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Emergência do marketing nas instituições de ensino superior: um estudo exploratório

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Abstract(s)

Este trabalho apresenta um estudo exploratório sobre o marketing nas universidades privadas e comunitárias brasileiras. Analisa o cenário competitivo do ensino superior brasileiro, para demonstrar que a utilização de estratégias de marketing é um fator crítico de sucesso para essas organizações. As barreiras contra o marketing nas universidades necessitam cair para fazer face à rápida mudança no ambiente competitivo, como a queda da demanda associada à multiplicação de novos concorrentes. Neste trabalho discutimos o cenário atual enolvendo as IES e estipulando como as estratégias de marketing poderão ser utilizadas. É feita uma revisão teórica sobre o marketing sempre em paralelo com a análise e contextualização para organizações universitárias.

Description

Keywords

Ensino superior Marketing de relacionamento Estratégia

Pedagogical Context

Citation

NUNES, Getúlio Tadeu e outros - Emergência do marketing nas instituições de ensino superior: um estudo exploratório. Análise. Vol. 19, n.º 1 (Jan./Jun. 2008), p. 173-198.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia

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