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Desenhos Animados Gestuantes

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Apercebermo-nos da parca existência de desenhos animados gestuantes, assim procurámos Linhas Orientadoras que levassem a esta criação, levando a cabo um trabalho exploratório. Isto porque em termos de literatura não encontrámos trabalhos de investigação desenvolvidos nesta área senão na questão da representação do surdo nos média, nos desenhos animados. Assim, decidimos cruzar estudos que mostrassem a pertinência: da inclusão da legendagem, da Língua Gestual, dos desenhos animados como veículo cultural e modelador de comportamentos identitários, da animação enquanto técnica de ilusão ótica e como esta pode levar a uma produção mais clara da LG. Para desenvolver este trabalho procurámos o máximo de trabalhos empíricos de vídeos animados com LG, embora parcos, e procedemos à sua extensa análise, cruzando os dados com entrevistas, testes realizados pela investigadora e algumas investigações paralelas, resultando numa proposta de Desenhos Animados Gestuantes que vão beber à Banda Desenhada (BD), ao Deaflore, ao Cinema e à Animação. Desta forma recorremos à lógica de ancoramento da informação fazendo uso de balões pictográficos, onomatopeias, linhas de movimento e outros códigos visuais utilizados que se destacam na BD e já foram apropriados pelo cinema, bem como legendagem criativa, indo ao encontro da experiência visual dos surdos e da sua expressão artística. No campo das tecnologias, discute-se a vantagem da utilização da tecnologia 3D por permitir uma melhor noção de espaço, essencial para respeitar a experiência visual surda, permitir alterar mais fatores durante a captação e maior controlo sobre o resultado final. Independentemente disto, os gestos podem ser escolhidos de forma a facilitar a comunicação e o trabalho de animação, sendo que as LG dispõem de vários sinónimos como as outras línguas, ou outras formas de expressar que aliadas ao contexto e aos suportes visuais selecionados poderão servir melhor em detrimento de outros. Como este tipo de trabalho toca muitas áreas, percebemos que será basilar a criação de uma equipa pluridisciplinar, idealmente transdisciplinar. Desta pesquisa resultou um teste que mesclou Realidade Aumentada com traços gráficos da Banda Desenhada e proposta de algumas Linhas Orientadoras para criar Desenhos Animados Gestuantes, dividas pelas fases de pré-produção, produção e pós-produção.

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Animação Desenhos Animados Gestuantes Deaflore Língua Gestual Surdo Deaf Animation Sign Language

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