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  • The work of people with disabilities in the perception of colleagues and managers
    Publication . Nogueira, Marta; Sousa, Célia
    The main objective of this study was to explore the work of disabled people (PwD) in the perception of colleagues and managers, assessing four dimensions: General Perception of Hiring; Emotional Intelligence; Interpersonal Communication; and Inclusion in the workplace. This study used a quantitative methodology, with a closed answer questionnaire applied via Googleforms. The sample was made up of 314 PwD co-workers, including supervisors (n=314), employees of the Auchan Portugal Group. Data analysis was performed through descriptive and inferential statistics, using SPSS-24.0 software. The results were the following: the vast majority of participants considered that hiring PwD contributes to the social responsibility of the company (92.7%), although a small percentage considered that PwD have more difficulty in understanding a task (30%) and lower productivity (23.6%) [General Perception of Hiring]; most participants are sensitive to the emotions and feelings of PwD (89.2%) [Emotional Intelligence]; part of the participants did not agree or disagree that living with PwD improves the climate of the organization (42%); about half of the co-workers disagreed that PwD do not adopt inappropriate behavior in the organization (51%) [Interpersonal Communication]; the majority considered that PwD are well integrated into the organizational environment (77.1%), were well accepted by all (71.7%) and agree with the legislation that requires companies with 75 or more workers to hire a PwD (82.2%) [Inclusion in the workplace].
  • Os Desafios da Inclusão Laboral das Pessoas com Deficiência
    Publication . Nogueira, Marta; Sousa, Célia
    Este trabalho tem como objetivo perceber como se dá o processo de inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD) na empresa, explorar as suas emoções nas interações diárias no seu local de trabalho, e analisar as interações comunicativas das PcD em contexto laboral, explorando também a perceção dos seus colegas de trabalho. Foi utilizada a metodologia mista, com recurso à pesquisa qualitativa e quantitativa. Participaram no estudo 50 trabalhadores com deficiência e 314 colegas de trabalho das mesmas, funcionários do Grupo Auchan Portugal. Os resultados permitiram verificar que o orgulho é sentimento mais reportado pela PcD no dia a dia de trabalho, que cerca de metade das PcD não diz ao outro qual a emoção sentida e disfarça o desconforto das emoções sentidas, que a comunicação na empresa é acessível, clara e que a interação entre PcD e responsáveis/colegas é constante e colaborativa. Em relação aos colegas de trabalho, estes consideram que a contratação destas pessoas contribui para a responsabilidade social da empresa,que existe uma boa comunicação com a PcD, e que a empresa tem o objetivo de promover a inclusão social da PcD. Apesar da maioria das PcD se sentir integrada, sugere uma maior sensibilidade da entidade empregadora e trabalho adaptado. Espera-se que esta investigação contribua para o aumento do conhecimento científico e para promover o processo de inclusão das PcD no mercado de trabalho.
  • Libros multisensoriales como estrategia de aprendizaje para mejorar la adquisición de las nociones de cantidad y conjuntos en niños con necesidades educativas especiales.
    Publication . Sacán, Johanna; Tufiño, Mariela; Paucar, Sandra; Sousa, Célia; Vicente, Luís
    La presente investigación está dirigida al análisis de la utilización de libros multisensoriales como estrategia de aprendizaje para mejorar la adquisición de las Nociones de Cantidad y Conjuntos en niños de 4 a 5 años con necesidades educativas especiales, esta investigación alcanza relevancia al considerar el planteamiento del problema, donde se da a conocer las falencias que se presenta en el desarrollo de dichas nociones frente a la utilización de un material didáctico poli funcional dejando de lado las necesidades y formas de aprendizaje que presentan los niños. A través de la aplicación de una guía de observación, una encuesta y una ficha de observación se pudo determinar que los cuentos multisensoriales son de vital importancia para trabajar las Nociones de Cantidad y Conjuntos, tomando en cuenta que para llegar a esta noción se debe trabajar ciertas operaciones básicas del pensamiento, que juegan un papel importante y deben ser abordadas a esta edad, tales como: clasificación, seriación, correspondencia, conservación de la cantidad, entre otros y el trabajar con niños con necesidades educativas especiales se transforma el trabajo de enseñar en un reto para el docente. Gracias al empleo de material multisensorial las operaciones lógico matemáticas resultan más sencillas al momento de enseñar y aprender creando ambientes de aprendizaje significativos. Finalmente se puede mencionar que los libros multisensoriales, son una estrategia útil tanto para el docente como para los niños, permitiendo incluir e integrar a los niños con necesidades educativas especiales, desarrollando en ellos la afectividad, la socialización, pero sobre todo despertando el interés por la matemática.
