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- Livro de Atas : 9.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social - ''Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia: Relatos e Experiências''Publication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Duarte Santos, RuiA 9.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social, realizada online, nos dias 26 e 27 de novembro de 2021, teve por tema “Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia: Relatos e Experiências”. O vírus SARS-CoV-2, que origina a doença da COVID-19, chegou à Europa no início do ano 2020 e abalou todos os países, mesmo os que se consideravam mais preparados do ponto de vista médico-sanitário. Neste contexto, tornou-se inevitável pensar esta pandemia na Conferência Internacional anual de Mediação Intercultural e Intervenção Social. A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e o CICS.NOVA.IPLeiria convidaram mediadores interculturais, professores, profissionais da saúde, educadores, investigadores, cientistas sociais, da educação, da saúde e do desporto, educadores sociais, assistentes sociais, animadores e outros interventores sociais a debater Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia COVID-19: Relatos e Experiências. O novo coronavírus, designado SARS-CoV-2, foi identificado pela primeira vez na China, em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan. Este novo agente, que nunca tinha sido identificado em seres humanos, rapidamente atravessa fronteiras físicas e sociais e se instala em todos os territórios, povos e nações. À medida que os diferentes países vão sendo afetados pela doença sucedem-se os confinamentos, de forma a evitar os contactos físicos e, consequentemente, a disseminação do vírus e seu crescimento exponencial. Ainda que o avanço tecnológico e as novas tecnologias permitam novas e rápidas formas de comunicação, não permitiram recuperar o toque, o abraço, o beijo, o calor humano, 14 fundamentais às sociabilidades e à qualidade de vida subjetiva. A modernidade foi de novo abalada e as formas de comunicação tecnologicamente avançadas permitiram a comunicação virtual, mantendo algumas interações, quer em termos laborais, quer em termos pessoais e sociais, obrigando, contudo, à manutenção de distanciamento físico entre as pessoas e ao confinamento pessoal, grupal, familiar e social. Foi necessário reinventar formas de trabalho, de interação, de intervenção. As necessidades de combate a um novo inimigo invisível estimularam a ciência e a indústria a produzir, em tempo recorde, máscaras, gel desinfetante, zaragatoas, testes, vestuário adequado para os profissionais de saúde, que passaram a ser elementos quotidianos nos mais diversos espaços, públicos e privados. A ciência médica colocou, também em tempo recorde, à disposição dos vários Governos, vacinas, que geraram quer procuras massivas, quer comportamentos negacionistas de pessoas que, ou rejeitaram a vacinação, ou continuaram a negar a existência desta pandemia. Reinventaram-se novas formas de convivência, de socialização e de mediação para uma sociedade que está, afinal, em permanente mudança, face ao risco que o mundo global expõe e oferece aos humanos. Os contextos da pandemia COVID-19 alteraram vivências que se traduziram em novas formas de convivência(s) e que, no limite, e muitas vezes, implicaram estratégias de sobrevivência(s), como foi apresentado nas diversas comunicações científicas cujos textos integram esta publicação. Esta Conferência Internacional, anual, tem sido realizada, desde 2014, nos auditórios da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. Devido ao contexto da pandemia da Covid-19, que atingiu Portugal a partir do mês de março de 2020, a 9.ª Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social, cujo Livro de Atas agora se apresenta, foi totalmente realizada em formato online. Para além das comunicações livres, cujos resumos foram divulgados e publicados atempadamente no site da Conferência – https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4- media/documents/Livro_de_resumos_FINAL.pdf –, divididos em nove sessões temáticas, tornamos agora públicos os textos completos das várias apresentações, neste Livro de Atas, publicado digitalmente e que ficará disponível no site da da 9.ª Conferência MIIS (https://conferencia-miis.eventqualia.net/pt/2021/inicio/). 15 Relativamente à estrutura do livro, este encontra-se dividido em 14 partes, a saber: • Parte I – Abertura; • Parte II – “Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia COVID-19”: A pandemia em contextos diversificados; • Parte III - Comunicações Livres: Práticas Educativas em contexto de COVID-19; • Parte IV - Comunicações Livres: Ensino Superior e (Sobre)vivências Académicas em contexto de COVID-19; • Parte V - Comunicações Livres: Velhice(s) e Saúde; • Parte VI - Comunicações Livres: Crianças e Jovens; • Parte VII - Comunicações Livres: Artes e Literatura;
- A Gestão de Recursos Humanos nas Organizações Sem Fins Lucrativos – um instrumento de medidaPublication . Oliveira, Márcio; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos; Sousa, Marlene; Duarte Santos, RuiOs recursos humanos são apontados como um importante ativo para as organizações em geral, sendo particularmente relevantes para as Organizações Sem Fins Lucrativos. É importante que estas organizações desenvolvam uma gestão cuidada dos recursos humanos, de forma a que se consigam munir de uma equipa de colaboradores adequada para cumprir a sua missão social e enfrentar os desafios da sociedade. Assim, o presente estudo pretende fundamentar e apresentar um instrumento de medida para os recursos humanos destas organizações, que permita auxiliar estas organizações na gestão dos mesmos, dotando-as de uma ferramenta de apoio à gestão das pessoas que as compõem.
