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  • Effectiveness of a combined intervention on psychological and physical capacities of frail older adults: a cluster randomized controlled trial
    Publication . Apóstolo, João Luís Alves; Dixe, Maria dos Anjos; Bobrowicz-Campos, Elzbieta Malgorzata; Areosa, Timóteo; Santos-Rocha, Rita; Braúna, Mónica; Ribeiro, Jaime; Marques, Isabel; Freitas, Joana; Almeida, Maria de Lurdes; Couto, Filipa
    Background: Older adults experience physical and psychological declines affecting independency. Adapted and structured combined interventions composed of cognitive stimulation and physical exercise contribute to comorbidities’ reduction. Methods: Multicenter single-blinded two-arm cluster randomized controlled trial conducted to assess effectiveness of a combined intervention (CI), composed of a cognitive stimulation program (CSP) and a physical exercise program (PEP), on psychological and physical capacities of frail older adults as to on their activities of daily living. Were recruited 50 subjects from two elderly end-user organizations. Of these, 44 (65.9% females, mean age of 80.5 8.47 years) were considered eligible, being randomly allocated in experimental (EG) or control group (CG). Data collected at baseline and post-intervention. EG received CI three times a week during 12 weeks. CG received standard care. Non-parametric measures were considered. Results: At baseline, groups were equivalent for study outcomes. The comparison of pre- and post-intervention data revealed that subjects receiving CI reduced depressive symptomatology and risk of fall based on gait and balance, and improved gait speed. Simultaneously, in the CG a significant decline on activities of daily living was observed. Significant results were found among biomechanical parameters of gait (BPG). EG’ effect size revealed to be small (0.2 r < 0.5). CG’ effect size was also small; but for activities of daily living there was an evident decrease. Conclusion: The CI is effective on managing older adults’ psychological and physical capacities.
  • Criticar artigos de métodos qualitativos
    Publication . Ribeiro, Jaime
    Publicações, em particular artigos científicos, sejam de fontes primárias ou secundárias são fontes de evidência para práticas profissionais mais sustentadas. Qualquer profissional deve numa primeira instância pesquisar e analisar artigos que possam contribuir para o desenvolvimento da sua atuação enquanto profissional. As abordagens qualitativas de investigação ainda são um campo algo confuso e encarado como com pouca credibilidade. A atividade proposta procura auxiliar os estudantes a reconhecer que a investigação qualitativa é credível, exata e digna de confiança. Destacará também questões de citação, parcialidade e interpretação. A profundidade da crítica e da discussão refletirá o conhecimento e a compreensão dos estudantes sobre técnicas qualitativas
  • O contributo da Terapia Ocupacional para a implementação de Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação em crianças com Paralisia Cerebral: uma Scoping Review
    Publication . Duarte, Francisca; Leal, Gabriela; Mira, Sara; Ribeiro, Sofia; Ribeiro, Jaime
    Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) é uma lesão do Sistema Nervoso Central com forte impacto na funcionalidade. As alterações neuromusculoesqueléticas, sensoriopercetivas e cognitivas originam frequentemente necessidades complexas de comunicação, cuja intervenção multidisciplinar passa amiudadamente pela implementação de Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC). O terapeuta ocupacional pode colaborar para esta intervenção, sobretudo quando são envolvidas Tecnologias de Apoio (T A). Objetivo: Descrever o processo da Terapia Ocupacional (TO) na implementação de SAAC, em crianças com PC, verificando a influência nas atividades, cuja participação está restringida por défices na comunicação. Metodologia: Scoping Review desenvolvida com base no guia orientador Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) e de acordo com o protocolo do Joanna Briggs Institute (JBI), encetada com pesquisa na b-on. Foi realizada uma análise categorial temática dos artigos com recurso ao software webQDA. Resultados: Foram selecionados 10 artigos, dos 353 estudos inicialmente encontrados, de acordo com os critérios de inclusão, demonstrando a contribuição do processo da TO, a importância de uma equipa multidisciplinar, bem como, a identificação de lacunas, que sugerem investimento em investigações futuras. Conclusão: A TO tem um papel pertinente na implementação de SAAC na: avaliação, com identificação das capacidades e necessidades a diferentes níveis, incluindo o posicionamento, tipo de acesso mais adequado e contextos; intervenção, através do posicionamento, da adaptação e treino de utilização de SAAC, de formação, consultadoria e advocacy das partes interessadas. A implementação de SAAC é uma área que ainda carece de investimento em investigação e formação.
