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- O contributo da Terapia Ocupacional para a implementação de Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação em crianças com Paralisia Cerebral: uma Scoping ReviewPublication . Duarte, Francisca; Leal, Gabriela; Mira, Sara; Ribeiro, Sofia; Ribeiro, JaimeIntrodução: A Paralisia Cerebral (PC) é uma lesão do Sistema Nervoso Central com forte impacto na funcionalidade. As alterações neuromusculoesqueléticas, sensoriopercetivas e cognitivas originam frequentemente necessidades complexas de comunicação, cuja intervenção multidisciplinar passa amiudadamente pela implementação de Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC). O terapeuta ocupacional pode colaborar para esta intervenção, sobretudo quando são envolvidas Tecnologias de Apoio (T A). Objetivo: Descrever o processo da Terapia Ocupacional (TO) na implementação de SAAC, em crianças com PC, verificando a influência nas atividades, cuja participação está restringida por défices na comunicação. Metodologia: Scoping Review desenvolvida com base no guia orientador Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) e de acordo com o protocolo do Joanna Briggs Institute (JBI), encetada com pesquisa na b-on. Foi realizada uma análise categorial temática dos artigos com recurso ao software webQDA. Resultados: Foram selecionados 10 artigos, dos 353 estudos inicialmente encontrados, de acordo com os critérios de inclusão, demonstrando a contribuição do processo da TO, a importância de uma equipa multidisciplinar, bem como, a identificação de lacunas, que sugerem investimento em investigações futuras. Conclusão: A TO tem um papel pertinente na implementação de SAAC na: avaliação, com identificação das capacidades e necessidades a diferentes níveis, incluindo o posicionamento, tipo de acesso mais adequado e contextos; intervenção, através do posicionamento, da adaptação e treino de utilização de SAAC, de formação, consultadoria e advocacy das partes interessadas. A implementação de SAAC é uma área que ainda carece de investimento em investigação e formação.
- A Terapia Ocupacional na implementação de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação: estudo de caso com uma criança com PEA em idade pré-escolarPublication . Tomé, Catarina; Jordão, Inês; Santos, Mariana; Sousa, Sara; Ribeiro, JaimeA Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), consiste numa alteração neuro-desenvolvimental, que se expressa através de alterações e défices nas competências sociais e de comunicação. A Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) promove a autonomia das pessoas com PEA, para que consigam estabelecer uma comunicação eficaz com os seus pares. No âmbito da atuação da equipa multidisciplinar, a atuação da Terapia Ocupacional (TO) foca-se na promoção do acesso ao sistema de CAA, implementando dispositivos e interfaces customizadas ao utilizador. Objetivo: Descrever a intervenção da TO na implementação de Tecnologias de Apoio (TA) para a CAA junto de uma criança em idade pré-escolar com PEA, não verbal. Material e Métodos: Abordagem qualitativa através de um estudo de caso único, incidindo sobre a utilização de um dispositivo móvel android com ecrã tátil e com interface adaptado com pictogramas. Serão obtidos dados através da Escala de Comunicação Pré-Verbal, da Schedule of Growing Skills II , por entrevista a profissionais e cuidadores, e por observação participante. Resultados: Serão utilizados para a análise e interpretação dos dados qualitativos, o software WebQDA para a concretização da análise de conteúdo e o Microsoft Excel para tratamento dos dados quantitativos, provenientes das escalas de avaliação. Os resultados esperados avaliarão a evolução a nível das competências de comunicação, decorrente da implementação com treino do Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação. Conclusão: Esta investigação irá produzir conhecimento no que reporta à atuação do TO na implementação de um SAAC para o desenvolvimento da comunicação de uma criança com PEA, não verbal.
- O MOHOST na caracterização do cliente de Terapia Ocupacional em Saúde Mental no Centro Hospitalar do Baixo Vouga-PortugalPublication . Roldão, Elisabete; Simões, Ana; Pereira, Beatriz; Filipe, Catarina; Fabião, Joana; Valente, Prazeres; Cura, Mariana; Santos, Filomena; Ribeiro, Jaime MoreiraIntrodução: Atualmente, observa-se reduzida informação referente à prática dos terapeutas ocupacionais e à utilização do “Model of Human Occupation Screening Tool” (MOHOST) na avaliação de utentes psiquiátricos em Portugal. Objetivos: Perceber a utilidade do MOHOST na delineação o perfil dos utentes do Hospital de Dia (HD) no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (DPSM-CHBV). Material e Métodos: Foi realizado um levantamento exploratório-descritivo a partir de 238 processos clínicos dos resultados da avaliação do MOHOST. Realizou-se uma análise estatística com o software “Statistical Package for the Social Sciences” (SPSS). Resultados: Os resultados obtidos possibilitaram delinear o perfil do utente psiquiátrico. Destacam-se a identificação das limitações e potencialidades dos participantes através da avaliação do MOHOST, coerente com estudos anteriormente realizados. Conclusões: Constata-se que a aplicabilidade deste instrumento é útil na área de Psiquiatria e Saúde Mental, que indica a interferência psicopatológica nos papéis, rotinas, hábitos, participação e desempenho ocupacional do utente, o que potencia a intervenção do terapeuta ocupacional.
