Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.87 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O “V SEMINÁRIO A CULTURA MOTORA NA ESCOLA DO 1º CEB”, promovido pela Escola
Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS-PL), decorreu no dia 14 de maio de 2021, em regime a distância/virtual, na ESECS-PL. Teve como objetivo proporcionar a interação e a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais de diversas áreas ligadas à disciplina de Educação Física escolar no 1.º CEB.
Como se pode depreender pelo título, este foi o 5.º seminário que teve como tema central a Cultura Motora na Escola do 1.º CEB. O facto de se ter realizado, consecutiva e ininterruptamente, desde 2016 (Aveiro, Viseu, Viana do Castelo, Açores e Leiria) atesta a relevância que lhe tem sido dada pela comunidade profissional mais diretamente envolvida.
Nunca como hoje houve tanta preocupação com a promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis. Por um lado, conhecem-se cada vez melhor os benefícios da prática de atividade física regular; por outro, também são cada vez maiores as evidências das consequências nefastas da sua ausência. A Escola tem um papel fundamental neste processo e quanto mais cedo estes hábitos saudáveis se
instalarem, maiores as probabilidades de existirem/se manterem no futuro.
A Educação Física é uma área curricular, também no 1º CEB, mas a sua efetivação nem sempre é (bem) conseguida. Urge continuar a dar ferramentas neste domínio a quem trabalha diretamente com as crianças desta idade.
A consciencialização de que há mais espaço para aprendizagens e experiências motoras significativas do que o espaço de aula “tradicional” foi, igualmente, um aspeto central deste Seminário. Foram apresentadas boas práticas que demonstraram a importância e as potencialidades dos espaços exteriores/descobertos/naturais para o desenvolvimento (motor) das crianças, nos quais encontramos também as condições adequadas para aprender a lidar com a diferença e criação de uma escola
inclusiva, com interesses inter/multi/transdisciplinares também no domínio motor, sendo esta condição um imperativo ético.
Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores das apresentações, que certamente enriquecerão o portfólio de ferramentas pedagógicas de todos os profissionais que trabalham com esta população infantojuvenil. O programa incluiu 2 conferências (abertura e encerramento), proferidas por dois reconhecidos Professores especialistas nestas matérias e 3 painéis de apresentações, com um total de 14 trabalhos.
Esperamos que este livro de resumos permita contribuir para a reflexão sobre a cultura motora em contextos educativos. Agradecemos a todos os que de alguma forma contribuíram e contribuem para a realização e sucesso destes seminários.
Description
Keywords
Citation
Publisher
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria