Browsing by Issue Date, starting with "2019-06"
Now showing 1 - 10 of 37
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação das teorias de internacionalização em pequenas empresasPublication . Paula, Roberta Manfron de; Ferreira, Manuel Portugal; Resende, Paula Silva QuinteEste estudo tem como principal objetivo analisar as estratégias de internacionalização de empresas, com uma aplicação a Prática Produtos S/A. Examinamos especificamente a trajetória deste caso até a entrada no mercado internacional e a utilização da inovação como fator competitivo na internacionalização. Pautado por uma pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa aplicada exploratória descritiva por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores da empresa, observa-se pelos resultados da pesquisa que a empresa Prática Produtos S/A, através de elementos importantes como planejamento, inovação e qualificação profissional possui uma estrutura apta a enfrentar o mercado internacional. A contribuição deste estudo se caracteriza por retratar as iniciativas das pequenas empresas em ampliar suas atividades comerciais por meio da internacionalização, servindo assim como recurso orientador para outras empresas de pequeno porte desenvolver estratégias semelhantes.
- From laboratory to the field: Validating molecular markers of effect in Folsomia candida exposed to a fungicide-based formulationPublication . Simões, Tiago; Novais, Sara C.; Natal-da-Luz, Tiago; Renaud, Mathieu; Leston, Sara; Ramos, Fernando; Römbke, Jörg; Dick, Roelofs; Van Straalen, Nico M.; Sousa, José P.; Lemos, Marco F. L.Under controlled laboratory conditions, toxicity data tend to be less variable than in more realistic in-field studies and responses may thus differ from those in the natural environment, creating uncertainty. The validation of data under environmental conditions is therefore a major asset in environmental risk assessment of chemicals. The present study aimed to validate the mode of action of a commercial fungicide formulation in the soil invertebrate F. candida, under more realistic exposure scenarios (in-field bioassay), by targeting specific molecular biomarkers retrieved from laboratory experiments. Organisms were exposed in soil cores under minimally controlled field conditions for 4 days to a chlorothalonil fungicide dosage causing 75% reduction of reproduction in a previous laboratory experiment (127 mg a.i. kg−1 ) and half this concentration (60 mg a.i. kg−1 ). After exposure, organisms were retrieved and RNA was extracted from each pool of organisms. According to previous laboratorial omics results with the same formulation, ten genes were selected for gene expression analysis by qRT-PCR, corresponding to key genes of affected biological pathways including glutathione metabolism, oxidation-reduction, body morphogenesis, and reproduction. Six of these genes presented a dose-response trend with higher up- or down-regulation with increasing pesticide concentrations. Highly significant correlations between their expression patterns in laboratory and in-field experiments were observed. This work shows that effects of toxicants can be clearly demonstrated in more realistic conditions using validated biomarkers. Our work outlines a set of genes that can be used to assess the early effects of pesticides in a realistic agricultural scenario.
- Governo Eletrónico – Assinatura Digital QualificadaPublication . Rito, Cátia Sofia Gaio; Piedade, Maria Beatriz; Lucas, EugénioNeste artigo é apresentado um caso de estudo relativo à utilização e implementação da Assinatura Digital Qualificada. São analisadas questões como o grau de utilização, segurança e autenticidade da Assinatura Digital Qualificada e à publicação e divulgação de documentos assinados em formato digital. Para suportar o caso de estudo foi adotada uma metodologia que incluiu a realização de entrevistas a municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da região de Leiria e foi desenvolvida uma aplicação informática que permitiu analisar os documentos disponibilizados nos websites institucionais dos municípios, verificando os que se encontravam assinados digitalmente. Os resultados obtidos demonstram que os websites institucionais já se encontram a disponibilizar documentação com Assinatura Digital Qualificada e que o nível de confiança e autenticidade quanto à sua utilização é considerado maioritariamente muito bom.
- Family firms’ profile: Leiria RegionPublication . Lisboa, InêsMost firms around the world are family firms. Their relevance and contribution to country’s economy is globally recognized. Therefore, understand these companies in detail is crucial. This study aims to design family firms profile using a sample of 233 family firms of Leiria region. Results show that most of respondent firms are exclusively owned and controlled by the family. Moreover, 70% are in the first generation, as 33% are in the business for less than 10 years. In mean, more than two family members actively work in the firm. The family identity is present in the firm, as well as the family culture and commitment. The family is an important influence in the business.
