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- Emergência do marketing nas instituições de ensino superior: um estudo exploratórioPublication . Nunes, Getúlio Tadeu; Lanzer, Edgar Augusto; Serra, Fernando Ribeiro; Ferreira, Manuel PortugalEste trabalho apresenta um estudo exploratório sobre o marketing nas universidades privadas e comunitárias brasileiras. Analisa o cenário competitivo do ensino superior brasileiro, para demonstrar que a utilização de estratégias de marketing é um fator crítico de sucesso para essas organizações. As barreiras contra o marketing nas universidades necessitam cair para fazer face à rápida mudança no ambiente competitivo, como a queda da demanda associada à multiplicação de novos concorrentes. Neste trabalho discutimos o cenário atual enolvendo as IES e estipulando como as estratégias de marketing poderão ser utilizadas. É feita uma revisão teórica sobre o marketing sempre em paralelo com a análise e contextualização para organizações universitárias.
- Pilares da estratégia: uma proposta de dimensões para análise e dimensionamento dos recursos estratégicosPublication . Serra, Fernando Ribeiro; Ferreira, Manuel Portugal; Fiates, Gabriela GonçalvesAs pesquisas em estratégia têm evoluído substancialmente nos últimos 50 anos na tentativa de explicar as origens da vantagem competitiva. O caráter evolucionário e complementar dos estudos realizados resultou em diferentes escolas e abordagens. Dentre as diversas escolas teóricas nos concentraremos neste trabalho na perspectiva Resource-Based View of the Firm – “RBV” que emergiu a partir da década de 80. Embora esta vertente seja uma das perspectivas contemporâneas mais utilizadas para as pesquisas de conteúdo estratégico segundo Foss (1998), há ainda uma carência de estudos que especifiquem quais são os recursos organizacionais com caráter estratégico e de que forma estes recursos influenciam o desempenho competitivo. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é identificar dimensões para análise e dimensionamento dos recursos estratégicos. A pesquisa de caráter descritivo e exploratório foi desenvolvida por meio de uma extensa pesquisa bibliográfica seguida por um estudo multicasos. A partir da análise qualitativa e longitudinal dos casos selecionados, foi possível identificar que recursos comuns foram determinantes para o sucesso das empresas estudadas, destacando-se quatro dimensões a que designamos de pilares da estratégia: líder e equipe executiva, foco estratégico, aposta para o futuro e sustentação pelos recursos.
- Entrepreneurship research: a bibliometric study of the EnANPADs 1997-2008Publication . Ferreira, Manuel Portugal; Santos, João Carvalho; Serra, Fernando A. Ribeiro; Reis, NunoWe have witnessed a fast growth in academic interest on entrepreneurship over the past two to three decades, although at disparate paces in different countries. A wealth of papers presented and published, books, dedicated journals, websites, professional and research groups have emerged accompanying this increased interest. It is thus important to understand what are these scholars studying. In this paper we examine the state of the art in entrepreneurship research in Brazil, by scrutinizing the entire track record of the papers presented at the EnANPAD over a twelve years period: 1997 to 2008. The results of the bibliometric analysis revealed that entrepreneurship research maintains a broad spectrum of interests, focusing both on contextual, individual and process issues. Less visible is a unified theoretical background or the use of established theories foundational to other management disciplines. It is notable the increase in the Brazilian empirical, theoretical and case-study based entrepreneurship research. This paper is organized in four main sections. First, we review the entrepreneurship literature, followed by a description of the method employed, the third, presents and discusses the results of the bibliometric study, and we conclude with a broad discussion, conclusions to be drawn, limitations and avenues for future research.
