ESECS - Mestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social
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- O Impacto do Burnout na vida dos/as Diretores/as Técnicos/as das Unidades de Cuidados Continuados em Portugal (Continental)Publication . Rodrigues, Rita Carraca; Vicente, José António DuqueA presente investigação teve como objetivo compreender se os sintomas da síndrome de burnout estão presentes nos Diretores/as Técnicos/as das Unidades de Cuidados Continuados de Portugal (Continental). O estudo foi conduzido com base em objetivos gerais e específicos, que procuraram entender melhor a dinâmica associada ao quotidiano destes profissionais, que desempenham papéis de liderança na área da saúde e do bem-estar de pessoas em situação de fragilidade física, cognitiva e social. Para a realização desta investigação optou-se pela metodologia qualitativa de natureza exploratória. Utilizou-se um questionário aplicado a todos/as Diretores/as Técnicos/as das Unidades de Cuidados Continuados Integrados em Portugal (Continental), resultando em trinta e cinco respostas. O questionário foi desenvolvido no Google Forms e incluiu questões abertas, fechadas e de escolha múltipla, sendo posteriormente submetido a uma análise de conteúdo. Pelos dados obtidos, compreendeu-se que a maioria dos Diretores/as Técnicos/as sabe em que consiste o burnout e, inclusivamente, sofre diariamente com os sintomas associados. Apesar disso, grande parte destes sujeitos nunca procurou ajuda profissional. Muitos destacaram sentirse vulneráveis, julgados e invisíveis, e frequentemente desmotivados para assegurar a direção técnica das Unidades de Cuidados Continuados onde desenvolvem as suas práticas profissionais. A principal motivação destes profissionais está no sentimento de realização que resulta do impacto positivo que têm na qualidade de vida de colaboradores, utentes e familiares. Com a aplicação dos questionários, foi ainda possível identificar os principais fatores que dificultam o dia a dia de quem lidera e tem a seu cargo a gestão dos recursos humanos nas Unidades de Cuidados Continuados. Nesse sentido, e de acordo com os dados recolhidos, os inquiridos apontaram como principais fatores causadores de burnout e de dificuldades nas relações interpessoais: a ausência de mão de obra qualificada, a gestão de conflitos, o turnover, a falta de estratégias de motivação e o excesso de trabalho. Para além disso, foi possível perceber que a pandemia da Covid-19 exigiu mudanças nos procedimentos habituais e provocou um agravamento da síndrome/sintomatologia de burnout. Para ultrapassar e prevenir esta patologia, algumas das Unidades de Cuidados Continuados desenvolveram e aplicaram estratégias, mais especificamente, ações de formação e de sensibilização sobre a temática como forma de garantir a sanidade mental dos seus funcionários.
- O contributo da implementação de uma loja social na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos em situação de vulnerabilidade social e económicaPublication . Alves, Helena Gabriela Fiusa; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dosO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social, e visa apresentar o Pombal. Esta iniciativa nasce da constatação do agravamento das condições de vida de diversos segmentos da população portuguesa e daresposta limitada e burocratizada por parte do Estado face às situações de carência e vulnerabilidade social. -se como uma resposta de proximidade, ancorada no terceiro setor e orientada por princípios deeconomia circular e solidariedade social. Este projeto procurou compreender e demonstrar o impacto de uma estrutura deste tipo namelhoria da qualidade de vida de indivíduos em situação de fragilidadeeconómica e social. A intervenção visou ainda promover a dignidade dos beneficiários, estimular o voluntariado e fomentar o espírito de entreajuda na comunidade local. Ao longo deste relatório, procurar-se-á abordar teoricamente as temáticas do terceiro setor, os direitos humanos, as lojas sociais e a vulnerabilidade social e económica. Para a realização deste trabalho foi efetuado um diagnóstico social e organizacional e uma caracterização da população-alvo, elementos importantes para a compreensão econceção do projeto. A investigação empírica assenta na recolha e análise de dados quantitativos e qualitativos relativos à operação da lojasocial, às características dos beneficiários e doadores, e à dinâmica das vendas online.Os resultados obtidos evidenciam que a loja social teve um impacto positivo na vida das famílias apoiadas, contribuiu para o reforço das redes de solidariedade e revelou-se uma ferramenta eficaz no combate à exclusão social. A integração de princípios de reutilização e consumo.consciente reforça a sustentabilidade do projeto e alinha-o com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular os que visam a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades. Conclui-se que a implementação de lojas sociais, articuladas com redes comunitárias e estratégias de gestão eficazes, pode representar uma resposta complementar relevante às insuficiências do sistema de proteção social, promovendo não apenas o alívio de carências imediatas, mas também a coesão social e o desenvolvimento local.