- Regul-A: Aplicação para Regular Crianças com PEA entre os 3-6 anos de idade, em Contexto de CasaPublication . Reis, Helena; Eusébio, Inês; Sousa, Margarida; Ferreira, Mariana; Pereira, Raquel; Dias, Sara; Reis, CatarinaIntrodução: Crianças com PEA são caracterizadas por apresentarem respostas atípicas aos estímulos sensoriais, tendo impacto no envolvimento e na participação funcional. Objetivo: O presente estudo descreve o processo de desenvolvimento de uma app com o intuito de ajudar as famílias a regular as crianças com PEA, entre os 3-6 anos, através da aplicação de estratégias sensoriais, para melhorar a participação nas rotinas diárias em contexto de casa. Material e Métodos: Para o estudo foi selecionado um focus group composto por quatro terapeutas ocupacionais com vários anos de experiência em trabalhar com crianças com PEA e com formação especializada na área da Integração Sensorial, de forma a desenvolver e a analisar o conteúdo da app. Estabeleceu-se uma colaboração com o Departamento de Engenharia Informática, e através de reuniões quinzenais conjuntas, foi possível desenvolver toda a configuração e programação da app de forma articulada. Resultados: “Regul-A” foi o nome atribuído à app, uma vez que apresenta como principal finalidade ajudar na regulação de crianças com PEA. Os resultados abrangem as diversas estratégias sensoriais selecionadas pelo focus group, assim como, a estrutura da app, desenvolvida em colaboração com o Departamento de Engenharia Informática. Conclusões: Acredita-se que a app “Regul-A” venha a constituir-se uma potencial ferramenta para reunir, analisar e gerir dados da criança relativos ao seu desempenho ocupacional, facilitando a implementação de estratégias e a partilha de informação entre os pais e os terapeutas ocupacionais.
- Sistemas de assentos moldados à medida versus almofadas convencionais e encostos (multimateriais): um estudo comparativoPublication . Rodrigues, Rafael; Barbosa, Miguel; Ribeiro, Jaime MoreiraIntrodução: Um posicionamento adequado é essencial para pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas e que apresentam alterações músculo-esqueléticas ou fraco controlo postural. De forma a proporcionar aos utilizadores o maior conforto e funcionalidade têm sido desenvolvidos sistemas de posicionamento convencionais e moldados, construídos com diferentes materiais, com o objetivo de acomodar essas anomalias posturais, pois um sistema adequado, irá, consequentemente, trazer ganhos em saúde e qualidade de vida. Objetivo: Avaliar eficácia no posicionamento e conforto de sistemas de assentos moldados à medida e de almofadas convencionais e encostos (multimateriais) Material e Métodos: Estudo comparativo de abordagem quantitativa, não probabilístico de amostra por conveniência de trinta utilizadores de cadeira de rodas. Os dados serão recolhidos, através do mapa de pressões a assentos moldados e assentos convencionais e da aplicação da escala de Braden, bem como com um questionário de avaliação da experiência do utilizador. Resultados: Com a realização deste estudo é esperado obter dados comparativos de ambos os sistemas de posicionamento. Conclusão: Através da realização deste estudo vai ser possível aferir, com base em dados empíricos, as diferenças, características e impacto na vida diária dos participantes, a fim de caracterizar o melhor sistema de posicionamento de acordo com as suas necessidades.
- Reabilitação cognitiva com realidade virtual em pessoas em idade ativa com sequelas de AVC: uma intervenção de terapia ocupacionalPublication . Marques, Sharon; Pereira, Ana; Silva, Maria Chantal; Curvelo, Mariana; Ribeiro, JaimeIntrodução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é das principais causas de morte e de incapacidade motora e cognitiva adquirida. Na componente cognitiva podem surgir alterações em processos e mecanismos cerebrais que podem resultar em perturbações do desempenho ocupacional. A intervenção típica em caso de défices cognitivos baseia-se na utilização dos tradicionais exercícios de lápis e papel, classificados como entediantes e pouco inovadores. Surge então a Realidade Virtual (RV) como recurso terapêutico com atividades diversas, com capacidade de adaptação, possível motivação acrescida e que apresenta bastante diversidade. Objetivo: Esta investigação tem como principal objetivo avaliar a evolução das competências cognitivas decorrentes da intervenção com RV, em pessoas com sequelas de AVC com idades compreendidas entre os 18 e 55 anos. Material e Métodos: Trata-se de um estudo experimental com grupo de controlo de randomização de participantes. Os dados serão recolhidos em dois momentos, antes e após a intervenção. Serão utilizados dois questionários com questões fechadas e abertas, para obtenção de dados sociodemográficos, informações relativas ao estado de saúde do participante e, no fim, a sua satisfação relativamente à intervenção. Para a avaliação das intervenções serão aplicados o MiniMental State Examination (MMSE) e o Loewenstein Occupational Therapy Cognitive Assessment (LOTCA) como instrumento de avaliação cognitiva. Resultados: Espera-se que na implementação deste projeto se obtenham resultados que comprovem alterações relativas às competências cognitivas, mais acentuadas no grupo experimental, que utiliza a RV como método terapêutico. Conclusão: Este projeto é essencial para a construção científica no campo da reabilitação cognitiva, através da RV.
