Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.35 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: O estudo enquadra-se numa estratégia de âmbito intermunicipal, promotora de dinâmicas colaborativas e trabalho
em rede na promoção do sucesso escolar.
Objetivos: Caracterizar a atividade implementada por equipas multidisciplinares municipais, integrante do Plano Integrado e
Inovador de Combate ao Insucesso Escolar na área de intervenção da Região de Leiria; Refletir-se sobre os resultados alcançados
com a sua implementação.
Métodos: A investigação é de carácter qualitativo, num estudo essencialmente descritivo. Enquadra-se o processo de conceção e
desenvolvimento do Plano, desde o diagnóstico até à monitorização das práticas educativas inovadoras implementadas. Os dados
foram recolhidos em 2018/2019 e 2019/2020, resultantes do desenvolvimento e aplicação do Modelo de Relatório Trimestral das
equipas, por área de intervenção e município, e da Grelha de Monitorização. As equipas totalizaram 37 técnicos de 7 áreas, cuja
ação abrangeu crianças e alunos a frequentar a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do ensino Básico, distribuídos por 21
Agrupamentos de Escolas.
Resultados: Os resultados apresentados sugerem que as tipologias de ação implementadas pelas equipas multidisciplinares
municipais e as opções metodológicas e conceptuais adotadas no PIICIE, contribuíram para colmatar necessidades identificadas
nos contextos, numa ação focada e integrada, em articulação com as comunidades. Estes fatores foram essenciais na prevenção
do abandono escolar e na implementação de uma estratégia de ação integradora e promotora de uma consciência coletiva sobre
o sucesso educativo.
Conclusão: Sugere-se que a intervenção das equipas e as opções metodológicas adotadas, numa ação coletiva, integrada e
integradora das comunidades locais e intermunicipais, constituíram fatores essenciais para os resultados alcançados na promoção
do sucesso escolar e na prevenção do abandono escolar precoce, dando contributos relevantes para o desenvolvimento e coesão
territorial da região, em cada um dos seus dez municípios, famílias e crianças.
Description
Educação 10.1
Keywords
Inclusão Abandono escolarr Educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico Inovação Sucesso escola
Citation
Milhano, S., Reis, S., & Mangas, C. (2021). Inclusão e inovação nas escolas - contributos de um projeto intermunicipal para a promoção do sucesso escolar. Millenium, 2(ed espec nº9) 261-269. DOI: https://doi.org/10.29352/mill029e.23767