- As empresas de trabalho temporário enquanto alternativa para resolver os problemas de recrutamento de recursos humanos das organizações do terceiro setorPublication . Santos, Fábio Alexandre Ferreira dos; Oliveira, Márcio José Sol Pereira deNa atualidade, estamos perante um cenário altamente competitivo, que interfere diretamente com o mercado laboral, que privilegia a reposta rápida às suas necessidades. Esta investigação, pretendeu compreender se as Empresas de Trabalho Temporário (ETT), poderiam ser uma parceria eficaz para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), no que respeita aos seus processos de recrutamento de mão-de obra. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo de caso, com uma amostra de oito Diretores/as Técnicos/as, que exercem funções em Organizações do Setor Solidário. Para obter os dados, utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada, por se utilizar a metodologia qualitativa. Conclui-se que as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), enfrentam bastantes dificuldades no recrutamento e posterior retenção de profissionais, devido a inúmeros fatores, tais como o salário e as parcas condições laborais. Como tal, as Empresas de Recrutamento, aprofundando o seu conhecimento acerca das especificidades do setor social, poderão ser uma parceria interessante para o mesmo, apresentando inúmeras vantagens como a rapidez e redução dos encargos administrativos associados à contratação de pessoal, que terão a possibilidade de se concretizar como cruciais no momento de maior necessidade de mão-de-obra, apesar de esta consultoria ter um custo associado, que poderá se revelar pouco comportável para o Instituições Solidárias. A literatura, no que respeita às Empresas de Trabalho Temporário (ETT), nos serviços que oferecem e, por conseguinte, como estas poderiam se materializar no setor solidário, tem sido desenvolvida de forma pouco consistente, denotando-se a existência de muitos poucos estudos acerca da temática, estando estes, voltados essencialmente para o setor privado, existindo por esse motivo, pouca evidência conceptual e empírica, o que se constitui como uma limitação, para esta investigação.
- As Estratégias adotadas pelos Serviços de Apoio Domiciliário no combate à solidão da pessoa idosa em meio ruralPublication . Duarte, Margarida Serra; Santos, Rui Miguel Duarte; Margarido, Emanuel João Fonseca Franco RibeiroA solidão na terceira idade e o meio rural são temáticas amplamente estudadas por diversos autores no decorrer dos últimos anos. Neste sentido, este estudo prioriza a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário, amplamente espalhada pelo território português em Instituições do Terceiro Setor, para analisar este problema social (solidão na terceira idade). Deste modo, o objetivo deste trabalho pretende Compreender as Estratégias adotadas pelos Serviços de Apoio Domiciliário no combate à solidão da pessoa idosa em meio rural. Metodologicamente este é um estudo qualitativo, realizado a cinco Serviços de Apoio Domiciliário localizados no Pinhal Interior Norte e Pinhal Litoral, procurou identificar quais as estratégias adotadas por estas instituições e pelos seus responsáveis para minimizar a solidão na pessoa idosa em meio rural. Assim, foram realizadas entrevistas e questionados sociodemográficos como forma de fazer uma breve contextualização das respostas sociais e a caracterização do seu público-alvo, a cinco Diretores Técnicos/Responsáveis de SAD. Os resultados obtidos permitiram compreender que todos os entrevistados partilharam da perspetiva de que a solidão é uma realidade presente na pessoa idosa e que é influenciada por diversos fatores. Para além disso, os Diretores Técnicos/Responsáveis de SAD, referiram que utilizam estratégias para minimizar esta problemática e que, na sua ótica, o impacto dessas estratégias é positivo nos seus utentes. Quanto a estas estratégias, a maioria dos SAD, relataram que as estratégias estão definidas no plano anual de atividades e que é necessário uma gestão do tempo e de recursos humanos. Por fim, salientaram como desafios no combate à solidão na pessoa idosa em meio rural, a reestruturação das respostas sociais e das de proximidade, a falta de recursos financeiros e profissionais, o envelhecimento precoce da população e a necessidade de responsabilizar os atos de abandono para com esta população.
