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- Desenhos Animados GestuantesPublication . Rodrigues, Andreia Esteves; Sousa, Joana Rita da Silva Conde e; Marques, Nuno Alexandre FragataApercebermo-nos da parca existência de desenhos animados gestuantes, assim procurámos Linhas Orientadoras que levassem a esta criação, levando a cabo um trabalho exploratório. Isto porque em termos de literatura não encontrámos trabalhos de investigação desenvolvidos nesta área senão na questão da representação do surdo nos média, nos desenhos animados. Assim, decidimos cruzar estudos que mostrassem a pertinência: da inclusão da legendagem, da Língua Gestual, dos desenhos animados como veículo cultural e modelador de comportamentos identitários, da animação enquanto técnica de ilusão ótica e como esta pode levar a uma produção mais clara da LG. Para desenvolver este trabalho procurámos o máximo de trabalhos empíricos de vídeos animados com LG, embora parcos, e procedemos à sua extensa análise, cruzando os dados com entrevistas, testes realizados pela investigadora e algumas investigações paralelas, resultando numa proposta de Desenhos Animados Gestuantes que vão beber à Banda Desenhada (BD), ao Deaflore, ao Cinema e à Animação. Desta forma recorremos à lógica de ancoramento da informação fazendo uso de balões pictográficos, onomatopeias, linhas de movimento e outros códigos visuais utilizados que se destacam na BD e já foram apropriados pelo cinema, bem como legendagem criativa, indo ao encontro da experiência visual dos surdos e da sua expressão artística. No campo das tecnologias, discute-se a vantagem da utilização da tecnologia 3D por permitir uma melhor noção de espaço, essencial para respeitar a experiência visual surda, permitir alterar mais fatores durante a captação e maior controlo sobre o resultado final. Independentemente disto, os gestos podem ser escolhidos de forma a facilitar a comunicação e o trabalho de animação, sendo que as LG dispõem de vários sinónimos como as outras línguas, ou outras formas de expressar que aliadas ao contexto e aos suportes visuais selecionados poderão servir melhor em detrimento de outros. Como este tipo de trabalho toca muitas áreas, percebemos que será basilar a criação de uma equipa pluridisciplinar, idealmente transdisciplinar. Desta pesquisa resultou um teste que mesclou Realidade Aumentada com traços gráficos da Banda Desenhada e proposta de algumas Linhas Orientadoras para criar Desenhos Animados Gestuantes, dividas pelas fases de pré-produção, produção e pós-produção.
- Training in Digital Skills—The Perspective of Workers in Public SectorPublication . Lopes, Ana Sofia; Sargento, Ana; Farto, JoanaDigital transformation can become a complex process when workers have insufficient skills, which makes training in the digital field essential. Herein, we intend to relate the digital literacy perceived by workers with their training needs for the Portuguese public sector context. Additionally, based on the Human capital theory, we also investigate which professional/demographic characteristics increase training propensity in digital fields. Through an online questionnaire, a dataset with information on 573 workers was obtained. The data analysis was made by using a probabilistic regression model and additional statistical techniques. The results revealed that workers with higher levels of education and higher professional skills have higher probability of participating in training in the digital field. On average, workers reveal low levels of digital knowledge (2.7 in a 1–5 scale) and low participation in training in the digital fields (72% of the sample had no training over the last two years), but the majority present a willingness to participate in future training sessions, especially in the fields of Dataset management, Cybersecurity and Communication systems. This study provides information on training in the digital field of public workers, which is essential for public organizations to better prepare for digital transformation. Additionally, it contributes to a very recent literature on digital learning, and it can be extended to other contexts.
- SPLIT- COMPANY RETROSPECTIVES AT SCALEPublication . Caseiro, Nuno Miguel Hilário; Monteiro, Marco António de OliveiraAs retrospetivas são cerimónias efetuadas em equipas de trabalho que têm o objetivo de definir e compreender os aspetos positivos, menos positivos e as ações a tomar para melhorá-los. Nestas sessões é importante que todos os colaboradores tenham oportunidade de expressar a sua opinião e que esta seja valorizada. Por norma, as retrospetivas têm o apoio de um quadro kanban onde se introduzem as opiniões de cada membro e que são representadas por cartões. Em equipas grandes surge a dificuldade de dar oportunidade a todos os participantes em expressar a sua opinião. Como tal, é fundamental definir um mecanismo que resolva este problema. Com esse objetivo, pode-se dividir uma equipa grande em subequipas e cada uma destas deve realizar a sua retrospetiva, possibilitando que todos os membros demonstrem a sua opinião. Posteriormente, os resultados obtidos nas retrospetivas de cada subequipa devem ser unificados e gerados itens de ação que pretendem resolver os aspetos que correram menos bem. O projeto SPLIT surge com o objetivo de resolver o problema referido, otimizar e automatizar o processo de retrospetivas em qualquer tipo de equipa, principalmente com elevado número de elementos. A solução pretende dividir as equipas noutras mais pequenas, criar automaticamente os respetivos quadros kanban e oferecer um conjunto de automações dentro destes, possibilitar agendamentos e a integração com o slack, o que permite de forma a automática enviar mensagens sobre todas as fases e ações relevantes durante o processo de retrospetivas. Na fase anterior ao desenvolvimento, decorreu a fase de product design e conceção do produto onde foi executado um processo de pesquisa que serviu para compreender como é possível otimizar o processo e que requisitos são essenciais para a plataforma colmatar as necessidades dos utilizadores e da empresa, tendo o foco na execução de retrospetivas em equipas grandes. Este processo terminou com o levantamento de requisitos, a execução de um design system e de todo o design da aplicação. A plataforma a nível tecnológico é composta essencialmente por dois módulos. O backend foi construído utilizando a framework NestJS e encapsula as regras de negócio, acede à base de dados e providencia uma REST API e um socket gateway com o propósito de servir a aplicação web. Esta foi desenvolvida com recurso a uma framework de react denominada de Next.js. A aplicação web providencia uma interface, focada na experiência de utilização, que permite visualizar e interagir com a plataforma. O sistema foi avaliado com testes manuais, alguns unitários e de usabilidade que contribuíram para a correção de erros e melhor perceção de possíveis melhorias.
- Territorial resilience on the aftermaths of COVID‐19 crisis—An exploratory analysis on the role of innovationPublication . Sargento, Ana; Lopes, Ana SofiaThis study examines the impact of different regional determinants on heterogeneous territorial resilience to COVID-19 crisis, highlighting the role of innovation, particularly, the engagement of research and innovation (R&I) entities in networks with businesses. Two OLS models were separately estimated for the resistance and the recovery phases, complemented by a multinomial logistic model, applied to test for a non-linear relationship between R&I networks and territorial resilience. Results are robust concerning the positive influence on municipalities’ resistance and recovery of having R&I entities collaborating in innovation consortia. Education, stability and sectoral diversification of local labor market are also essential for regions to be able to resist to the crisis but seem not important for recovery. Finally, international trade openness and pre-crisis labor performance penalizes both resistance and recovery from downturns.