- Aplicação das teorias de internacionalização em pequenas empresasPublication . Paula, Roberta Manfron de; Ferreira, Manuel Portugal; Resende, Paula Silva QuinteEste estudo tem como principal objetivo analisar as estratégias de internacionalização de empresas, com uma aplicação a Prática Produtos S/A. Examinamos especificamente a trajetória deste caso até a entrada no mercado internacional e a utilização da inovação como fator competitivo na internacionalização. Pautado por uma pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa aplicada exploratória descritiva por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores da empresa, observa-se pelos resultados da pesquisa que a empresa Prática Produtos S/A, através de elementos importantes como planejamento, inovação e qualificação profissional possui uma estrutura apta a enfrentar o mercado internacional. A contribuição deste estudo se caracteriza por retratar as iniciativas das pequenas empresas em ampliar suas atividades comerciais por meio da internacionalização, servindo assim como recurso orientador para outras empresas de pequeno porte desenvolver estratégias semelhantes.
- Evolução da pesquisa em RBV: um estudo dos últimos EnANPAD'sPublication . Serra, Fernando A. Ribeiro; Ferreira, Manuel Portugal; Pereira, Maurício Fernandes; Lissoni, JulianoO objetivo do presente trabalho foi verificar a contribuição brasileira nos estudos de estratégia e enfoque na RESOURCE-BASED VIEW – RBV. O estudo visou expor e analisar a evolução da pesquisa em RBV no Brasil, a partir dos trabalhos selecionados e apresentados no EnANPAD. No levantamento preliminar para a análise dos artigos, considerando 10 anos de EnANPAD (1997 – 2006), foram selecionados 57 artigos. A identificação e seleção dos artigos envolveram os seguintes critérios: avaliação dos títulos e resumos dos artigos apresentados na área de estratégia entre 1997 e 2006, busca complementar por palavras-chave tais como RBV, VBR, recursos, capacidades, competências, visão baseada em recursos e resource-based view, core competence e de dynamic capabilitiess na base de dados do EnANPAD. Procedemos também à análise das referências utilizadas nos artigos. Na primeira parte revemos brevemente aspectos fundamentais da RBV. Na segunda parte apresentamos a metodologia seguida na coleta dos dados e fazemos análise dos resultados. Concluímos com uma discussão geral propondo, a partir da evolução dos trabalhos nacionais, uma agenda que possa orientar pesquisas futuras.
- Como as capacidades de marketing determinam a escolha dos modos de entrada no estrangeiro e a seleção dos países de destinoPublication . Costa, Thiago Chiorino; Ferreira, Manuel Portugal; Cunha, Julio Araujo Carneiro da; Pinto, Cláudia FriasObjetivo: Neste artigo analisamos, conceitualmente, a influência das capacidades de marketing como antecedentes de duas decisões basilares na internacionalização das empresas: a seleção do modo de entrada no estrangeiro e do país de destino. Método: Utilizamos a tipologia com quatro tipos de capacidades de marketing – especializadas, multifuncionais, arquiteturais e dinâmicas – para observar como podem, de modos diferenciados, conduzir a diferentes escolhas de países de destino (localização) e modos de entrada. Principais resultados: Propomos que capacidades de marketing de nível mais alto induzem a internacionalização para países mais desenvolvidos e usando modos de entrada de maior controle e comprometimento de recursos, e em contraste, capacidades de nível mais baixo a escolha de mercados de desenvolvimento idêntico ou inferior e a modos de entrada de menor controle e comprometimento de recursos. Relevância/originalidade – O nosso trabalho explora uma possível relação das capacidades de marketing detidas pelas empresas e sua influência quanto a escolha do modo de entrada em mercados externos e quanto a seleção do país de destino. Contribuições teóricas: Necessário Complementamos a literatura existente sobre o papel das capacidades na internacionalização das empresas, especificamente observando as capacidades de marketing que se revelam mais próximas do mercado, em contraste com pesquisa sobre competências baseadas em conhecimento tecnológico ou inovação, operacionais ou capacidades de fazer arbitragem entre mercados.
