Browsing by Issue Date, starting with "2020-12"
Now showing 1 - 10 of 64
Results Per Page
Sort Options
- Entre a resolução e a transformação: a intervenção socioeducativa para o desenvolvimentoPublication . Vieira, Ana Maria; Vieira, RicardoPerante os problemas sociais que afetam uma comunidade, é vulgar a escuta de respostas, quer do senso comum quer mesmo de profissionais sociais, que assentam em paradigmas essencialmente ortopédicos e resolutivos. Numa sociedade complexa, como é a contemporânea, onde a diversidade sociocultural abunda, os problemas sociais abundam, o senso comum insiste na espera de alguém capaz de resolver, como que magicamente, os problemas sociais. Trata‑se de pensar nos problemas sociais como doença e nos cuidados paliativos a ter com eles.
- A Influência da Imagem dos Produtos no Valor das Marcas LameirinhoPublication . Santos, E.; Monteiro, Cláudia; Tavares, Fernando OliveiraA competitividade que as empresas enfrentam nos dias de hoje é uma batalha constante para a sua sobrevivência, sendo ainda mais, em tempos de crise. As marcas são muito importantes do ponto de vista do desenvolvimento da gestão de qualquer empresa. As marcas aproximam pessoas e as pessoas revêem-se nas marcas. No presente estudo pretende-se estudar o valor das marcas representadas pela empresa Lameirinho e analisar se a imagem dos produtos e outras variáveis influenciam o valor das suas marcas. Em termos metodológicos, a revisão de literatura permitiu recolher as informações necessárias para definir o problema da investigação, os objetivos e as hipóteses. O estudo efetuado é de natureza quantitativa, sendo baseado num inquérito por questionário que analisa as variáveis: imagem da marca; notoriedade da marca; qualidade percebida, lealdade à marca e imagem dos produtos. A amostra é constituída por 174 inquiridos, sendo 63 clientes das marcas representadas pela empresa Lameirinho. Os resultados mostram que os indivíduos atribuem valor às marcas representadas pela empresa Lameirinho. Foi possível também inferir que a notoriedade da marca e a imagem dos produtos influenciam positivamente o valor da marca, sendo a imagem dos produtos considerada uma variável muito importante para o valor das marcas representadas pela empresa Lameirinho. Espera-se que esta investigação contribua para o aumento do conhecimento científico e para a criação de novas estratégias para gestão das marcas em empresas da área têxtil.
- Semantic, conceptual, experiential and idiomatic equivalence of sensory processing measure for preschoolersPublication . Reis, Helena I. S.; Gomes, Maria Dulce; Dixe, Maria dos AnjosExpert Committee is the stage IV for the process of cross cultural adaptation. The expert committee’s role is to consolidate all the versions of the questionnaire and develop what would be considered the prefinal version of the questionnaire for field testing.
- Projeto En‐Red‐Versad@s. Clube de poesia on line – relato de uma experiência de utilização de um blogue por seniores portugueses e espanhóisPublication . Nobre, Cristina; Gamboa, Maria José; Santos, Filipe; Pimentel, Luísa; Pedrosa, Bibiana; Rodrigues, Carina; Maurício, Cezarina; Lopes, SaraO presente relato é parte de um projeto mais vasto de intervenção e investigação em curso no âmbito do Projeto EN‐RED‐VERSAD@S. Clube de poesia on‐line dinamizado pela Universidade Sénior da Universidade da Corunha e pelo seu parceiro Programa 60+ do Politécnico de Leiria que visa, através da dinamização de um blogue, divulgar a língua e a poesia portuguesas, bem como desenvolver competências linguísticas, culturais e digitais, através domínio e uso das TIC. No quadro de uma educação plurilinguística, poética e digital, ao longo da vida, em ordem a um envelhecimento ativo e à construção de uma cidadania consciente e comprometida por parte dos estudantes séniores, pretende-se apresentar os objetivos, participantes e metodologias de ação do projeto e investigação a ele associado, assim como os primeiros dados de participação. Os resultados obtidos sugerem que o projeto tem potencialidades formativas potenciadoras do envolvimento dos participante séniores no clube de poesia on line, abrindo a discussão sobre as vantagens de um alargamento da sua participação e sobre os modos pedagógicos de a promover, afirmando-se como uma resposta socioeducativa válida, em ordem à valorização pessoal e intergeracional dos participantes.
