Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
302.48 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Internacionalizar as operações requer que as empresas multinacionais (EMNs) desenvolvam estratégias capazes de lidar, simultaneamente, com as pressões institucionais externas, para a legitimidade, e as pressões institucionais internas, para a conformidade. Neste artigo conceitual e baseado na literatura de teoria institucional em negócios internacionais, desenvolve-se um conjunto de proposições teóricas sobre quais as estratégias de entrada nos mercados externos seguidas pelas EMNs face aos ambientes institucionais. Com foco predominante no ambiente institucional externo e nas diferenças de desenvolvimento institucional, também aborda a relevância de considerar o ambiente interno. As estratégias de entrada tendem a ser baseadas em modos de baixo envolvimento e em parcerias, como joint ventures, para entrar em países institucionalmente imaturos ou institucionalmente mais distantes. As aquisições e as parcerias podem ser usadas se as pressões institucionais forem menores. Conclui-se com uma discussão geral e o apontamento de questões para pesquisas futuras.
Description
Keywords
Modos de entrada Estratégia de internacionalização Adaptação Ambiente institucional
Citation
Ferreira, M. P., & Serra, F. R. (1). Abordagem Conceitual às Estratégias de Internacionalização sob Pressões Institucionais Duais para Legitimidade e Conformidade. Revista De Administração Contemporânea, 19(4), 440-460. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20151377
Publisher
ANPAD