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No âmbito da temática educação e migração é urgente integrar e incluir os migrantes no país de acolhimento. A educação, aprendizagem e orientação ao longo da vida torna-se a ponte na rede da integração e inclusão dos adultos migrantes. Esta temática é, assim, pertinente, dado que é orientada para observar e percecionar os aspetos relacionais da prática com migrantes, enquanto alunos, num contexto formativo. Logo, este estudo pretende analisar e compreender o desenvolvimento da relação pedagógica com a população migrante, sob a perceção de diferentes intervenientes, objetivando identificar os fatores potenciadores desta relação e a construção de um perfil específico de formador/ educador. Em suma, esta investigação objetiva conhecer e compreender as perspetivas de formadores e formandos migrantes, buscando respostas de melhoria para a relação pedagógica no processo educativo com migrantes.
No referente à metodologia, salienta-se o paradigma interpretativo e o tipo de estudo qualitativo, as técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados empregados, especificamente Focus Group e análise de conteúdo. Pelos resultados obtidos, evidencia-se a necessidade de implementar e usar estratégias de mediação e/ou negociação com os migrantes, harmonizando culturas, favorecendo mutuamente a empatia e um acompanhamento mais humanizado, particularmente em situações de maior conflito ou risco. O estudo apresentado mostra resultados de melhoria na relação pedagógica com migrantes, se se atender ao fator emocional, na vertente humana da relação, reforçando o bem-estar holístico e o elo pedagógico em contexto formativo, dando especial relevo aos aspetos sociais, psicológicos, afetivos e educativos, singulares e intrínsecos de cada elemento do grupo formativo, potenciando o desenvolvimento comunitário.
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Keywords
Desenvolvimento Comunitário Educação Migrantes Relação Pedagógica