- Abordagem conceitual às estratégias de Internacionalização sob pressões institucionais duais para legitimidade e conformidadePublication . Ferreira, Manuel Portugal; Serra, Fernando RibeiroInternacionalizar as operações requer que as empresas multinacionais (EMNs) desenvolvam estratégias capazes de lidar, simultaneamente, com as pressões institucionais externas, para a legitimidade, e as pressões institucionais internas, para a conformidade. Neste artigo conceitual e baseado na literatura de teoria institucional em negócios internacionais, desenvolve-se um conjunto de proposições teóricas sobre quais as estratégias de entrada nos mercados externos seguidas pelas EMNs face aos ambientes institucionais. Com foco predominante no ambiente institucional externo e nas diferenças de desenvolvimento institucional, também aborda a relevância de considerar o ambiente interno. As estratégias de entrada tendem a ser baseadas em modos de baixo envolvimento e em parcerias, como joint ventures, para entrar em países institucionalmente imaturos ou institucionalmente mais distantes. As aquisições e as parcerias podem ser usadas se as pressões institucionais forem menores. Conclui-se com uma discussão geral e o apontamento de questões para pesquisas futuras.
- A bibliometric study on culture research in international businessPublication . Pinto, Cláudia Frias; Serra, Fernando Ribeiro; Ferreira, Manuel PortugalNational cultures and cultural differences provide a crucial component of the international business (IB) research context. We conducted a bibliometric study of articles published in seven leading IB journals over a period of three decades to analyze how national culture has been impacting IB research. Co-citation mappings permit us to identify the ties binding works dealing with culture and cultural issues in IB. We identify two main clusters of research, each comprising two sub-clusters, with Hofstede’s (1980) work delineating much of the conceptual and empirical approach to culture-related studies. One main cluster entails works on the conceptualization of culture and its dimensions and the other cluster focuses on cultural distance. This conceptual framework captures the extant IB research incorporating culture-related concepts and influences.
- Modelando o BSC para as universidades do sistema ACAFEPublication . Lima, Mauricio Andrade; Serra, Fernando Ribeiro; Meyer Jr, Victor; Ferreira, Manuel PortugalAs Instituições de Ensino Superior (IES), percebendo o acirramento da concorrência, reconhecem a importância de repensar sua forma de gestão, buscando uma visão mais competitiva e continuada. Assim, com o objetivo de contribuir para a gestão estratégica dessas instituições, especificamente as pertencentes ao sistema ACAFE, foi utilizada neste estudo a ferramenta de gestão Balanced Scorecard (BSC). Algumas etapas foram necessárias à sua adequação às universidades fundacionais catarinenses. Apresentaram-se e identificaram-se algumas características existentes no ambiente das universidades fundacionais catarinenses e suas peculiaridades em relação a outras organizações que não integram esse setor; realizaram-se os ajustes necessários à ferramenta Balanced Scorecard às universidades do sistema ACAFE; bem como a proposta da ferramenta auxiliar denominado mapa estratégico. Por último demonstrou-se a possibilidade de se desenvolver e utilizar o BSC acadêmico institucional como forma de integrar mais de um campus a gestão focada na estratégia.
- Governança corporativa nos esportes: análise dos últimos 23 anos de produção acadêmica em periódicos internacionaisPublication . Ribeiro, Henrique César Melo; Costa, Benny Kramer; Ferreira, Manuel PortugalNeste artigo analisa-se o perfil e a evolução da pesquisa em Governança Corporativa nos Esportes. Metodologicamente, realizou-se um estudo bibliométrico dos artigos publicados nos periódicos internacionais da área de administração, contabilidade, economia e finanças, nos 23 anos entre 1990 a 2012. As análises de citações, cocitaçõese frequências permitem um conjunto de observações: o crescimento da pesquisa no tema a partir de 2007; O Journal of Sport Management se revela como o periódico mais citado e com maior centralidade de grau; David Shilbury que emerge como o pesquisador mais profícuo e com maior centralidade; a Universidade de Alberta como a origem do maior número de artigos e a mais central; e Russell Hoye, Graham Cuskelly e Lisa Kikulis os autores mais citados. Este estudo é relevante para nortear pesquisa futura sobre o tema de Governança Corporativa nos esportes, sendo, assim, de especial relevância para estudantes de pós-graduação stricto sensu e outros pesquisadores recém chegados à disciplina.
