Browsing by Issue Date, starting with "2023-10"
Now showing 1 - 10 of 46
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem ativa aplicada às aulas teóricas da UC de Botânica MarinhaPublication . Mouga, TeresaÉ consensual que a inovação pedagógica desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes, especialmente nas áreas STEM, crucial para os preparar para os desafios do século XXI. Nesse sentido, foi desenvolvido um projeto de aprendizagem ativa na UC de Botânica Marinha, da licenciatura em Biologia Marinha. A aplicação destas metodologias demonstrou resultados significativos em relação ao desempenho dos estudantes, diferenças de género e satisfação dos estudantes. Os resultados apontam para uma diferença marcante no desempenho académico entre rapazes e raparigas, com as raparigas obtendo consistentemente melhores resultados, mas a introdução destas novas metodologias teve um impacto positivo no desempenho geral dos estudantes, com uma notável melhoria na participação dos rapazes nos testes. Os estudantes fizeram uma apreciação global das aulas, mostrando uma ligeira preferência pelas aulas expositivas em relação às aulas invertidas. No entanto, ambas as abordagens são consideradas úteis e compreensíveis, indicando que a combinação de diferentes métodos pedagógicos pode ser benéfica para atender às diversas necessidades e estilos de aprendizagem dos estudantes. Finalmente, destaca-se a popularidade do escape-room como uma atividade de aprendizagem, evidenciando que abordagens criativas e envolventes podem aumentar a motivação dos estudantes e o seu interesse pelo conteúdo.
- Projetos de Inovação Pedagógica Skills4Future: Innovative practicesPublication . Santos, Maria da Graça Mouga Poças; Reis, Susana; Cardoso, Paula; Rosa, Marlene
- TUésImportantePublication . Pedrosa, Vanda Varela; Maurício, Cezarina; Querido, Ana; Vidal-Barrantes, Francisco-Javier
- Uma experiência de Role Play no Ensino SuperiorPublication . Pinto, Hélia; Dias, Isabel SimõesEste trabalho dá a conhecer as perceções de estudantes do Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica acerca de uma experiência de Role-Play ocorrida na unidade curricular de Práticas Inovadoras de Desenvolvimento Profissional II no ano letivo 2022/2023. Centrada no estudo da investigação como estratégia de desenvolvimento profissional docente e nos projetos de intervenção e planeamento de uma investigação, esta unidade curricular apresentou como uma das propostas avaliativas a realização de um projeto de investigação (tarefa individual). Como forma de promover uma aprendizagem significativa, optou-se pela apresentação desta tarefa individual em Role-Play, assumindo cada estudante um dos seguintes papéis: orientador, arguente e candidato. Esta forma de avaliação reguladora, formativa, autoavaliativa e coavaliativa revelou-se como um momento promotor de troca de experiências e conhecimentos, de reflexão, de envolvimento e participação.
- Cavaqueira entre amigos de férias no lugar literário: 4 postais de Afonso Lopes Vieira para José Custódio de MoraisPublication . Nobre, CristinaNa praia de S. Pedro de Moel, Afonso Lopes Vieira encontrava-se com os seus amigos e formavam uma cavaqueira de conversas culturais. Divulgam-se quatro postais do poeta para José Custódio de Morais, industrial marinhense, com quem teve uma proveitosa relação de amizade.
- Quarry Sonnets: a Reflexive ReportPublication . Santos, MiguelQuarry Sonnets was a research project on art and societal change investigating the value of artistic methodologies to decentre human perspectives and promote a multispecies society. This report reflects on the outcomes of a pilot trial in a former quarry in the Natural Park Serra de Aires and Candeeiros, Portugal. The pilot trial implemented a workshop with 45 art students and staff from six European Universities working in small groups in a collective effort to propose ideas for the Vale de Meios Quarry's rehabilitation, culminating in a public event with the local community and stakeholders. The workshop experimented with the quarry as a nexus for a multispecies conversation, exploring a framework that attempted to decentre human perspectives when considering ecosystem rehabilitation projects. The workshop generated ideas in partnership with the quarry ecosystem for further discussion and development with its stakeholders.
- Gravidez de alto risco: Perceção das gestantes sobre as necessidades de saúde e práticas de cuidados da equipa de enfermagemPublication . Mendes, Mónica; Henriques, Carolina; Ramalho, SóniaIntrodução: A gravidez de alto risco é um fenómeno multidimensional que exige uma compreensão dos significados atribuídos pelas mulheres às suas necessidades de saúde, bem como as ações e recursos dos serviços sobre sua experiência de gerar um filho em situação de risco. Objetivos: mediante a questão de investigação, qual o significado dado pelas mulheres com gravidez de alto risco, às suas necessidades de saúde e às práticas de cuidados de enfermagem recebidos durante o período pré-natal? Tivemos como objetivo geral compreender o significado dado pelas mulheres com gravidez de alto risco às suas necessidades de saúde e às práticas de cuidados da equipa de enfermagem recebidos durante o período pré-Natal. Métodos: estudo de carácter qualitativo a 10 grávidasde alto risco que frequentaram o serviço de pré-Natal do Centro de Saúde da Fazenda, Cabo Verde. Para análise dos dados recorremos aos pressupostos conceptuais de Laurence Bardin. Resultados: os principais achados deste estudo revelam que a gravidez de alto risco acarreta para a mulher um conjunto de alterações de ordem físicas, psicológicas, sociais e emocionais que muitas das vezes provocam uma ambivalência de sentimentos conotadas como medo e insegurança de um desfecho desfavorável, mas também como alegria e esperança para a mulher. Conclusões: este estudo possibilita ao enfermeiro ter um conhecimento acerca das experiências vividas pelas mulheres e com isso melhorar a sua prática assistencial uma vez que cada mulher é única e se posiciona de forma diferente perante a situação de risco dependendo dos fatores/vulnerabilidades que a envolve.
- Una Pedagogía digna: caminos para una educación convivencialPublication . Madureira, Cristiana; Viché, Mario; Hernaiz, Nerea
- Las narrativas de la cultura digital transmediaPublication . Viché, Mario; Madureira, Cristiana
- Physical Fitness Variables, General Health, Dementia and Quality of Life in Individuals with Intellectual and Developmental Disabilities: A Cross-Sectional StudyPublication . Jacinto, Miguel; Matos, Rui; Gomes, Beatriz Branquinho; Caseiro, André; Antunes, Raul; Monteiro, Diogo; Ferreira, José Pedro; Campos, Maria JoãoThe average life expectancy of individuals with intellectual and developmental disabilities (IDDs) is increasing. However, living more years does not mean living better, leading to the need for research on comorbidities associated with the aging process. Associated with this process are the physical characteristics most prevalent in an individual with IDD: low levels of all physical capacities, the accumulation of central fat, hyperglycemia, dyslipidemia, and hypertension, variables considered to be some of the main risk factors of the onset of metabolic and cardiovascular diseases, and variables that can negatively impact quality of life (QoL). Therefore, the aim of this study is to evaluate a sample of 21 institutionalized adults with IDD (42.81 ± 10.99 years old) in terms of their anthropometric characteristics, body composition, general health status, functional capacity, neuromuscular capacity, and dementia/cognitive function, and the possible associations with QoL. All assessments were performed in the laboratory of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education—University of Coimbra. Participants, in the present study, have low levels of physical fitness and high metabolic and cardiovascular markets, which need to be improved. On the other hand, functional and neuromuscular ability seems to be associated with QoL (p ≤ 0.05). This study highlights the role of primary and secondary care providers in diagnosis, prevention, and supporting individuals with IDDs to promote QoL.