Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1000.05 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A organização e implementação das equipas multidisciplinares nas escolas está associada aos princípios da Educação Inclusiva, de e para todos, sendo cada elemento ativo, importante, decisivo e decisor. Requer mudanças na forma de pensar, organizar e agir. Requer atitudes comunicativas mais profícuas e diversificadas, mas que tenham como objetivos o desenvolvimento pessoal e profissional, fazendo com que todos aprendam, o que se traduz na melhoria da própria escola. O estudo, de natureza qualitativa, procurou identificar as características consideradas vitais ao funcionamento das equipas multidisciplinares e à implementação da inclusão, destacando-se a comunicação interpessoal, que deve ser fundada no diálogo, respeito, partilha de informação, aceitação dos pontos de vista e confiança. Só com o esforço individual as equipas podem trabalhar juntas e desenvolver processos participativos, democráticos e baseados na cooperação, mas que sejam simultaneamente eficazes, dinâmicos, promovam a colaboração, a inclusão e o sucesso de todos os alunos.
Description
O livro "Educação Inclusiva e Acessível: Oportunidades e Sinergias", onde se insere este capítulo, tem a coordenação de Catarina Mangas, CICS.NOVA.IPLeiria, CI&DEI, Politécnico de Leiria, e de Jenny Sousa, ESECS, CICS.NOVA.IPLeiria, CI&DEI, Politécnico de Leiria.
Esta edição foi sujeita a revisão científica por pares: Adriana Brambilla – Universidade Federal da Paraíba, Brasil • Ana Lopes – Instituto Politécnico de Guarda, Portugal• Cezarina da Conceição Santinho Maurício – Politécnico de Leiria, Portugal • Dinora Tereza Zucchetti – Universidade FEEVALE, Brasil • Eduardo Manzini – Universidade Estadual Paulista, Brasil • Eva Navarro – Universidade de Valladolid, Espanha • Fernando Paulo Oliveira Magalhães – Politécnico de Leiria, Portugal • Helena Mesquita – Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal • Ithaisa Perez – Universidad de La Laguna, Espanha • José António Duque Vicente – Politécnico de Leiria, Portugal • Loiane Orbolato – Universidade Estadual Paulista, Brasil • Lúcia Grave Magueta – Politécnico de Leiria, Portugal • Sandrina Diniz Fernandes Milhano – Politécnico de Leiria, Portugal.
Esta edição foi sujeita a revisão científica por pares: Adriana Brambilla – Universidade Federal da Paraíba, Brasil • Ana Lopes – Instituto Politécnico de Guarda, Portugal• Cezarina da Conceição Santinho Maurício – Politécnico de Leiria, Portugal • Dinora Tereza Zucchetti – Universidade FEEVALE, Brasil • Eduardo Manzini – Universidade Estadual Paulista, Brasil • Eva Navarro – Universidade de Valladolid, Espanha • Fernando Paulo Oliveira Magalhães – Politécnico de Leiria, Portugal • Helena Mesquita – Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal • Ithaisa Perez – Universidad de La Laguna, Espanha • José António Duque Vicente – Politécnico de Leiria, Portugal • Loiane Orbolato – Universidade Estadual Paulista, Brasil • Lúcia Grave Magueta – Politécnico de Leiria, Portugal • Sandrina Diniz Fernandes Milhano – Politécnico de Leiria, Portugal.
Keywords
Equipa multidisciplinar Inclusão Comunicação Educação inclusiva
Citation
Canha, S, Mangas, C., & Ribeiro, J. (2022). A Inclusão na Escola: O Papel da Comunicação entre as Equipas Multidisciplinares. In Catarina M., & Jenny S. (Coords.). Educação Inclusiva e Acessível: Oportunidades e Sinergias (1ª ed., pp. 189-205). Editora Almedina.
Publisher
Almedina