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Abstract(s)
O presente estudo, visa conhecer o processo comunicativo no ensino
e aprendizagem de cinco docentes de uma instituição do Ensino
Superior em Portugal quando confrontados com estudantes com
deficiência visual. Assim, tem como objetivos: identificar dificuldades
e facilitadores encontrados pelos docentes no processo de ensino e
aprendizagem de estudantes com deficiência visual; conhecer as
estratégias metodológicas adotadas; e analisar em que medida essas
estratégias promoveram a participação dos estudantes com
deficiência visual em sala de aula. Para o presente estudo de caso,
adotamos uma metodologia qualitativa de tipo descritivo simples,
onde utilizamos entrevistas semiestruturadas com os participantes.
Como resultado das entrevistas realizadas, observou-se que os
docentes que não possuem formação especializada na área da
educação de pessoas com necessidades específicas, expressaram o
desejo de aprofundar seus conhecimentos no assunto; os
conhecimentos que adquiriram nesta área foram através de
formações oferecidas pela própria Instituição em que trabalham. Já os
docentes com formação neste domínio, informaram que sentem a
necessidade de aprofundamento do conhecimento em alguma área
específica relativa à pessoa com deficiência. Observou-se ainda, que
as estratégias utilizadas pelos docentes em sala de aula para os
estudantes com deficiência visual são muito parecidas entre si e que
sempre contam com a colaboração destes estudantes no sentido do
que pode ser melhor para o seu aprendizado. Quando questionados
sobre o impacto das dificuldades encontradas no ensino aos
estudantes com deficiência visual em suas práticas pedagógicas, os
docentes foram unânimes ao afirmarem que estas serviram para
repensarem as suas práticas pedagógicas em sala de aula.
Description
Keywords
Ensino Aprendizagem Comunicação Acessível Ensino Superior Deficiência visual