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Authors
Abstract(s)
Apercebermo-nos da parca existência de desenhos animados gestuantes,
assim procurámos Linhas Orientadoras que levassem a esta criação, levando
a cabo um trabalho exploratório. Isto porque em termos de literatura não
encontrámos trabalhos de investigação desenvolvidos nesta área senão na
questão da representação do surdo nos média, nos desenhos animados.
Assim, decidimos cruzar estudos que mostrassem a pertinência: da inclusão
da legendagem, da Língua Gestual, dos desenhos animados como veículo
cultural e modelador de comportamentos identitários, da animação
enquanto técnica de ilusão ótica e como esta pode levar a uma produção
mais clara da LG.
Para desenvolver este trabalho procurámos o máximo de trabalhos
empíricos de vídeos animados com LG, embora parcos, e procedemos à sua
extensa análise, cruzando os dados com entrevistas, testes realizados pela
investigadora e algumas investigações paralelas, resultando numa proposta
de Desenhos Animados Gestuantes que vão beber à Banda Desenhada (BD),
ao Deaflore, ao Cinema e à Animação. Desta forma recorremos à lógica de
ancoramento da informação fazendo uso de balões pictográficos,
onomatopeias, linhas de movimento e outros códigos visuais utilizados que
se destacam na BD e já foram apropriados pelo cinema, bem como
legendagem criativa, indo ao encontro da experiência visual dos surdos e da
sua expressão artística.
No campo das tecnologias, discute-se a vantagem da utilização da tecnologia
3D por permitir uma melhor noção de espaço, essencial para respeitar a
experiência visual surda, permitir alterar mais fatores durante a captação e
maior controlo sobre o resultado final. Independentemente disto, os gestos
podem ser escolhidos de forma a facilitar a comunicação e o trabalho de
animação, sendo que as LG dispõem de vários sinónimos como as outras
línguas, ou outras formas de expressar que aliadas ao contexto e aos
suportes visuais selecionados poderão servir melhor em detrimento de
outros. Como este tipo de trabalho toca muitas áreas, percebemos que será
basilar a criação de uma equipa pluridisciplinar, idealmente transdisciplinar.
Desta pesquisa resultou um teste que mesclou Realidade Aumentada com
traços gráficos da Banda Desenhada e proposta de algumas Linhas
Orientadoras para criar Desenhos Animados Gestuantes, dividas pelas fases
de pré-produção, produção e pós-produção.
Description
Keywords
Animação Desenhos Animados Gestuantes Deaflore Língua Gestual Surdo Deaf Animation Sign Language