- Instrumentos de supervisão: contributo para a formação de educadores de infânciaPublication . Dias, Isabel SimõesEste relato de experiência dá a conhecer os instrumentos de supervisão utilizados por uma das docentes da unidade curricular de Prática Pedagógica - Creche do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Politécnico de Leiria - Portugal, no ano letivo 2014/2015, com um par pedagógico. Identifica exercícios formativos escritos transversais à unidade curricular e apresenta quatro exercícios específicos desenvolvidos em contexto de supervisão da tríade em análise (supervisor/par pedagógico): i) sínteses reflexivas das reuniões de supervisão (em grupo de pares), ii) desafios semanais com auto e heteroavaliação, iii) registos das aprendizagens realizadas em contexto educativo com a Educadora Cooperante e com a Auxiliar de Ação Educativa e iv) questões para pensar e responder (exercícios individuais). Estes instrumentos da prática supervisiva solicitaram a descrição, a interpretação, o confronto e a problematização contribuindo para a reconstrução de conhecimentos teórico/práticos e críticos sobre a ação docente.
- Alterações do perfil ocupacional da população em situação de sem-abrigo na cidade de LeiriaPublication . Neves, Alexandra; Peters, Ana; Gil Andrade, Maria Inês; Silva, Sara; Ribeiro, Jaime; Gomes, Maria DulceO conceito de pessoa em situação de rua, também designado por pessoa em situação de sem-abrigo, representa qualquer indivíduo que esteja destituído de uma habitação e privado dos bens essenciais. Isto acarreta problemas a nível físico, psicossocial e emocional, podendo alterar os hábitos, rotinas e papéis destes indivíduos.
- Versão Portuguesa da Medida do Processamento Sensorial PréEscola: Análise da Consistência Interna e Homogeneidade dos Itens do Formulário EscolaPublication . Reis, Helena Isabel Silva; Gomes, Maria Dulce; Dixe, Maria dos AnjosNos últimos anos, tem havido na literatura uma larga estimativa de prevalência de desordens do processamento sensorial. A avaliação dessas dificuldades deve fazer parte da competência dos profissionais que desenvolvem o seu trabalho com crianças que as apresentam por meio de instrumentos validados. Este estudo examina a consistência interna e homogeneidade dos itens da versão portuguesa do Sensory Processing Measure-Preschool (SPM-P)
- European Respiratory Society International Congress 2020: highlights from best-abstract awardeesPublication . Britton, Noel; Elbehairy, Amany F.; Mensink-Bout, Sara M.; Blondeel, Astrid; Liu, Yuanling; Cruz, Joana; De Brandt, JanaDuring the 2020 European Respiratory Society (ERS) International Congress, the author of the best abstract (highest average score of abstract reviewers and only those who had not applied or were not eligible for a sponsored award) of every Assembly was awarded “a best-abstract certificate”. Best-abstract awardees were invited to write a short summary about their virtual Congress experience and their view on the evolving field of research in light of their respective ERS Assembly. The purpose of this article is to give the readers a quick overview of some of the Congress highlights and to give the stage to the promising best-abstract awardees as they are the future of the ERS.
- Da celebração das diferenças culturais à busca das semelhanças: intervenção e educação mediadorasPublication . Vieira, Ana MariaA diversidade cultural e a complexidade do mundo contemporâneo, existente na escola, obriga a que esta construa estratégias para que os seus professores e alunos aprendam a lidar com outras identidades pessoais, sociais e culturais. A escola deverá, assim, responder, de forma atenta e contextualizada, à crescente heterogeneidade da sociedade contemporânea. Mas como fazer a gestão da diversidade na escola e na sala de aulas? Como tirar partido da multiculturalidade para construir uma escola mais intercultural? Apesar dos discursos e das reivindicações, o respeito pela diferença, por vezes, fica apenas por uma certa folclorização e comemoração da diversidade em determinadas datas festivas. Provavelmente, as práticas pedagógicas deverão passar, fundamentalmente, por buscar semelhanças entre as diversidades que habitam os alunos, as turmas e a escola, ao invés de acentuar as diferenças celebrando-as. A escola é um espaço e um tempo de cruzamento de culturas, atravessado por encontros e desencontros de pontos de vista, por tensões e conflitos não só internos, mas, também, entre a escola e as famílias, entre a escola e a comunidade, entre a escola e a sociedade em geral, aos quais nenhum território educativo e seus protagonistas poderão ficar indiferentes. Muito menos poderão considerar a diferença como deficiência. Por isso, a educação não pode ser pensada como monocultural e praticável num processo homogeneizador. A educação tem de ser sempre mediadora se quiser ser emancipadora e autonomizadora.
- Práticas e competências de investigação do terapeuta da fala em PortugalPublication . Mendes, Ana P.; Moreira, Miriam; Guerreiro, David; Nascimento, David; Rodrigues, Inês Tello; Aguiar, VâniaCaracterizar as competências de investigação dos Terapeutas da Fala (TFs) em Portugal; e (ii) caracterizar as práticas de investigação desenvolvidas pelos TFs em Portugal