- Knowledge Management through Groupware TechnologyPublication . Alcoforado, Elidomar; Alcoforado, Daniela; Santos, José António C.; Schön, MichaelThis work aims to analyse how the use of groupware technology influences the process of knowledge management, in the largest Brazilian electricity company. The study, based on a qualitative approach, analysis different groupware technology tools and their relationship as facilitators of knowledge management. The results suggest that groupware technology deployed in the company has facilitated the operational work and improved the informational level in the company, from information management, but is not used systematically for the transfer and sharing of organisational knowledge.
- Adaptação da Escala de Avaliação da Espiritualidade em mulheres grávidasPublication . Henriques, Carolina; Caceiro, Elisa; Santos, Maria Luísa; Ramalho, SóniaIntrodução: Cada vez mais a espiritualidade tem vindo a integrar os cuidados de saúde, pela crescente necessidade de compreender o Ser Humano na sua globalidade. A espiritualidade é vista como um mecanismo de coping, favorecendo o seu suporte social e emocional. Objetivo: Conhecer as caraterísticas sociodemográficas e obstétricas das grávidas inscritas em instituições hospitalares portuguesas; avaliar o nível de espiritualidade das grávidas; proceder à adaptação da Escala de Avaliação da Espiritualidade em mulheres grávidas portuguesas. Métodos: Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, procedendo-se simultaneamente à adaptação da Escala de Avaliação da Espiritualidade dirigida a uma amostra de mulheres grávidas portuguesas. Resultados: Participaram 464 grávidas que possuíam uma média de idades 31,56 anos de idade (dp= 5,129), 74,5% eram casadas, 51,3% viviam em meio urbano, 38,4% tinham o ensino básico, 94,6% viviam com o pai do futuro filho, 80% referiram não ter dificuldades económicas e 89,6% eram católicas. Revelaram um nível de espiritualidade de 15,39 (dp= 2,88), acima do valor médio da escala (Xmed=12,5). Observou-se que o Kaiser-Meyer-Olkin indicou um índice de 0,683, e o teste de esfericidade de Bartlett’s foi amplamente significante (p<0.001). Obtivemos melhores resultados com uma matriz de um fator, em que a mesma explica cerca de 55,58% do fenómeno em estudo. O instrumento apresenta uma boa consistência interna (α de Cronbach de 0,799). Conclusões: O instrumento parece-nos fiável e válido para avaliar a dimensão espiritual numa população específica como as mulheres grávidas, sendo que estas revelam um nível de espiritualidade acima do valor médio da escala.
- Primary Pupil´s Perceptions of their participation on a Performative Music project Crianças ao PalcoPublication . Milhano, Sandrina; Sousa, Jenny; Lopes, SaraThe present study is based on a socio-cultural perspective of music education, in which the contexts of musical participation and learning that are provided to the children can assume an important role in the formulation of their perceptions, in the opinions and attitudes that they build and rebuild on music and on themselves. It focuses on understanding the musical and socio-cultural contribution of the project named Crianças ao Palco, a music project available since 2010 in the Leiria region, in Portugal, for primary schools. This project aims to develop and improve pupil’s artistic, cognitive and social skills through a voice selection process in order to participate in a final musical performance [1]. As suggested by Milhano [2] in a study developed with pupils from the same region, musical participation in the different contexts of primary music education seems to be an activity participated in only by a minority. They include children participation in musical activities both at school as a compulsory subject, and outside school as an elective subject in formal and informal dimensions. Suggestion was made upon the importance of nurturing pupil’s opportunities to actively take part in each one of the potential and desirable contexts of music education, especially music at primary school [3]. The present study aimed to understand the meanings assigned by pupils to the experience of participating in the project, characterizing their contexts of musical participation, before and after the experience. Results were drown on a questionnaire survey, made available online to pupils participating in the final shows between the years 2010 and 2017, and on structured interviews made with parents and primary school teachers. Results suggests that, for many pupils, the project allowed their first contacts with professional musicians, and later, encouraged their search for opportunities for a greater musical involvement as the pursuit of further studies in music education. The positive experiences and musical, social and emotional memories gathered by pupils generated new musical perspectives in their lives and ways of participation and involvement
- A perceção do consumidor face à comunicação das marcas de moda de luxo nas redes sociaisPublication . Cunha, Maria Nascimento; Santos, E.As marcas de moda de luxo têm sido estudadas por diversas áreas, como é o caso do Marketing, da Comunicação, da História e até mesmo da Sociologia e hoje em dia encontram-se representadas através das redes sociais. O objetivo da investigação que aqui se apresenta é compreender a perceção do consumidor face à comunicação das marcas de moda de luxo, através das redes sociais. Na presente investigação utiliza-se uma metodologia quantitativa baseada num inquérito por questionário baseada num instrumento com validade e fiabilidade, que apesar de adaptado de Yadav e Rahman (2017) para um novo contexto (social media marketing das marcas de luxo) e para uma população diferente (Portuguesa), se demonstrou adequado para medir a perceção do consumidor face à comunicação das marcas de moda de luxo nas redes sociais. A amostra recolhida é constituída por 580 consumidores de marcas de moda de luxo nas redes sociais. A análise do modelo de equações estruturais mostrou que a escala de perceção dos consumidores de marcas de moda de luxo nas redes sociais constituída por cinco dimensões (Interatividade; Capacidade Informativa; Personalização; Trendiness e Passa-palavra), apresenta níveis de validade e confiabilidade adequados.
