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Abstract(s)
Assumida como um desafio das sociedades contemporâneas, a construção
de leitores não pode circunscrever-se à esfera da aprendizagem
curricular e ao tempo da escolaridade. Este desafio coloca a
questão de saber o que a escola poderá fazer para ajudar os jovens
estudantes, com experiências leitoras diversificadas, a tornarem-se e
a permanecerem leitores e leitoras ao longo do seu ciclo vital. Conhecer
as práticas de leitura dos alunos é um ponto de partida. (Re)
pensar as potencialidades dos clubes de leitura enquanto lugares de
construção e de conquista de (não)leitores poderá revelar meios para
alcançar esse desafio.
Este artigo apresenta alguns elementos de um estudo, realizado no
âmbito do projeto Lectibe (Lectores Ibéricos - Clubes de Lectura), que
baseou a sua estratégia para a construção de leitores nos clubes de
leitura. Os dados obtidos por meio de um inquérito por questionário,
aplicado aos participantes, jovens estudantes espanhóis e portugueses
do ensino secundário, revelam os clubes de leitura como uma
iniciativa que obteve a adesão e o envolvimento de estudantes com
diferentes perfis de relação com a leitura. Aí se encontram aqueles
jovens que já têm uma relação positiva com a leitura, mas também os que apresentam um perfil tendencialmente mais afastado de práticas
e de fruição leitoras. Nessa diversidade, reside uma enorme potencialidade
dos clubes de leitura: a conquista para a leitura como parte
integrante de um projeto de vida.
Description
Keywords
Leitura Clube de leitura Perfil de leitor Livro
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