- Livro de Atas da 1ª Conferência Lusófona de Terapia OcupacionalPublication . Ribeiro, Jaime; Trigueiro, Maria João; Marques, António; Pinto, Élia Silva; Reis, Helena; Sousa, Helena; Ferreira, Isabel; Braúna, Mônica; Rocha, Nuno; Portugal, Paula; Santana, Raquel; Pestana, Susana; Coelho, Tiago; Pedrosa, Varela Vanda; Simões-Silva, VítorA 1ª Conferência Lusófona de Terapia Ocupacional ocorreu no dia 9 de julho de 2021, em modo virtual (vídeo conferência). Esta conferência surgiu do Núcleo Académico da Terapia Ocupacional (NATO) da Rede Académica de ciências da Saúde da Lusofonia (RACS). Pretendeu dinamizar e disseminar a produção científica em Terapia Ocupacional, em língua portuguesa. Pretendeu também contribuir significativamente para a discussão dos temas mais atuais e emergentes e contar com a participação de investigadores e profissionais do mundo lusófono. Só com partilha de conhecimento científico é possível fazer progredir a profissão e sustentar a prática em evidência sólida de forma a promover conhecimento e reconhecimento da Terapia Ocupacional. Nesta primeira edição, em formato virtual, no seguimento da pandemia que assolou o planeta, foram apresentados assincronamente 15 pósteres em formato vídeo e disponibilizados em https://www.youtube.com/playlist?list=PLKUR7eWoyi2QAmZdHuB8qapIIA3PGxPVf . Foram também apresentadas de forma síncrona 14 comunicações livres que resultaram em 13 artigos completos que foram publicados na RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS - https://revsalus.com/index.php/RevSALUS . Uma comunicação oral encontra-se em artigo completo neste livro. Neste livro de Atas encontram-se publicados os resumos dos artigos completos publicados na RevSalus assim com os artigos curtos que originaram os vídeo-pósteres. Com mais de 100 participantes internacionais, esta edição obteve um sucesso considerável atendendo à sua novidade e constrangimentos pandémicos. O futuro augura-se frutífero e preenchido numa rede lusófona que expande de forma sustentável. Sucessos para a Terapia Ocupacional e para a Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia.
- Alteração no desempenho ocupacional após internamento em UCI por Covid-19: A perceção dos utentes do Hospital de LeiriaPublication . Ferreira, Ana Rita; Rodrigues, Mariana; Cardoso, Raquel; Sabino, Inês; Teixeira, LilianaA Covid-19 é uma doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2 que afetou de forma significativamente negativa a saúde pública e a economia mundial, originando assim uma pandemia global, tendo provocado até ao dia 8 de abril de 2021, segundo os dados fornecidos pelo Serviço Nacional de Saúde (2021), 825 633 casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2 e 16 899 mortes, em Portugal. A Covid-19 pode causar algumas consequências, como, fadiga, perturbação do ciclo do sono, ansiedade e/ou depressão e fraqueza muscular, podendo levar a alterações no desempenho ocupacional. Assim, perante o referido anteriormente e o facto de até à data não existir literatura suficiente que sustente as alterações do desempenho ocupacional, consequentes da Covid-19 e do internamento, surgiu a necessidade de investigar “Qual a perceção dos utentes internados em Unidade de Cuidados Intensivos, no Centro Hospitalar de Leiria, por Covid-19 na alteração do desempenho ocupacional”, pelo que se irá aplicar uma entrevista semiestruturada aos participantes, de forma a recolher dados que auxiliem na resposta à questão de investigação. Com esta investigação prevê-se que os utentes do Centro Hospitalar de Leiria, internados por Covid-19, reportem défices no desempenho ocupacional, principalmente devido às alterações físicas e respiratórias, sendo expectável que cause alterações nas atividades de vida diária e instrumentais, no descanso e sono e no trabalho/educação.
