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- ENVELHECIMENTO HUMANO E INCLUSÃO DIGITALPublication . Rodrigues, Priscilla Rabelo Valério; Santos, Filipe Alexandre da Silva; Berlese, Denise BolzaneO presente estudo, de caráter descritivo, quantitativo e transversal, investigou a acessibilidade de dispositivos de comunicação digital entre pessoas idosas nos municípios de Leiria, em Portugal, e Novo Hamburgo, no Brasil, com o objetivo de compreender os desafios e as oportunidades relacionados com o seu uso por este grupo etário. Este estudo foi realizado no âmbito do mestrado em Comunicação Acessível do Instituto Politécnico de Leiria e do mestrado em Inclusão Social e Diversidade Cultural da Universidade Feevale. A amostra incluiu 94 idosos, entre os 60 e os 80 anos de idade. Para a avaliação da acessibilidade foi utilizado um questionário com 19 questões semiabertas, abrangendo o uso de recursos de comunicação digital. Os principais motivos de uso incluíram a comunicação com familiares e amigos, sendo a decisão pessoal o principal fator motivacional. As dificuldades de uso variaram entre os dois países, com diferenças notáveis na perceção de facilidade de uso e na adoção de ferramentas de acessibilidade. Os resultados da avaliação indicam a importância da inclusão digital para a comunicação e o desenvolvimento de competências entre pessoas idosas. Embora este estudo seja limitado a um recorte específico de idosos, ressalta a relevância dos dispositivos de comunicação digital na criação de novas oportunidades e na superação dos desafios inerentes ao envelhecimento. Conclui-se que, com os meios e conhecimentos adequados, as pessoas idosas podem melhorar a sua comunicação e transformar a sua relação com o mundo digital, destacando-se a necessidade de esforços contínuos para garantir equidade e inclusão digital a essa população.
- Implementação de sistema VECTO em veículos em PortugalPublication . Vieira, Duarte Silva; Serrano, Luis Manuel VenturaO presente projeto tem como objetivo implementar a ferramenta VECTO em veículos em Portugal e analisar a ferramenta e todos os seus parâmetros de simulação, de forma a numa fase final simular um veículo real para fins de homologação e de otimização. A VECTO, ou Vehicle Energy Consumption calculation Tool, é uma ferramenta de simulação desenvolvida pela Comissão Europeia utilizada para o cálculo do consumo de combustível e de emissões de CO2 de veículos pesados para fins de homologação. Antes de ser efetuada a matrícula de qualquer veículo pesado é necessário efetuar uma simulação nesta ferramenta, que tem como objetivo garantir a existência de um método de simulação normalizado para calcular o consumo de combustível e de emissões de CO2. Inicialmente neste projeto são apresentados alguns dados referentes aos gases de efeito de estufa e quais os setores que mais contribuem para as emissões destes gases. De seguida é resumida a legislação relacionada com a ferramenta VECTO e quais os limites de emissões de CO2 que os veículos necessitam de cumprir, assim como as coimas aplicadas caso não haja cumprimento. Após esta introdução ao tema analisou-se a ferramenta VECTO e todos os parâmetros necessários para efetuar uma simulação. Relacionado a esta análise verificou-se qual a influência que certos parâmetros têm no consumo de combustível e nas emissões de CO2 concluindo-se que a resistência aerodinâmica, a carga transportada pelo veículo e a resistência ao rolamento são os parâmetros que mais influenciam o consumo de combustível e consequentemente as emissões de CO2. Devido à pouca fabricação de veículos trator em Portugal e à maior fabricação de reboques em Portugal decidiu-se analisar a ferramenta VECTO Trailer, uma ferramenta especializada no cálculo da influência do reboque no consumo de combustível e emissões de CO2 de um veículo pesado. Também se observou qual o impacto de certos parâmetros no consumo de combustível e nas emissões de CO2. Para finalizar este projeto decidiu-se simular dois casos reais e utilizou-se a ferramenta VECTO Trailer para simular a homologação de um semirreboque e utilizou-se a ferramenta VECTO para simular o consumo de um camião rígido conhecido num percurso conhecido e assim verificar qual a precisão da ferramenta. Também se otimizou o camião rígido com a colocação de pneus mais eficientes e com a introdução de dispositivos aerodinâmicos, ambos com o objetivo de reduzir o consumo de combustível e obter retorno financeiro.