  • A comunicação aumentativa e as tecnologias de apoio
    Publication . Sousa, Célia
    A publicação deste caderno SACAUSEF relativo à temática da “A Acessibilidade de Recursos Educativos Digitais” é resultado da iniciativa de um conjunto de autores de diferentes áreas de intervenção e atividade académica e profissional. Tal diversidade confere a esta compilação uma abrangência de assuntos que entendemos fundamental para uma aprofundada compreensão deste tema. Com efeito, qualquer abordagem à Acessibilidade de recursos Educativos ( RED)implica uma leitura transversal deste domínio.
  • Pictogramas na literatura inclusiva
    Publication . Kellermann, Claudia; Vicente, Luís; Heidrich, Regina; Sousa, Célia
    O estudo dos formatos aplicados de pictogramas para literatura infantil tem por objetivo identificar facilitadores da leitura para crianças com défice intelectual e baixa visão. A produção literária em múltiplos formatos para promover a inclusão de crianças com NEE (necessidades educativas especiais) nos leva a investigar os caminhos e resultados do que está sendo feito. Os livros infantis com pictogramas ainda são poucos e com formatos e tamanhos diversificados. Um levantamento da biblioteca infantil inclusiva, disponível no CRID (Centro de Recursos para Inclusão Digital) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, nos permitiu conhecer os dados das medidas de ilustrações dos pictogramas nas obras já produzidas. A partir dos resultados, experimentamos as medidas de estudos com um grupo de crianças atendidas no CRID para perceber a percetividade dos textos com pictogramas e qual o formato, medidas e espaçamento que os torna de mais fácil a compreensão na leitura. Este formato de literatura conhecido como “multiformato”, ou múltiplo formato precisa ser mais explorada por uma forma importante de desenho inclusivo ou universal na literatura infantil.
  • Livro de Atas da III Conferência Internacional para a Inclusão - INCLUDiT
    Publication . Freire, Carla; Mangas, Catarina; Sousa, Célia
    A terceira edição da Conferência Internacional para a Inclusão (INCLUDiT) realizou-se nos dias 4 e 5 de dezembro de 2015 na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este encontro científico, organizado pelo Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT), pretendeu reunir investigadores, especialistas e profissionais nacionais e internacionais que partilharam estudos e projetos em diversas áreas, tais como as artes e cultura, as ciências sociais e humanas, a comunicação, a educação, a saúde e bem-estar, legislação e regulamentação, tecnologias, património, turismo, entre outras que focaram a temática da inclusão (...)
  • Inclusão no Envelhecimento: Avaliação das Acessibilidades na Restauração
    Publication . Vicente, Luís; Olmos Migueláñez, Susana; Pocinho, Ricardo; Sousa, Célia
    Não existe em Portugal uma legislação específica para que os espaços de restauração sejam acessíveis a todas as pessoas. As pessoas idosas apresentam muitas vezes algumas dificuldades nas suas capacidades motoras, sensoriais, comunicativas, intelectuais. O Decreto-Lei n.º 163/2006 de 8 de agosto aprova o regime da acessibilidade de edifícios e estabelecimentos que recebem público, mas um espaço tão específico como um restaurante necessita de uma legislação que indique as distâncias que devem existir entre mesas para que os funcionários e clientes com e sem mobilidade condicionada possam circular livremente, mas também indicações sobre como comunicar oralmente e digitalmente, prestar um atendimento personalizado, o tipo de instrumentos que devem estar ao dispor de clientes idosos e as atitudes a ter com esta população. Os resultados deste estudo mostram que as pessoas idosas podem frequentar um espaço de restauração com segurança e conforto para realizar a sua refeição com dignidade. Existem também algumas fragilidades, no entanto a gerência e os funcionários apresentam muita disponibilidade e sensibilidade para a população idosa.