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- Contributo sobre a perceção que o consumidor tem sobre os alimentos e respetivo comportamento: o estudo de caso na sub-região da Lezíria do TejoPublication . Matias, Carla Isabel Vieira; Mendes, Susana Luísa da Custódia Machado; Pinheiro, Maria Joaquina da CunhaA qualidade e segurança dos alimentos são preocupações centrais em todas as etapas da cadeia alimentar, desde a sua produção até ao consumidor final. A indústria alimentar, aliada às novas tendências na alimentação e inovações tecnológicas, têm redefinido a forma como os consumidores abordam a alimentação, priorizando a sustentabilidade, a saúde e a ética nas escolhas alimentares. Com a crescente complexidade da cadeia alimentar, juntamente com mudanças nos padrões de consumo tem acrescido os desafios de compreender as motivações dos consumidores e consequente bem-estar dos mesmos. Compreender as escolhas alimentares individuais é fundamental para transformar o sistema alimentar atual, garantindo a salubridade das pessoas e a sustentabilidade do planeta. Ao longo dos anos, têm sido pospostos diversos modelos que abordam os principais fatores que influenciam as escolhas de produtos alimentares. No entanto é necessária uma abordagem multidisciplinar para compreender melhor como diferentes fatores estão envolvidos e interagem entre si no processo de tomada de decisão. Neste contexto, com este trabalho de investigação pretende-se conhecer as atitudes e motivações dos consumidores da sub-região da Lezíria do Tejo relativamente aos alimentos e como são influenciadas as suas escolhas. Inclui a identificação de fragilidades na cadeia, o estudo dos hábitos de consumo e compra, a avaliação da influência das tendências emergentes no mercado alimentar e a perceção dos conhecimentos que os consumidores têm relativamente à clareza ou ambiguidade nas informações existentes. Estudar os consumidores desta região é crucial devido à sua dinâmica singular, que abrange tanto características rurais como urbanas, permitindo às indústrias desenvolver e comercializar produtos relevantes às motivações da população local. Após uma revisão de literatura sobre a temática em análise, apresenta-se a componente empírica baseada numa metodologia quantitativa, com a recolha de dados através de um inquérito por questionário a uma amostra de 386 indivíduos da sub-região da Lezíria do Tejo e metodologia qualitativa com a realização de uma sessão de focus group. Os resultados obtidos revelaram a valorização dos consumidores pelo preço e qualidade dos alimentos que adquirem, observando-se um crescente interesse em consumir produtos mais saudáveis, naturais e em seguir novas tendências alimentares, demonstrando consequentemente um aumento da preocupação com questões nutricionais e de saúde. A opinião quanto à clareza das informações presentes nos rótulos alimentares, foi mista, evidenciando a importância de fornecer informações claras e compreensíveis capazes de promover escolhas mais conscientes e saudáveis a todos os consumidores, independentemente do nível de habilitações literárias. Além disso, os consumidores demonstraram uma reduzida confiança quanto à qualidade e segurança alimentar, especialmente relativamente aos aditivos alimentares. Identificou-se algum ceticismo quanto a produtos considerados biológicos / orgânicos, ressalvando-se a necessidade de esclarecer conceitos, promover a transparência na rotulagem dos produtos, aumentar a presença de estruturas regulatórias rigorosas e uma comunicação clara sobre a autenticidade e benefícios dos produtos, para um aumento da confiança do consumidor.