- A MEDIAÇÃO NA PERSPETIVA DOS DIFERENTES INTERVENIENTES NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASOPublication . Silva, Bárbara Daniela Carvalho da; Pimentel, Luísa Maria GasparA mediação sociocultural em contexto escolar atua de forma preventiva, antecipando e evitando conflitos, promovendo o respeito por si e pelos outros, e criando um ambiente inclusivo. A mediação deve ser entendida como uma teia, abrangendo professores, funcionários, alunos e suas famílias, além da articulação pelas escolas com outras entidades. Diante deste contexto, houve a necessidade de investigar e compreender a mediação escolar na perspetiva dos diferentes intervenientes no contexto escolar, focando especificamente uma escola em Rio Maior. O principal objetivo desta dissertação de mestrado é perceber como a mediação é vista pelos intervenientes no contexto escolar, nomeadamente professores e funcionários. Do ponto de vista empírico, o modelo de investigação presente é um estudo de caso, recorrendo a uma metodologia de natureza qualitativa. O estudo teve por base duas entrevistas semiestruturadas e dois grupos focais, com onze intervenientes no contexto escolar, três do sexo masculino e oito do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 43 e os 58 anos. Os resultados mostram que é importante a presença da mediação estar nas escolas, mas para tal é necessário explicar e dar a conhecer mais esta área, como também, aumentar o número de profissionais na escola para se conseguir dar resposta com mais brevidade, havendo assim uma maior prevenção dos casos.
- Controlo da Qualidade da Produção de Chamuças de Frango na Empresa Sulpasteis – Comércio e Indústria Produtos Alimentares Congelados, LdaPublication . Ramos, Juliana Patrícia Carvalho; Pinheiro, Maria Joaquina da Cunha; Adão, Cláudia; Ferreira, JoanaAtualmente, a padronização alimentar surge devido à necessidade de dar resposta às constantes e permanentes exigências do mercado alimentar. A padronização de produtos alimentares nas indústrias proporciona garantias fundamentais de segurança, qualidade, consistência, transparência e conformidade legal, que beneficia tanto os consumidores quanto os produtores. O presente relatório resulta do trabalho desenvolvido na empresa Sulpasteis, empresa que não só comercializa como produz produtos alimentares congelados, tendo como objetivo acompanhar e desenvolver atividades de controlo e inspeção alimentar implícitas no Departamento de Qualidade da empresa, bem como a integração num projeto de melhoria contínua da qualidade do produto. Desta forma, o presente relatório descreve as atividades desenvolvidas ao longo dos nove meses de estágio curricular e apresenta todo processo de padronização das chamuças de frango, focando na uniformidade de qualidade, sabor e segurança alimentar, onde através da padronização se consegue garantir que cada lote de chamuças apresenta consistência e uniformidade em termos de ingredientes, confeção, tamanho e formato, independentemente do local ou etapas de produção. Este documento está dividido em quatro partes, começando pela introdução teórica ao tema, seguindo-se a apresentação da empresa e as atividades efetuadas relativamente ao controlo da qualidade e inspeção alimentar e, por fim, o projeto de melhoria contínua da padronização das chamuças. As atividades de controlo e inspeção focaram-se essencialmente na análise às matérias-primas e ao produto final. Por outro lado o projeto de melhoria continua tinha como objetivo detetar quais os defeitos que mais afetam a linha de produção das chamuças de frango e encontrar soluções para os mesmos.
