Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 11
  • Projeto En‐Red‐Versad@s. Clube de poesia on line – relato de uma experiência de utilização de um blogue por seniores portugueses e espanhóis
    Publication . Nobre, Cristina; Gamboa, Maria José; Santos, Filipe; Pimentel, Luísa; Pedrosa, Bibiana; Rodrigues, Carina; Maurício, Cezarina; Lopes, Sara
    O presente relato é parte de um projeto mais vasto de intervenção e investigação em curso no âmbito do Projeto EN‐RED‐VERSAD@S. Clube de poesia on‐line dinamizado pela Universidade Sénior da Universidade da Corunha e pelo seu parceiro Programa 60+ do Politécnico de Leiria que visa, através da dinamização de um blogue, divulgar a língua e a poesia portuguesas, bem como desenvolver competências linguísticas, culturais e digitais, através domínio e uso das TIC. No quadro de uma educação plurilinguística, poética e digital, ao longo da vida, em ordem a um envelhecimento ativo e à construção de uma cidadania consciente e comprometida por parte dos estudantes séniores, pretende-se apresentar os objetivos, participantes e metodologias de ação do projeto e investigação a ele associado, assim como os primeiros dados de participação. Os resultados obtidos sugerem que o projeto tem potencialidades formativas potenciadoras do envolvimento dos participante séniores no clube de poesia on line, abrindo a discussão sobre as vantagens de um alargamento da sua participação e sobre os modos pedagógicos de a promover, afirmando-se como uma resposta socioeducativa válida, em ordem à valorização pessoal e intergeracional dos participantes.
  • Didáticas no jardim de infância - propostas de integração curricular na formação de formadores
    Publication . Reis, Susana; Leal, Rita; Gamboa, Maria José; Amoroso, José Pedro; Menino, Hugo Lopes; Proença, A.P.; Oliveira, Miguel
  • A trilogy of artistic creation: narratives and laboratory processes of writing, music and performance.
    Publication . Proença, A.P.; Carreira, Ana Margarida D´Aires Pinto Basto; Gamboa, Maria José; Milhano, Sandrina; Polytechnic Institute of Portalegre
    This article presents the narration and description of training and pedagogical practices and dynamics inherent to the development of artistic creation processes, carried out within the curricular unit of Laboratory of Creative Practices - Master in Artistic Intervention and Animation. It is also intended to reflect on the formative potential of the experienced artistic creation processes. The methodology used in the study is based on Arts Based Research (ABR). The content analysis of the students' written and oral narratives was carried out through collected audio and video, related to the creative processes. The analysis of information resulting from the participant observation of teachers involved in the production processes of creative writing, musical narratives and performative mechanisms, is integrated and developed within the scope of the approaches of an artistic trilogy: creative writing, music and performance around the work of Francisco Rodrigues Lobo. This study allows us to present the meanings that students attribute to the integrated processes of the three areas of artistic creation; the way they think about their training and the way these creative practices constitute an influence, in their daily lives as professionals in contexts of intervention and artistic animation. It is hoped that this work will give rise to new reflections on the Research in Arts processes and a greater awareness of the importance of creativity in the field of arts, of human and professional teaching experience.