  • A Terapia Ocupacional na implementação de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação: estudo de caso com uma criança com PEA em idade pré-escolar
    Publication . Tomé, Catarina; Jordão, Inês; Santos, Mariana; Sousa, Sara; Ribeiro, Jaime
    A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), consiste numa alteração neuro-desenvolvimental, que se expressa através de alterações e défices nas competências sociais e de comunicação. A Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) promove a autonomia das pessoas com PEA, para que consigam estabelecer uma comunicação eficaz com os seus pares. No âmbito da atuação da equipa multidisciplinar, a atuação da Terapia Ocupacional (TO) foca-se na promoção do acesso ao sistema de CAA, implementando dispositivos e interfaces customizadas ao utilizador. Objetivo: Descrever a intervenção da TO na implementação de Tecnologias de Apoio (TA) para a CAA junto de uma criança em idade pré-escolar com PEA, não verbal. Material e Métodos: Abordagem qualitativa através de um estudo de caso único, incidindo sobre a utilização de um dispositivo móvel android com ecrã tátil e com interface adaptado com pictogramas. Serão obtidos dados através da Escala de Comunicação Pré-Verbal, da Schedule of Growing Skills II , por entrevista a profissionais e cuidadores, e por observação participante. Resultados: Serão utilizados para a análise e interpretação dos dados qualitativos, o software WebQDA para a concretização da análise de conteúdo e o Microsoft Excel para tratamento dos dados quantitativos, provenientes das escalas de avaliação. Os resultados esperados avaliarão a evolução a nível das competências de comunicação, decorrente da implementação com treino do Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação. Conclusão: Esta investigação irá produzir conhecimento no que reporta à atuação do TO na implementação de um SAAC para o desenvolvimento da comunicação de uma criança com PEA, não verbal.
  • Aplicação do MOHOST na Intervenção da Terapia Ocupacional em Saúde Mental no Centro Hospitalar do Baixo Vouga-Portugal
    Publication . Simões, Ana; Pereira, Beatriz; Filipe, Catarina; Fabião, Joana; Valente, Prazeres; Cura, Mariana; Santos, Filomena; Roldão, Elisabete; Ribeiro, Jaime
    Introdução: Atualmente, verifica-se reduzida informação referente à prática dos terapeutas ocupacionais e à utilização do “Model of Human Occupation Screening Tool” (MOHOST) na avaliação de clientes psiquiátricos em Portugal. Objetivos: Delinear o perfil dos utentes do Hospital de Dia (HD) no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (DPSM-CHBV) e perceber a utilidade do MOHOST no processo da Terapia Ocupacional (TO), segundo a perceção das terapeutas ocupacionais. Material e Métodos: Foi realizado um estudo de caso exploratório-descritivo, de abordagem mista. A recolha de dados realizou-se a partir de 238 processos clínicos, dos resultados da avaliação do MOHOST e uma entrevista semiestruturada às TO do DPSM-CHBV. Posteriormente, realizou-se uma análise estatística com o software “Statistical Package for the Social Sciences” (SPSS) e a análise de conteúdo pelo software “Web Qualitative Data Analysis” (WebQDA). Resultados: Os resultados obtidos possibilitaram delinear o perfil do cliente psiquiátrico e obter a perceção das terapeutas ocupacionais sobre a utilidade do MOHOST no DPSM-CHBV. Destacam-se as limitações e potencialidades dos participantes através da avaliação do MOHOST, em linha com estudos anteriormente realizados. As TO referem alguns itens com maior dificuldade em avaliar, porém mencionam ser um instrumento útil e de fácil utilização. Conclusões: Constata-se que a aplicabilidade deste instrumento é útil na área de Psiquiatria e Saúde Mental, que indica a interferência psicopatológica nos papéis, rotinas, hábitos, participação e desempenho ocupacional do cliente, o que potencia a intervenção do terapeuta ocupacional.