- Novos paradigmas do envelhecimentoPublication . Pocinho, Ricardo; Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui; Marques, Liliana; Trindade, Bruno; Silva, Sílvia; Gordo, SaraEste livro que dedicamos aos mais velhos e a quem deles cuida, é uma coletânea de testemunhos, de partilh a de práticas e de manifestações de ciência. Objetiva a devolução ao idoso do direito à participação ativa e identifica formas de prestação de cuidados centrados na pessoa, garantido um envelhecimento ativo, feliz, digno e bem-sucedido. Obrigado a todos os autores, por “Não quererem apenas acrescentar anos à vida, mas sim acrescentarem, vida aos anos”.
- Opera in Prison: Impact of an artistic project on the reintegration of young people in prisonPublication . Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui; Margarido, Emanuel; Milhano, Sandrina; Póvoa, VanessaThe social intervention through the artistic languages can represent in the life of each subject a great socio-educational significance, contributing to reinforce numerous personal, social, affective, emotional and relational skills. The social reintegration of young prisoners presents a great challenge for professionals, since the period of detention can indeed allow the individual a period of reflection, there are also ties (of friendship, family ...) that fall apart, and that, in most cases, it is important to reconcile. The project "Opera in Prison" searched, through music, theater and dance to promote a strategy of socio-educational intervention that catalyzes a socially framed life. This project, funded by the Calouste Gulbenkian Foundation, took place in the Leiria Prison (youth), having been promoted by Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP). Since the beginning of 2014, a group of 50 prisoners. To understand the impact of this project on the process of social reintegration of young prisoners, a research methodology was adopted based on interviews with the various stakeholders in the project. The results presented evidenced the role that artistic languages have played in the lives of young prisoners and their families and the way in which they have contributed to a more effective social reintegration.
- The use of Digital Educational Resources in the Process of Teaching and Learning in Pandemic by COVID-19Publication . Pocinho, Ricardo; Carrana, Pedro; Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui; Milhano, Sandrina; Trindade, Bruno; Santos, GiselaThe Coronavirus advance is forcing schools and universities to revise their teaching methodologies. With the closure of the institutions, thousands of teachers and millions of students will have to find new ways of teaching and learning overnight, which will be a huge challenge. We cannot expect everyone to suddenly adapt to these new times. We are aware of the numerous Internet connection problems, but it is a great time to reinvent ourselves and build the courage to test the use of technological tools already available to structure alternatives in the distance education format. Thinking outside the box can help mitigate the momentary problem, as well as collaborate to strengthen digital culture and move towards a new education.The good news is that many teachers have been putting aside prejudices and are being resilient, seeking to understand the potential of available resources, not shying away from seeking and implementing technological solutions that before the virus were seen as secondary and have now become standard tools to teach synchronous and asynchronous classes, share content, correct assignments, answer questions and exchange knowledge. In the beginning, many activities that were previously carried out exclusively in person took a longer time when they started to be performed online. But as the virtual became the new real, students became more engaged and plunged headlong into relevant online learning experiences. Through applications and software, classes continued according to the school calendar.This study aimed to understand how teachers adapted to digital resources to face the limitations caused by the pandemic. It also intends to understand the impact of digital resources on the quality of teaching, as well as on motivation and academic success.