  • V Seminário a Cultura Motora na Escola do 1º CEB (2021)
    Publication . Matos, Rui; Amaro, Nuno; Rebelo-Goncalves, Ricardo; Antunes, Raul; Gamboa, Maria José; Coelho, Luís
    O “V SEMINÁRIO A CULTURA MOTORA NA ESCOLA DO 1º CEB”, promovido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS-PL), decorreu no dia 14 de maio de 2021, em regime a distância/virtual, na ESECS-PL. Teve como objetivo proporcionar a interação e a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais de diversas áreas ligadas à disciplina de Educação Física escolar no 1.º CEB. Como se pode depreender pelo título, este foi o 5.º seminário que teve como tema central a Cultura Motora na Escola do 1.º CEB. O facto de se ter realizado, consecutiva e ininterruptamente, desde 2016 (Aveiro, Viseu, Viana do Castelo, Açores e Leiria) atesta a relevância que lhe tem sido dada pela comunidade profissional mais diretamente envolvida. Nunca como hoje houve tanta preocupação com a promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis. Por um lado, conhecem-se cada vez melhor os benefícios da prática de atividade física regular; por outro, também são cada vez maiores as evidências das consequências nefastas da sua ausência. A Escola tem um papel fundamental neste processo e quanto mais cedo estes hábitos saudáveis se instalarem, maiores as probabilidades de existirem/se manterem no futuro. A Educação Física é uma área curricular, também no 1º CEB, mas a sua efetivação nem sempre é (bem) conseguida. Urge continuar a dar ferramentas neste domínio a quem trabalha diretamente com as crianças desta idade. A consciencialização de que há mais espaço para aprendizagens e experiências motoras significativas do que o espaço de aula “tradicional” foi, igualmente, um aspeto central deste Seminário. Foram apresentadas boas práticas que demonstraram a importância e as potencialidades dos espaços exteriores/descobertos/naturais para o desenvolvimento (motor) das crianças, nos quais encontramos também as condições adequadas para aprender a lidar com a diferença e criação de uma escola inclusiva, com interesses inter/multi/transdisciplinares também no domínio motor, sendo esta condição um imperativo ético. Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores das apresentações, que certamente enriquecerão o portfólio de ferramentas pedagógicas de todos os profissionais que trabalham com esta população infantojuvenil. O programa incluiu 2 conferências (abertura e encerramento), proferidas por dois reconhecidos Professores especialistas nestas matérias e 3 painéis de apresentações, com um total de 14 trabalhos. Esperamos que este livro de resumos permita contribuir para a reflexão sobre a cultura motora em contextos educativos. Agradecemos a todos os que de alguma forma contribuíram e contribuem para a realização e sucesso destes seminários.
  • Cartografia do amor. Uma leitura de Romeu e Julieta de William Shakespeare
    Publication . Nobre, Cristina; Gamboa, Maria José; Nunes, Susana; Barbeiro, Luís
  • A trilogy of artistic creation: narratives and laboratory processes of writing, music and performance
    Publication . Proença, A.P.; Carreira, Ana Margarida D´Aires Pinto Basto; Milhano, Sandrina; Gamboa, Maria José
    This article presents the narration and description of training and pedagogical practices and dynamics inherent to the development of artistic creation processes, carried out within the curricular unit of Laboratory of Creative Practices - Master in Artistic Intervention and Animation. It is also intended to reflect on the formative potential of the artistic creation processes experienced. The methodology used in the study is based on Arts Based Research (ABR). The content analysis of the students' written and oral narratives was carried through collected audio and video records, related to the creative processes. The analysis of information resulting from the participant observation of teachers involved in the production processes of creative writing, musical narratives and performative mechanisms is integrated and developed within the scope of the approaches of an artistic trilogy: creative writing, music and performance around the work of Francisco Rodrigues Lobo. The study allows us to present the meanings that students attribute to the integrated processes of the three areas of artistic creation; the way they think about their training and the way these creative practices are constituted as an influence, in their daily lives, as professionals in contexts of intervention and artistic animation. It is hoped that this work will give rise to new reflections on the Research in Arts processes and a greater awareness of the importance of creativity in the field of arts, of human and professional teaching experience.
  • Clubes de leitura: construção e conquista de leitores
    Publication . Barbeiro, Luís Filipe; Gamboa, Maria José
    Assumida como um desafio das sociedades contemporâneas, a construção de leitores não pode circunscrever-se à esfera da aprendizagem curricular e ao tempo da escolaridade. Este desafio coloca a questão de saber o que a escola poderá fazer para ajudar os jovens estudantes, com experiências leitoras diversificadas, a tornarem-se e a permanecerem leitores e leitoras ao longo do seu ciclo vital. Conhecer as práticas de leitura dos alunos é um ponto de partida. (Re) pensar as potencialidades dos clubes de leitura enquanto lugares de construção e de conquista de (não)leitores poderá revelar meios para alcançar esse desafio. Este artigo apresenta alguns elementos de um estudo, realizado no âmbito do projeto Lectibe (Lectores Ibéricos - Clubes de Lectura), que baseou a sua estratégia para a construção de leitores nos clubes de leitura. Os dados obtidos por meio de um inquérito por questionário, aplicado aos participantes, jovens estudantes espanhóis e portugueses do ensino secundário, revelam os clubes de leitura como uma iniciativa que obteve a adesão e o envolvimento de estudantes com diferentes perfis de relação com a leitura. Aí se encontram aqueles jovens que já têm uma relação positiva com a leitura, mas também os que apresentam um perfil tendencialmente mais afastado de práticas e de fruição leitoras. Nessa diversidade, reside uma enorme potencialidade dos clubes de leitura: a conquista para a leitura como parte integrante de um projeto de vida.