- Avaliação de sistemas posturais da pélvis numa pessoa com Distrofia Muscular do tipo Cinturas: resultados da análise a três almofadas na promoção do equilíbrio dinâmicoPublication . Marques, Cíntia; Matos, Carolina; Cavaleiro, Joana; Simões, Juliana; Fonseca-Pinto, Rui; Lopes, Nuno; Ribeiro, Jaime MoreiraIntrodução: As almofadas anti-escaras são dispositivos especializados para a redistribuição de pressão e gestão da carga sobre os tecidos e do microclima. Devem manter o alinhamento postural, facilitar o movimento, criar uma base estável, aliviar a dor e serem confortáveis. Podem ser compostas exclusivamente por um material como espuma, gel, ar e fluido, ou pela combinação de dois ou mais destes materiais. As investigações concretizadas focam-se na distribuição do peso e negligenciam o comportamento dinâmico da almofada durante as atividades quotidianas. Objetivos: Avaliar a eficácia na manutenção do equilíbrio dinâmico de três tipos de almofadas de gama média-alta com diferentes composições. Métodos: Estudo com uma pessoa do sexo feminino com Distrofia Muscular do tipo Cinturas, utilizando-se: uma almofada de espuma e ar (A), uma almofada de espuma e bolsa de fluido (B) e uma de ar (C). A recolha de dados foi realizada em dois momentos: 1)recolha dados antropométricos, cinemáticos e dinâmicos, através de medição direta do alcance, videogravação e acelerómetro, e pressões exercidas sobre as almofadas, mediante um protocolo de movimentos e randomização de almofadas; 2)avaliação da perceção do utilizador com questionário e escala visual analógica de dor, após quatro horas de permanência na almofada. Resultados: A almofada A revelou melhores resultados ao nível do alcance máximo, do pico de pressão na posição inicial, do coeficiente de variação e da pressão média na flexão frontal do tronco. A almofada B apresentou resultados mais positivos na área de contacto, coeficiente de variação e na pressão média na posição inicial, no pico de pressão da flexão frontal do tronco, na variação da aceleração e na análise subjetiva. Conclusão: As almofadas anti-escaras que, na sua composição, combinam dois materiais, são mais eficazes na promoção do equilíbrio dinâmico, observando-se vantagem na utilização da almofada composta por espuma e fluido.
- A comunicação entre as equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva e os centros de apoio à aprendizagem no concelho de santarémPublication . Canha, Sílvia Maria Santinho dos Santos; Mangas, Catarina Frade; Ribeiro, Jaime Emanuel MoreiraEste estudo surge por crermos que se vive atualmente, nas escolas portuguesas, uma mudança nas práticas de Educação Inclusiva (EI), decorrente da publicação do Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho, que reitera a intenção a escola um local acessível e de sucesso para todos os alunos. Partindo deste normativo legal optámos por efetuar uma investigação exploratório-descritiva de natureza qualitativa concretizada num estudo de caso que visa analisar como é que as Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Santarém monitoriza o funcionamento dos Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA). Na tentativa de respondermos à questão de partida elencámos um conjunto de objetivos, que procuram caracterizar e descrever, na população alvo deste estudo, os meios e os fluxos de comunicação utilizados, especificar os fatores que influenciavam a comunicação e os que contribuem para a implementação dos princípios da EI. Os dados foram recolhidos, no ano letivo 2020-2021, através de inquéritos por questionário e por entrevistas semiestruturados junto dos elementos que integravam as EMAEI e os CAA de cada um dos quatro Agrupamentos em estudo. A principal técnica de análise e interpretação dos dados foi a análise de conteúdo, que permitiu percecionar que a legislação não se apresenta suficientemente clara sobre os novos modelos conceptuais e organizativos, o que tem inviabilizado que as EMAEI monitorizem os CAA. A realidade encontrada permitiu-nos concluir que nos casos estudados os CAA estão a funcionar apenas como centros agregadores das antigas Unidades Especializadas e que a monitorização só é aplicada relativamente às medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão dos alunos, que frequentam os CAA. v Os elementos das equipas envolvidas tendem a apresentar uma comunicação interna fluida, efetivada principalmente através de reuniões e conversas informais. Foi percecionada a existência dos três níveis dos fluxos de comunicação, descendente, ascendente e circular. Quanto aos meios de comunicação utilizados verificámos preponderância de material impresso e digital. As dinâmicas das equipas tendem a contribuir para a alocação de toda a escola aos princípios e práticas da EI, embora sejam reconhecidas fragilidades na aplicação a todos os alunos. Com esta investigação não tivemos a pretensão de esgotar a complexidade do tema, mas pensamos ter contribuído para despoletar reflexão e discussão, suportada pela literatura existente.