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- A voz e a agência da criança. Aborgagem de projeto na formação de educadores de infânciaPublication . Oliveira, Miguel; Rodrigues, Marina; Milhano, SandrinaNo segundo Número da coleção Infância & Educação continuamos o percurso a várias vozes com o objetivo de criar espaços de diálogos entre docentes da formação inicial de educadores e professores, docentes da formação contínua e docentes do chão de escola. Assim, escutamos as vozes das equipas, de crianças e adultos expressas através de um processo de reflexão e partilha entre futuros educadores, educadores cooperantes e professores supervisores sobre a abordagem de projeto. Partilhamos experiências de formação profissionalizante sobre exercícios reais e concretos para que se acrescentem aprendizagens e reflexões que possam aportar conhecimento às referências de trabalho existentes nesta área.
- Diálogos sobre educação de infância - Cruzar olhares entre a formação e o chão de escola.Publication . Milhano, Sandrina; Oliveira, Luis Miguel Gonçalves de; Rodrigues, Marina; Luis Miguel Gonçalves de Oliveira; Marina Valdez Rodrigues; Sandrina Milhano
- O conhecimento matemático de futuros professores dos primeiros anos: o caso dos números racionaisPublication . Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, NunoNeste artigo apresenta-se parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento matemático dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas matemáticos, nomeadamente números e operações, geometria e medida, organização e tratamento de dados e álgebra. Por conseguinte, apresentam-se apenas os dados relativos ao conhecimento dos estudantes sobre números racionais, no momento do seu ingresso na licenciatura, e que resultaram das suas respostas a um questionário sobre números e operações, implementado aquando do referido ingresso. Os resultados encontrados nesta fase inicial da investigação, apesar de evidenciarem algum conhecimento dos estudantes sobre o significado da fração como razão, revelam dificuldades dos mesmos, nos conceitos mais elementares deste conjunto de números. Assim, salientam-se dificuldades no reconhecimento da maioria dos significados das frações, na construção da unidade de referência, na identificação de frações equivalentes, na comparação e ordenação de números racionais, no reconhecimento da sua densidade, bem como nas operações com estes números e na formulação de problemas a partir de expressões dadas.
- O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da organização e tratamento de dadosPublication . Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, NunoNeste artigo apresentamos parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento matemático dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas matemáticos, nomeadamente números e operações, geometria e medida, organização e tratamento de dados e álgebra. Em particular, apresentamos os resultados relativos à caraterização do conhecimento acerca do tema organização e tratamento de dados dos estudantes, no momento do seu ingresso na licenciatura. Os resultados encontrados nesta fase inicial da investigação apesar de evidenciarem alguma facilidade dos estudantes no uso e interpretação de algumas representações como o gráfico de barras e o gráfico circular, mostram maiores dificuldades ao nível de outras representações como o diagrama de Carrol ou a tabela de frequências. Ao nível das medidas de localização os estudantes evidenciam maiores dificuldades no cálculo e interpretação da mediana. Adicionalmente, as maiores lacunas surgem ao nível do sentido crítico relativamente à informação, às representações e às medidas. São ainda visíveis alguns conhecimentos elementares da noção clássica de probabilidade.
- A voz e a agência da criança. Abordagem de Projeto na Formação de Educadores de InfânciaPublication . Oliveira, Luis; Rodrigues, Marina; Milhano, SandrinaNo segundo Número da coleção Infância & Educação continuamos o percurso a várias vozes com o objetivo de criar espaços de diálogos entre docentes da formação inicial de educadores e professores, docentes da formação contínua e docentes do chão de escola. Assim, escutamos as vozes das equipas, de crianças e adultos expressas através de um processo de reflexão e partilha entre futuros educadores, educadores cooperantes e professores supervisores sobre a abordagem de projeto. Partilhamos experiências de formação profissionalizante sobre exercícios reais e concretos para que se acrescentem aprendizagens e reflexões que possam aportar conhecimento às referências de trabalho existentes nesta área
- Atas do II Ciclo Internacional de Conferências Infância & EducaçãoPublication . Oliveira, Miguel; Rodrigues, Marina; Milhano, SandrinaOs contributos que compõem esta publicação emanam do II Ciclo Internacional de Conferências: Infância & Educação, coorganizado pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS) e pela Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI). Para além da apresentação do programa, proporcionam-se os textos resumidos das comunicações apresentadas e as notas biográficas dos conferencistas, contribuindo para estimular a reflexão, o questionamento e o debate ligados à Educação de Infância
- O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da geometriaPublication . Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, NunoNeste artigo apresentamos parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento matemático dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas matemáticos, nomeadamente números e operações, geometria e medida, organização e tratamento de dados e álgebra. Em particular, apresentamos os resultados relativos à caraterização do conhecimento geométrico dos estudantes, no momento do seu ingresso na licenciatura. Os resultados encontrados nesta fase inicial da investigação apesar de evidenciarem alguma facilidade dos estudantes no que respeita à visualização espacial, revelam um parco conhecimento geométrico dos estudantes, quer relativamente a conceitos básicos de geometria, quer relativamente à compreensão e aplicação das propriedades elementares das formas geométricas. Acima de tudo, e no mesmo sentido, sobressaem as dificuldades dos estudantes em relação às transformações geométricas.
- Modelos construídos pelos alunos sobre o conceito de infinitoPublication . João, Maria Odete da Conceição; Rodrigues, Marina
- Desafios matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anosPublication . Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rocha, Isabel; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno; Cadima, Rita; Costa, Rogério
- El sentido del número : una experiencia de aprendizaje y desarrollo en educación infantilPublication . Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaCom este estudo pretende-se contribuir para a análise do desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar, estudando e reflectindo sobre o corpo teórico que o enforma e procurando analisar, empiricamente, os aspectos desse desenvolvimento relacionados com a contagem de objectos e com o estabelecimento de relações numéricas de modo informal.