- Carrinha da Feliz IdadePublication . Gomes, Juliana Margarida Francisco; Oliveira, Márcio José Sol Pereira deEste projeto de intervenção social, intitulado de a “Carrinha da Feliz Idade” tem como objetivo principal contribuir para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável da população idosa da freguesia de São Simão de Litém, mais concretamente dos beneficiários da resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Social Paroquial de São Simão de Litém, Lar São José. A metodologia utilizada para a elaboração deste projeto foi a metodologia quantitativa com recurso à utilização de um inquérito por questionário para a recolha dos dados. Assim este inquérito por questionário foi aplicado aos utentes da resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Social Paroquial de São Simão de Litém, Lar São José. Este inquérito teve como objetivo principal compreender quais as preferências e as necessidades dos futuros beneficiários deste projeto em relação aos serviços que a "Carrinha da Feliz Idade" poderá disponibilizar, para que assim este projeto consiga ir ao real encontro das principais necessidades e interesses dos seus beneficiários. Através da aplicação deste inquérito por questionário foi possível concluir que dos 17 inquéritos realizados, os beneficiários desta resposta social dão uma maior importância aos serviços de saúde, de seguida aos serviços mais básicos e instrumentais da vida diária, isto é serem acompanhados aos mais variados serviços. Em terceiro lugar ficam os cuidados de imagem, as saídas com um intuito lúdico ficam em quarto lugar nas suas preferências. As saídas com o objetivo de promover o relacionamento interpessoal ficam em quinto lugar. Relativamente às saídas com um objetivo cultural são aquelas a que os utentes dão uma menor importância. Neste sentido a "Carrinha da Feliz Idade" pretende ser um projeto de intervenção social, dinamizado para os clientes do Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Social Paroquial de São Simão de Litém, Lar São José e para outros idosos desta freguesia, com características semelhantes. Neste sentido pretende-se proporcionar aos beneficiários do Serviço de Apoio Domiciliário um alargamento dos serviços já prestados no âmbito desta resposta social. Este projeto pretende também abranger a população mais envelhecida desta freguesia que não usufrui de nenhuma resposta social. Assim a “Carrinha da Feliz Idade” funcionaria como um serviço de apoio às suas necessidades do quotidiano. Esta carrinha iria estar disponível para levar e acompanhar os utentes aos mais variados serviços e em várias vertentes.
- DESAFIOS DO SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIOPublication . Mendes, Francisca Isabel Silva; Santos, Rui Miguel Duarte; Margarido, Emanuel João Fonseca Franco RibeiroNos últimos anos, a mudança de paradigma no envelhecimento tem sido um tópico de crescente relevância, impulsionado por alterações demográficas e pela necessidade de repensar as estratégias de cuidados a idosos. A pesquisa destaca como a mudança de foco de uma abordagem institucionalizada para uma baseada no apoio domiciliário afeta a prestação de serviços e a qualidade de vida dos idosos. Este estudo procura compreender os desafios do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) para responder às atuais e novas necessidades das pessoas idosas. Inicialmente, o estudo, através de revisão bibliográfica, explora as transformações demográficas e sociais que levaram ao envelhecimento populacional. A seguir, examina as práticas atuais do SAD, em Portugal e no contexto europeu. A metodologia, de caráter qualitativo, inclui uma combinação de pesquisa documental com entrevistas e questionários efetuados a profissionais da área, beneficiários dos serviços e comunidade. Os dados recolhidos foram objeto de análise coerente segundo o método em que assentou o processo de amostragem. Os resultados fizeram emergir os pontos fortes, as debilidades, as potencialidades e os riscos/desafios, dos SAD objeto do estudo. Dos resultados desta investigação, espera-se incitar à reflexão sobre a importância de uma redefinição da resposta, especialmente num contexto em que há sinais de estagnação face à diversidade das atuais necessidades da população idosa. A investigação revelou que os SAD mantêm um cariz marcadamente social, com ênfase na prestação de serviços relacionados às atividades da vida diária. Ainda assim, a maioria dos utentes demonstra satisfação com os serviços recebidos. No entanto, a análise das necessidades atuais aponta para a falta de respostas personalizadas e individualizadas. Os modelos de intervenção adotados em vários países europeus refletem uma diversidade de práticas, mas evidenciam um denominador comum: a crescente procura e preferência pelos cuidados domiciliários. As estratégias identificadas para enfrentar os desafios atuais incluem a necessidade de inovação, a expansão do uso de tecnologia, uma melhor articulação entre entidades e uma reformulação das políticas públicas. Em síntese, o estudo contribui para a compreensão da complexidade do envelhecimento no século XXI e oferece insights práticos, através da breve descrição de outros modelos, para aprimorar o SAD, promovendo um envelhecimento saudável e sustentável.
