Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
536.55 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As Instituições de Ensino Superior (IES), percebendo o acirramento da concorrência, reconhecem a importância de repensar sua forma de gestão, buscando uma visão mais competitiva e continuada. Assim, com o objetivo
de contribuir para a gestão estratégica dessas instituições, especificamente as pertencentes ao sistema ACAFE, foi utilizada neste estudo a ferramenta de gestão Balanced Scorecard (BSC). Algumas etapas foram necessárias à
sua adequação às universidades fundacionais catarinenses. Apresentaram-se e identificaram-se algumas características existentes no ambiente das universidades fundacionais catarinenses e suas peculiaridades em relação a
outras organizações que não integram esse setor; realizaram-se os ajustes necessários à ferramenta Balanced Scorecard às universidades do sistema ACAFE; bem como a proposta da ferramenta auxiliar denominado mapa
estratégico. Por último demonstrou-se a possibilidade de se desenvolver e utilizar o BSC acadêmico institucional como forma de integrar mais de um campus a gestão focada na estratégia.
Description
Keywords
Ensino superior Balanced Scorecard
Citation
Lima, Mauricio Andrade e outros - Modelando o BSC para as universidades do sistema ACAFE. globADVANTAGE Working Paper. N.º 19 (2008), p. 1-28.
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria. globADVANTAGE - Center of Research in International Business & Strategy