- Controlo de qualidade e segurança na indústria do pescado – Estudo de caso: Luís Silvério & Filhos S.APublication . Hirai, Camila Carneiro; Pinheiro, Maria Joaquina da CunhaUm dos principais requisitos para a industrialização e comercialização de um produto é a garantia do fornecimento de uma matéria prima de qualidade, adequada aos padrões legais e que vá ao encontro da expectativa do fornecedor e consumidor. No geral, o pescado é um produto peculiar quando se pretende padronizar a matéria-prima, uma vez que várias espécies possuem características distintas, nomeadamente no que diz respeito ao tamanho e à textura, além de diferenças bioquímicas na composição da sua musculatura. Em todas as etapas do processo de captura até ao prato do consumidor, é importante que não ocorram contaminações. Para tal, o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo - HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) é utilizado com como um sistema preventivo habitualmente aplicado na indústria alimentar, com o objetivo de garantir a segurança alimentar em todos os processos, desde a origem do alimento até ao consumidor. No presente trabalho, realizou-se o acompanhamento dos processos de Qualidade e Segurança Alimentar adotados pela empresa Luís Silvério & Filhos S.A. durante os processos de recepção do pescado,passando pela avaliação da qualidade, a lavagem, o processamento bem como a formação de colaboradores, o controlo de pragas, a recolha de amostras de produtos para análises laboratoriais, o acompanhamento do controlo das análises laboratoriais das superfícies de utensílios e equipamentos e o controlo de fornecedores e legislação aplicável. A empresa comercializa pescado fresco e congelado proveniente de diversas zonas de captura, de vários tipos de pesca, de fornecedores de diversos países: Grécia, Turquia, Itália, China, Mauritânia, Holanda, França, Noruega e Marrocos e exporta para países da América, Comunidade Europeia, Oriente Médio e África, além de processar pescado para as maiores redes de supermercado de Portugal, como marca exclusiva dessas grandes redes, conhecidas popularmente como "Marca Branca". Neste relatório, abordam-se os principais processos referentes à avaliação de Qualidade do Pescado, as legislações aplicáveis e os pré-requisitos do HACCP. Durante o período do estágio, foi identificado que o estabelecimento tem os processos de HACCP implementados encontrando-se em processo de certificação IFS Food (International Featured Standard). Foi também possível acompanhar os processos referentes ao controlo de qualidade do pescado na indústria, tendo adquirido e desenvolvido conhecimento e competências na área da Segurança Alimentar, da regulamentação e das Diretrizes que asseguram a manutenção e cumprimento das Boas Práticas.
- Análise sobre a utilização de software AVL - mobilidade (AVL CRUISE)Publication . Antunes, Miguel Duarte; Serrano, Luis Manuel Ventura; Gaspar, Marcelo Rudolfo CalveteA utilização de ferramentas de simulação permite o desenvolvimento de produtos no setor automóvel com menor investimento financeiro e de tempo. Permite ainda a diminuir a pegada ecológica no seu desenvolvimento de diferentes soluções, nomeadamente no que diz respeito às emissões de poluentes criadas pela produção de protótipos e nos testes laboratoriais. Neste projeto implementou-se um modelo no software de simulação AVL CRUISE M, considerando uma simulação o mais próximo possível do Volkswagen EOS com motor diesel 2.0 TDI presente no Laboratório de Engenharia Automóvel da ESTG, utilizando os dados deste veículo na sua modelação. Para fazer a modelação foi necessária uma aprendizagem do software, recorrendo à elaboração de um tutorial com uma explicação detalhada do funcionamento deste, para o objetivo pretendido. Após a modelação do veículo, foi então realizada a simulação considerando o ciclo de condução selecionado. Os resultados obtidos foram avaliados quanto ao consumo de combustível para um ciclo de condução New European Driving Cycle (NEDC). Estes resultados foram comparados com valores obtidos experimentalmente no banco de ensaios, sendo obtidos valores muito aquém dos esperados, com uma relação de cerca de metade dos obtidos experimentalmente, mas ainda assim coerentes. Adicionalmente, foram retirados valores referentes à emissão de CO2 que, comparativamente aos resultados obtidos para o consumo, são coerentes. Devido à falta de dados fornecidos para as emissões, não houve possibilidade de avaliar uma comparação entre estes parâmetros.