- A Comunicação Interna e a sua Relação no Comprometimento dos ColaboradoresPublication . Marques, Ana Sofia Fonseca da Silva; Pocinho, Ricardo Filipe da Silva; Gordo, Sara Maria de OliveiraA comunicação nas organizações sociais é um elemento-chave para garantir a coesão interna, o sucesso nas suas iniciativas e o impacto positivo na sociedade. Esta investigação teve como objetivo estudar a comunicação interna e a sua relação no comprometimento dos colaboradores através do estudo de caso da Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere. Pretende-se desta forma fornecer ferramentas importantes e recomendações práticas para melhorar a comunicação interna e o comprometimento dos seus colaboradores. Para a realização deste estudo, foram recolhidos dados sobre as ferramentas de comunicação interna existentes na instituição. Paralelamente foi utilizado, um questionário estruturado, com recurso a duas escalas validadas, distribuído em formulário online via Microsoft Forms, respondido pelos trabalhadores de todos os setores da instituição de forma anónima, onde foram recolhidos dados e posteriormente feita uma análise estatística com o objetivo de auditar o estado da comunicação interna da instituição. Os resultados e conclusões deste estudo identificam que existem algumas debilidades na comunicação interna da organização em estudo, que afetam o comprometimento dos trabalhadores. O estudo incidiu sobre diferentes fluxos de comunicação, ascendente, descendente e horizontal e em três domínios, comunicação líder imediato, comunicação afetiva e comunicação engajadora, estabelecendo relações com os três setores da instituição, setor da infância, setor da terceira idade e setor de serviços comuns. Foram usadas técnicas de recolha de dados e posteriormente analisados os resultados qualitativos e quantitativos. A realização desta investigação proporcionou a aquisição de competência académicas, profissionais, mas sobretudo pessoais que levarei para a vida.