  • A Inclusão na Escola: O Papel da Comunicação entre as Equipas Multidisciplinares
    Publication . Canha, Sílvia; Mangas, Catarina; Ribeiro, Jaime
    A organização e implementação das equipas multidisciplinares nas escolas está associada aos princípios da Educação Inclusiva, de e para todos, sendo cada elemento ativo, importante, decisivo e decisor. Requer mudanças na forma de pensar, organizar e agir. Requer atitudes comunicativas mais profícuas e diversificadas, mas que tenham como objetivos o desenvolvimento pessoal e profissional, fazendo com que todos aprendam, o que se traduz na melhoria da própria escola. O estudo, de natureza qualitativa, procurou identificar as características consideradas vitais ao funcionamento das equipas multidisciplinares e à implementação da inclusão, destacando-se a comunicação interpessoal, que deve ser fundada no diálogo, respeito, partilha de informação, aceitação dos pontos de vista e confiança. Só com o esforço individual as equipas podem trabalhar juntas e desenvolver processos participativos, democráticos e baseados na cooperação, mas que sejam simultaneamente eficazes, dinâmicos, promovam a colaboração, a inclusão e o sucesso de todos os alunos.
  • Gerontecnologia, envelhecimento ativo e independência da pessoa adulta-idosa
    Publication . Ribeiro, Jaime; Teles, Rui; Tavares, Rafael; Antunes, José; Brites, Marcelo; Décio Nascimento Guimarães; Douglas Christian Ferrari de Melo; Ribeiro, Jaime Moreira
    Introdução Todos os dias, no planeta, milhares de baby boomers estão a atingir a idade da aposentação. O crescimento exponencial do índice de envelhecimento transporta consigo algumas mudanças sociais que exigem a nossa atenção. Com a idade, os efeitos deletérios acentuam-se, sendo o processo de envelhecimento “um processo universal, progressivo, inevitável” que difere, numa análise biopsicológica, de pessoa para pessoa (Rosa, 2012, p. 19–20).
  • Tecnologia Assistiva: formação, experiências e práticas
    Publication . Guimarães, Décio Nascimento; Melo, Douglas Christian Ferrari de; Ribeiro, Jaime
    Este livro é uma jornada, um convite para compreendermos não apenas o que são as tecnologias assistivas, mas também como elas são concebidas, adaptadas e implementadas em contextos diversos ao longo do ciclo de vida. Desde experiências que possibilitam a transformação de vidas até práticas pedagógicas que abraçam a diversidade, cada capítulo oferece uma perspetiva única e valiosa sobre o poder das tecnologias assistivas. Ao longo destas páginas, mergulharemos nos desafios da implementação de tecnologias assistivas junto de pessoas com necessidades especiais, nas soluções inovadoras que estão redefinindo os padrões de inclusão e no papel fundamental da formação e capacitação para potencializar o uso eficaz dessas tecnologias. Este livro é um tributo à resiliência humana, à criatividade tecnológica e ao compromisso coletivo de construir um mundo mais acessível e igualitário para todos.
  • Learn for Yourself: The Self-Learning Tools for Qualitative Analysis Software Packages Learn by yourself: The Self-Learning Tools for Qualitative Analysis Software Packages
    Publication . Freitas, Fábio; Ribeiro, Jaime; Brandão, Catarina; Reis, Luís Paulo; Souza, Francislê De; Costa, António Pedro
    Computer Assisted Qualitative Data Analysis Software (CAQDAS) are tools that help researchers to develop qualitative research projects. These software packages help the users with tasks such as transcription analysis, coding and text interpretation, writing and annotation, content search and analysis, recursive abstraction, grounded theory methodology, discourse analysis, data mapping, and several other types of analysis. This paper focus the new paradigm of self-learning, that presents itself increasingly as a competence to support learning in a proactive way. It further analyses education and CAQDAS with emphasis on the use of CAQDAS in educational research and the self-learning of CAQDAS. The study conducted had two main goals: (1) analyse the self-learning tools of CAQDAS and (2) identify CAQDAS's users learning profile . Six software packages were selected: NVivo, Atlas.ti, Dedoose, webQDA, MAXQDA, and QDA Miner. They were reviewed, taking into account their transversality, language, (self-learning) tools, among other criteria. The results show that there is a considerable demand for information from users regarding the execution of processes in CAQDAS, and that the packages analysed do not guide users towards the self-learning tools that best fit their learning style.