- Health literacy of the Leiria Polytechnic AcademiaPublication . Ascenso, Rita Margarida Teixeira; Dias, Sara Alexandra da Fonseca Marques Simões; Luís, Luís Francisco Soares; Gonçalves, Dulce Cristina dos Santos IriaLiteracy spans from economic, and financial to digital and information literacy, environmental and environmental sustainability and energy, and statistics literacy to health literacy. Health literacy (HL) has several definitions and numerous HL assessment tools. World Health Organization (WHO) has the 1998 Health Promotion Glossary and defines HL; “Health literacy implies the achievement of a level of knowledge, personal skills and confidence to take action to improve personal and community health by changing personal lifestyles and living conditions”. Several systematic reviews on HL identified tools for HL assessment, namely: Short Assessment of Health Literacy (SAHL) questionnaire and the European Health Literacy Survey with 47 questions (HLS-EU-Q47), with 16 questions (HLS-EU-Q16) , and with only 6 questions (HLS-EU-Q6). These have already been translated into Portuguese and used to assess HL since 2017. In a study published in 2022, Pedro et. al. described that almost half of higher education students in Portugal had inadequate or problematic health literacy levels, with no significant differences between first and last-year students but variations among health-related courses. Data revealed that HL tends to be adequate or excellent among those students with health-related degrees. Limited HL is confirmed at university and higher education students. Is it true in the Polytechnic of Leiria academia? This work follows the CRISP-DM methodology, used for data mining, to perform the exploratory analysis of existing data. Data came from the survey applied to the academia of the Polytechnic of Leiria. HLS-EU-Q16 was applied between 8th December 2020 and 26th March 2021 and saved. Data mining was proposed as a dissertation in the first edition of Data Science Masters. The objectives to be fulfilled by executing the work, started with a Literature review, from a perspective of business understanding and text mining was used. Dataset characteristics were deeply analysed, starting from 431 survey participants. After the whole sample analysis, data mining for students’ subset was performed. Classification analysis and predictive data analysis were performed to achieve School classification based on HL index.
- O Papel da Proteção Civil e da Sociedade Civil na resposta a emergências e catástrofes em Portugal - caso de estudo Leiria - Uma possível articulação entre Administração Pública e particulares?Publication . Frade, Rúben Diogo Lourenço; Oliveira, Luís Pedroso de Lima Cabral deA Proteção Civil, como atividade é uma das principais missões do Estado, no fundo trata-se de salvaguardar a segurança de pessoas e bens. A sociedade civil pode ter um papel fundamental no auxílio ao Estado em matéria de Proteção Civil, uma vez que a proteção dos civis enquanto atividade diz respeito ao Estado, e só ao Estado, sendo este que tem que garantir o direito à segurança. E nos últimos anos assistimos ao Estado a falhar no que toca a proteção de pessoas e bens na tarefa da proteção dos civis, um exemplo disso foi os grandes incêndios de 2017 que causaram inúmeras mortes, danos materiais e imateriais incalculáveis, em que tudo falhou. Neste século temos assistimos a uma mudança de paradigma a nível da proteção e socorro, houve por parte do Estado uma tentativa de afastamento das populações do combate e prevenção, após os acontecimentos fatídicos de 2017, começamos a assistir ao contrário, uma reaproximação entre Estado e Populações para tentar mitigar os riscos especialmente no que toca a incêndios florestais ou rurais e um bom exemplo disso são os programas “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” e as próprias Unidades Locais de Proteção Civil, mas a aposta feita ainda não é suficiente e tem de ser cada vez mais reforçadas, os incêndios cada vez são mais agressivos e devido à desertificação das zonas mais rurais o que leva ao abono da floresta, a monocultura do eucalipto também não ajuda e claro as alterações climáticas que conjugados tornam-se uma mistura terrível para aumento do numero de ignições. Uma questão importante a abordar nesta dissertação é também a pouca aposta na prevenção ao invés do combate, isto aliado à pouca profissionalização dos bombeiros em Portugal, poderá dar azo a problemas muito sérios que podem levar o Estado a falhar de novo.
