Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.31 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo apresentamos parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento
matemático dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e
Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas
matemáticos, nomeadamente números e operações, geometria e medida, organização e tratamento de
dados e álgebra. Em particular, apresentamos os resultados relativos à caraterização do conhecimento
geométrico dos estudantes, no momento do seu ingresso na licenciatura. Os resultados encontrados
nesta fase inicial da investigação apesar de evidenciarem alguma facilidade dos estudantes no que
respeita à visualização espacial, revelam um parco conhecimento geométrico dos estudantes, quer
relativamente a conceitos básicos de geometria, quer relativamente à compreensão e aplicação das
propriedades elementares das formas geométricas. Acima de tudo, e no mesmo sentido, sobressaem as
dificuldades dos estudantes em relação às transformações geométricas.
Description
Keywords
Conhecimento matemático Futuros Professores Geometria
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Bragança