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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo pretende apresentar os resultados de um estudo, de natureza
quantitativa, que pretendeu, de uma forma geral, identificar o posicionamento dos
estudantes do Ensino Superior, que frequentam cursos da área das ciências da
educação, sobre os pressupostos da diferenciação pedagógica.
A análise dos dados foi feita através da análise estatística e sua interpretação, que
permitiu percecionar que a maioria dos estudantes consideram a diferenciação
pedagógica como um modo de todos os alunos terem direito à aprendizagem, dando
resposta à sua heterogeneidade, nomeadamente no que diz respeito a casos de
Necessidades Educativas Especiais.
Quando questionados sobre a diferenciação pedagógica como modo de ajustar os
materiais, conteúdos e estratégias ao nível mais elementar da turma, a maioria dos
estudantes concorda com a afirmação, o que parece mostrar que os participantes
assumem a diferenciação pedagógica como uma forma de baixar o nível de
exigência, nomeadamente perante casos de dificuldades de aprendizagem, ao invés
de potenciar as competências de cada um dos alunos.
Description
Keywords
Futuros educadores/professores Posicionamento Inclusão Diferenciação pedagógica