- Livro de Resumos: XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção SocialPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Santos, RuiO XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e a 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social, a realizar conjuntamente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS.IPLEIRIA) nos dias 20 e 21 de outubro de 2022, cruzam dois domínios simultaneamente distintos, mas, também, inegavelmente associados na intervenção social empoderadora: a Pedagogia Social e a Mediação Intercultural. Há, ainda, uma grande lacuna de estudos sobre a relação da Pedagogia Social e, em parte, de todas as profissões sociais, com a Mediação Intercultural que aposta no interventor que age dialogando, negociando, [mediando], empoderando, autonomizando, com práticas sempre de natureza relacional, no trabalho com sujeitos que pensam sobre si e sobre os outros. Este trabalho relacional, seja do educador social, seja de outros profissionais do trabalho social, só pode ocorrer com recurso a competências em mediação intercultural, para a transformação do(s) outro(s), a partir de si próprios, com vontades renovadas, sonhos emergentes, projetos elaborados ou reelaborados na interação com o interventor. Este é, assim, um mediador intercultural que põe em prática a Pedagogia Social mais empoderadora e educadora no sentido mais amplo e antropológico do termo e que, antes da resolução de choques de culturas, tensões ou mesmo conflitos, aposta na prevenção e transformação social para uma cultura de paz, para uma (com)vivência versus coexistência, e para a construção de uma sociedade glocal mais intercultural e inclusiva. É para debater, discutir e aprofundar estas questões que a SIPS - Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social - e o CICS.Nova.IPLeiria - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais: Polo de Leiria - convidam os interessados a apresentar e partilhar experiências de Pedagogia Social e de Mediação Intercultural, em torno dos seguintes eixos temáticos: 1 - Teoria e Prática em: - Comunidades (“reais” ou “imaginadas”) - Contextos familiares - Territórios educativos em espaços públicos e privados: escolas, associações, municípios, instituições 2 - Conceções epistemológicas sobre pedagogia social e mediação intercultural. O Livro de Atas, em formato e-book, com os textos completos dos 151 resumos que se apresentam de seguida, será publicado durante o ano de 2023. 20 Para além das comunicações livres, que serão apresentadas online e presencialmente, em 16 sessões, o evento contará ainda com uma comunicação de abertura, intitulada “Transformação de conflitos na intervenção social: do provável ao possível e do possível ao preferível”, proferida por Maria Carme Boqué Torremorell, especialista na área da mediação intercultural; uma mesa-redonda intitulada “Pedagogia Social, Mediação Intercultural e Intervenção Socioeducativa”, que contará com a participação de Isabel Baptista, Ariana Cosme, Jorge Camors e Paulo Delgado; e uma conferência de encerramento, “Educação de Adultos e Mediação Intercultural: práticas transformativas para um novo paradigma”, que será proferida por Luís Alcoforado. No dia 21 de outubro, Licínio Gonçalves, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, apresentará o livro Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Tempos de COVID-19: Mediação Intercultural e Intervenção Social, organizado por Ricardo Vieira, José Carlos Marques, Pedro Silva, Ana Maria Vieira, Cristóvão Margarido, Rui Matos e Rui Santos.
- Livro de Atas : XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social - ''Pedagogia Social e Mediação Intercultural: Teoria e Prática na Intervenção Socioeducativa''Publication . Vieira, Ricardo; Pérez de Guzmán Puya, María Victoria; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Santos, RuiO XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e a 10.ª Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social, realizados conjuntamente na ESECS.IPL - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, nos dias 20 e 21 de outubro de 2021, cruzaram dois domínios simultaneamente distintos, mas, também, simultaneamente ‘irmãos’ na intervenção social empoderadora. Há, ainda, uma grande lacuna de estudos sobre a relação da Pedagogia Social e, em parte, de todas as profissões sociais, com a Mediação Intercultural que aposta no interventor que age dialogando, negociando, [mediando], empoderando, autonomizando, com práticas sempre de natureza relacional, no trabalho com sujeitos que pensam sobre si e sobre os outros e não com pessoas tantas vezes transformadas em objetos por parte do profissional social. A Pedagogia Social, enquanto ciência matriz quer da Educação Social, quer da Animação Sociocultural, quer mesmo do Serviço Social moderno, aponta para tudo menos para o assistencialismo e para a caridade na pretensa ajuda aos outros. Pelo contrário, alimenta profissões caraterizadas pela relação social de proximidade onde a escuta ativa, a comunicação no seu sentido lato, a empatia e o partir do outro para a construção da sua própria autonomização são fundamentais. Inevitavelmente, a Pedagogia Social desemboca nessas profissões, não raras vezes, através da Mediação Intercultural [enquanto paradigma essencialmente preventivo, transformador e socioeducativo] onde o interventor, ao contrário da mediação clássica, é tudo menos neutro. É tudo menos imparcial, como se procurará discutir e refletir neste congresso. O Pedagogo Social tem intenções de mudança, o que implica uma (trans)formação de si, da visão sobre si próprio e da visão sobre os outros.
- IntroduçãoPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos Laranjo; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Duarte Santos, Rui; CICS.NOVA.IPLeiria e ESECS.IPL
- O COVID-19 como Fenómeno Social Total: Uma introduçãoPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos Laranjo; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Duarte Santos, Rui