletiva, integrada e integradora das comunidades locais e intermunicipais, constituíram fatores essenciais para os resultados alcançados na promoção do sucesso escolar e na prevenção do abandono escolar precoce, dando contributos relevantes para o desenvolvimento e coesão territorial da região, em cada um dos seus dez municípios, famílias e crianças.
  • Livro de Resumos da Conferência Longevidade Saudável 2023
    Publication . Rosa, Marlene; Martins, Natália; Lopes, Susana; Baptista, Filipa; Silva, Emanuel; Seixas, Adérito; Tomé, Ana; Silva, Cláudia; Simões, Daniela; Casaca, João; Guarino, Maria; Rebelo, Pedro; Antunes, Raul; Custódio, Susana; Reis, Susana
    A Conferência sobre Longevidade Saudável decorreu no dia 25 de novembro de 2023, em formato presencial, organizada no âmbito do programa de atividades da SpinOff do Politécnico de Leiria, AGILidades. Este encontro procurou ser um espaço de partilha, discussão e reflexão em torno de trabalhos de investigação, experiências profissionais e comunitárias, em que o tema da longevidade, o trabalho com diferentes gerações e as estratégias de promoção da saúde ao longo da vida estivessem presentes. A longevidade requer um trabalho multifatorial, e deve ser pensada ao longo da vida, esta conferência desenrolou os seus trabalhos com o foco em três grandes fases: infância e juventude, idade ativa e terceira idade. Os resumos reunidos neste volume, que traduzem as comunicações apresentadas na conferência, centram-se nas questões relacionadas com estratégia para a promoção de uma longevidade saudável, passando por trabalhos experimentais, experiências académicas e atividades comunitárias.