- A Imigração dos PALOP para Tratamento Médico em PortugalPublication . Ruivo, Alexandra Isabel da Silva; Nogueira, Marta Alexandra Gonçalves; Santos, Rui Miguel DuarteO presente relatório de projeto inserido no Mestrado de Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social apresenta um projeto social criado para colmatar as necessidades sentidas pela população dos PALOP que imigra para Portugal à procura de tratamentos médicos. Nos últimos anos muitos são os imigrantes dos PALOP em Portugal que procuram o nosso país para realizar os tratamentos médicos que o seu país não consegue oferecer, nunca se tendo observado um número tão elevado de emissões de vistos para tratamentos médicos como no último ano registado (2022). Com o Enquadramento Teórico realizado, constatou-se, através de um estudo realizado em Lisboa por Dias, et al. (2008), que ainda são muitos os obstáculos no acesso aos cuidados de saúde adequados e oportunos para a população imigrante. São eles os tempos de espera (50,2%), as atitudes dos prestadores (17,9%), o custo (3,4%), a distância e os meios de transporte (2,2%), e o idioma (1,3%). Cerca de 3,6% dos inquiridos afirmaram não saber onde recorrer em caso de um problema de saúde. Os estudos citados revelam que as barreiras ao acesso à saúde por parte dos imigrantes são um problema real e que tem um impacto negativo na saúde desta população. Por isso, é importante implementar políticas públicas para mitigar ou mesmo eliminar as barreiras ainda existentes. Através do diagnóstico verificou-se, a partir do Relatório Estatístico Anual de 2023, do Observatório das Migrações, um grande aumento de população estrangeira a residir em Portugal entre 2015 e 2022 (último ano registado), sendo que em 2022 atingiu o maior número já registado, representando 7,2% da população residente em Portugal, concentrando-se sobretudo no distrito de Lisboa e Faro. Em 2022, os vistos para tratamento médico chegaram aos 4651 vistos e 1319 vistos emitidos para acompanhamento de familiar sujeito a tratamento médico. Com prevalência nos vistos emitidos por São Tomé e Príncipe (51,7%) e Guiné-Bissau (23,6%). Em entrevista, realizada pela investigadora à diretora da Casa da Alegria: casa de acolhimento do PADE- Programa de Apoio a Doentes Estrangeiros, foi identificada uma grande escassez de respostas desta natureza, não havendo respostas de habitação suficientes para o número de pedidos efetuados pelas entidades envolventes (embaixadas, hospitais, IPSS…); como dificuldades desta instituição foram mencionadas a sua sustentabilidade, a criação de independência das utentes à instituição e a falta de fiscalização por parte do estado às famílias de acolhimento que se desresponsabilizam. No inquérito realizado a 32 participantes, cerca de 27 participantes mencionam não terem recebido qualquer apoio das suas embaixadas, 5 sendo as dificuldades financeiras e a inserção no mercado de trabalho as dificuldades mais sentidas pelos participantes. Tendo em conta as necessidades levantadas através do diagnóstico realizado, é proposto a implementação de um projeto social que visa colmatar os desequilíbrios sociais existentes para com a população que procura Portugal para receber tratamentos médicos. O projeto tem como objetivos a diminuição de situações de carência económica, integração na comunidade, melhoria da qualidade de vida, preparar os candidatos para o mercado de trabalho e a criação de currículos. A execução do projeto passa pela realização de uma base de dados com entidades empregadoras, a formação de candidatos para o mercado de trabalho, o auxílio na realização de currículos, candidaturas a empregos, o contacto com as empresas recrutadoras e o acompanhamento dos candidatos, usando os recursos disponibilizados pelo Centro Social 6 de Maio. No que toca a avaliação do projeto, este ainda não foi possível implementar na totalidade, o que não permite realizar uma avaliação completa do mesmo. Contudo, relativamente aos objetivos específicos, foram alcançados a preparação dos candidatos para o mercado de trabalho e a elaboração de currículos, tendo sido realizadas tarefas como atendimentos, auxílio na realização de currículos, candidaturas a empregos, criação de uma base de dados com contactos de empresas e a criação de um flyer de divulgação do projeto. Com o intuito de uma melhor avaliação do projeto e com vista à sua melhoria, optou-se pela Metodologia de Avaliação de Impacto que permite não só obter informação sobre o impacto que as atividades realizadas tiveram na vida dos participantes, como também permite percecionar como pode o projeto ser melhorado em cada atividade. De forma a medir o impacto causado aos participantes do projeto, pelas atividades realizadas, foi criado um inquérito (anexo III) de base qualitativa que se pretende colocar aos participantes após a implementação de todas as atividades definidas para o projeto. Assim, conclui-se através da criação deste projeto social, que a população dos PALOP que imigra para Portugal em busca de tratamentos médicos ainda sente grandes dificuldades na sua integração em Portugal, passando por grandes desafios socioeconómicos, tornando-se essencial o presente projeto para colmatar as dificuldades na integração no mercado de trabalho que por sua vez leva à diminuição das dificuldades financeiras que muitos enfrentam.