- Embracing digital technology in chronic respiratory care: Surveying patients access and confidencePublication . Jácome, C.; Marques, F.; Paixão, C.; Rebelo, P.; Oliveira, A.; Cruz, J.; Freitas, C.; Rua, M.; Loureiro, H.; Peguinho, C.; Simões, A.; Santos, M.; Valente, C.; Simão, P.; Marques, A.
- Contribución de las TIC al Logro de aprendizages significativosPublication . Serrano Dueñas, José Bernardo; Barbeiro, Luís Filipe TomásLas TIC llegaron para quedarse y han transformado nuestras vidas puesto que prácticamente no existe un ámbito de la vida humana en que no experimentemos su presencia y su uso. Organismos internacionales vinculados directa o indirectamente con la educación y el desarrollo, muchísimos gobiernos de distintas ideologías y diferentes organismos de apoyo social a nivel nacional e internacional encuentran en las TIC un potencial transformador de la educación para mejorar el desarrollo humano y disminuir, cuando no erradicar, la brecha económica y social existente. Quienes estamos inmersos en la educación y en el aula también afirmamos, y con mayor conocimiento de causa, el potencial transformador que tienen las TIC para mejorar la calidad educativa, mejora que, entre otros aspectos, se concreta en el proceso de enseñanza aprendizaje, en la generación de distintos tipos de aprendizajes acordes a las características de nuestros estudiantes y para que esos aprendizajes logren ser realmente significativos. La mejora dependerá del uso pedagógico que hagamos de las TIC, uso que está estrechamente vinculado en el Currículo del Ecuador con el logro por parte de los estudiantes de las destrezas básicas imprescindibles y con el desarrollo de las habilidades de pensamiento, particularmente las de nivel superior, que están implícitas en esas destrezas; y este uso el docente lo diseña y concreta en las distintas planificaciones curriculares, especialmente en la planificación de unidad didáctica. La pregunta que da origen a nuestra investigación es: ¿están contribuyendo las TIC al logro de aprendizajes significativos? Pregunta que nace desde la realidad educativa ecuatoriana y que, por tanto, contextualiza a la investigación. La contextualización queda plasmada en la introducción de esta investigación, que fue realizada en la institución educativa Julio Enrique Vaca de la ciudad de Quito. Para dar respuesta a la interrogante se construyó primero el marco teórico pertinente una vez realizada la revisión y valoración de información académica consultada. A continuación se elaboró el marco metodológico necesario que permita orientar la investigación, la misma que se fundamenta en un estudio de caso con un enfoque mixto; enfoque que en su parte cuantitativa emplea un cuestionario de encuesta y para el aspecto cualitativo utiliza la entrevista semiestructurada. El procesamiento de la información, su análisis e interpretación constituyen la siguiente parte de esta relatoría, la misma que finaliza con las conclusiones que nos permiten evidenciar si se cumplieron los objetivos, general y específico que habíamos planteado, y que en definitiva responden a la pregunta que originó esta investigación; y que en el caso de la institución Julio Enrique Vaca es que el uso de las TIC no contribuye al logro de aprendizajes significativos.