- A Perceção dos Agentes de Polícia de Segurança Pública, relativamente ao Programa Apoio 65 – Idosos em SegurançaPublication . Mehnana, Nádia Filipa dos Santos; Maurício, Cezarina da Conceição Santinho; Lagarto, Maria Inês Lameiras Crisóstomo Pinheiro PintoA evolução demográfica em Portugal tem evidenciado um envelhecimento progressivo da população, caracterizado pelo aumento da esperança de vida e pela diminuição da taxa de natalidade. Este fenômeno tem levado a um aumento da proporção de idosos e do índice de dependência, frequentemente resultando em solidão e isolamento social. A presente dissertação assenta no programa Apoio 65 – Idosos em Segurança, focando na perceção dos Agentes da Polícia de Segurança Pública, da 31ª Esquadra – Praça de Espanha, situada na 5ª Divisão Policial, em Penha de França. Assim, o objetivo passa por compreender como estes profissionais entendem o programa, como é desenvolvido, identificar que desafios enfrentam e analisar a eficácia do programa. Adotou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo a entrevistas semiestruturadas e à observação não participante como técnicas de recolha de dados. Os resultados indicam que o programa surgiu em resposta às necessidades crescentes de segurança dos idosos e ressalta a importância das visitas domiciliárias e da articulação com entidades do setor social. No entanto, foram identificados desafios como a falta de recursos humanos e a dificuldade no primeiro contacto com os idosos. Neste sentido, a existência de um leque de parcerias com diversas entidades, especialmente, com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, na implementação do Projeto Radar, desempenha um papel crucial na identificação de situações vulneráveis e no acompanhamento dos idosos, contribuindo assim para a segurança e bem-estar dos mesmos. A dissertação sugere a necessidade de aumento de recursos humanos destinados ao programa, a fim de aumentar o alcance ao número de idosos existentes e a eficácia do programa, com o intuito de conseguir colmatar os desafios emergentes relacionados ao envelhecimento populacional.
- Estudo da Relação entre a Frequência da Universidade Sénior e a SolidãoPublication . Oliveira, Joana Filipa da Costa; Pocinho, Ricardo Filipe da SilvaO envelhecimento é considerado um dos temas mais atuais devido à diminuição da natalidade e ao aumento da esperança média de vida. Um dos problemas sociais que afeta os indivíduos de idade mais avançada é a solidão, associada a fatores como a depressão, o luto, o isolamento social, o abandono, entre outros, que afetam a qualidade de vida dos idosos, sobretudo nas suas atividades diárias. Assim, é necessário estimular o envolvimento social desta população, incentivar a participarem em novas atividades, redescobrir novos interesses e potencialidades, estarem em contacto com outras pessoas, partilhem experiências e estabelecer novas amizades, de forma a criar estratégias para ultrapassar os atuais obstáculos. Para além disso, é uma forma de prevenir sentimentos de solidão e o isolamento social e aumentar a qualidade de vida. Desta forma, o presente estudo pretende compreender se os alunos que frequentam a USFF sentem ou não solidão no seu dia a dia, e em que medida a frequência na USFF, especificamente nas atividades propostas pela mesma, ajuda a combater esse sentimento. No que respeita ao desenho do estudo, foi adotado um paradigma quantitativo cujo instrumento de recolha de dados foi um questionário dividido em 2 partes e a sua administração respeitou a seguinte ordem: Questionário Sociodemográfico; Escala de Solidão da UCLA (Neto, 1989). A amostra do estudo foi constituída por 86 sujeito, com recurso ao tratamento estatístico dos dados realizado através do programa SPSS. No decorrer da investigação, os participantes foram informados acerca da confidencialidade do estudo, bem como da participação voluntária do mesmo. Através da análise dos resultados, é percetível que a amostra é maioritariamente autónoma, e não apresenta sentimentos de solidão. Contudo, encontram-se diferenças estatisticamente significativas no que se refere à faixa etária dos participantes, no que concerne o tempo de frequência na USFF e motivo de ingresso nesta Universidade. Assim sendo, podemos afirmar que a Universidade Sénior pode ser um dos fatores que contribui para a inexistência de sentimentos de solidão por parte das pessoas que a frequentam.