- Perceção do consumidor e da indústria em relação a produtos alimentares fraudulentosPublication . Moura, Maria João Rocha Pino e; Mendes, Susana Luísa da Custódia MachadoA Segurança Alimentar tem sido alvo de pesquisa científica desde os anos 90 através de várias organizações e entidades governamentais, focando-se na prevenção de atos não intencionais na cadeia alimentar, provocando danos na população. Contudo, esta pesquisa científica evoluiu para a investigação dos atos intencionais para ganho económico: a Fraude Alimentar. Com esta dissertação pretende-se caracterizar o (des)conhecimento do consumidor e da indústria alimentar quanto a este tema e comparar os dois. Para tal, foi desenvolvido um inquérito ao consumidor (método quantitativo) que abrangeu 424 inquiridos e uma sessão de focus group (método qualitativo) que contou com sete participantes. Os principais resultados obtidos demonstraram um desconhecimento geral do inquirido quanto ao tema da Fraude Alimentar, incluindo casos passados e diferentes tipos de Fraude, tendo sido observadas relações significativas com as habilitações académicas, área de residência e rendimento. Também foi possível relacionar que a faixa etária, rendimento e área de residência influenciam a preocupação do consumidor quanto à presença de produtos fraudulentos no mercado. Os principais motivos apontados pelo foram o perigo para a saúde do consumidor, a desconfiança na cadeia alimentar e a ausência de qualidade. A forma de consumo preferencial do consumidor quanto a produtos cárneos (fresco ou congelado) demonstrou influenciar a preocupação do mesmo quanto a exemplos de casos relacionados com os mesmos e à facilidade destes produtos serem defraudados. Adicionalmente, outros hábitos de consumo do inquirido, nomeadamente o seu local de compra preferencial, também demonstrou influenciar a preocupação quanto à facilidade de defraudar certos produtos alimentares, nomeadamente pescado. Relativamente à sessão de focus group foi determinado que a indústria tem conhecimento e preocupação quanto à compra e consequente utilização ou distribuição de produtos alimentares fraudulentos, nomeadamente pela reputação que fica associada ao próprio produto, diminuindo a procura pelo mesmo. Em conformidade com o averiguado pela análise de dados quantitativa, os participantes acreditam que o consumidor tem desconhecimento quanto à Fraude Alimentar e, para além disso, demonstram não ter interesse em saber mais sobre a cadeia alimentar e o esforço da indústria para a melhorar.
- Mediar : A Mediação Intercultural na Qualidade e no Bem-estar OrganizacionalPublication . Agostinho, Sophie Campinas Nóia; Santos, Rui Miguel DuarteO terceiro sector atravessa diariamente diversos desafios sendo fundamental a criação de estratégias que promovam a melhoria efetiva no paradigma da prestação de serviços nas respostas sociais, de modo a criar serviços inovadores e diferenciados. Deste modo, a adoção de estratégias que promovam a qualidade nos serviços sem recurso a grandes investimentos financeiros deve ser aplicada nas Instituições. A qualidade e a mediação tornam-se os elementos-chave neste projeto pois é fundamental entender todo o contexto organizacional nas respostas sociais. Perante o desenvolvimento de habilidades que fomentem a comunicação, escuta-ativa e sobretudo o envolvimento dos colaboradores no Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, nasce o projeto “A Mediação Intercultural na Qualidade e no Bem-Estar Organizacional” uma vez que o mediador pretende impulsionar a comunicação de modo a criar soluções para algumas adversidades que possam surgir. Assim, através do projeto, as estratégias diferenciadas, nomeadamente, a Mediação Intercultural promovem a qualidade e o bem-estar organizacional, nomeadamente atividades relacionadas com a sensibilização, envolvimento, comunicação e formação dos recursos humanos existentes na instituição.
- A Imigração dos PALOP para Tratamento Médico em PortugalPublication . Ruivo, Alexandra Isabel da Silva; Nogueira, Marta Alexandra Gonçalves; Santos, Rui Miguel DuarteO presente relatório de projeto inserido no Mestrado de Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social apresenta um projeto social criado para colmatar as necessidades sentidas pela população dos PALOP que imigra para Portugal à procura de tratamentos médicos. Nos últimos anos muitos são os imigrantes dos PALOP em Portugal que procuram o nosso país para realizar os tratamentos médicos que o seu país não consegue oferecer, nunca se tendo observado um número tão elevado de emissões de vistos para tratamentos médicos como no último ano registado (2022). Com o Enquadramento Teórico realizado, constatou-se, através de um estudo realizado em Lisboa por Dias, et al. (2008), que ainda são muitos os obstáculos no acesso aos cuidados de saúde adequados e oportunos para a população imigrante. São eles os tempos de espera (50,2%), as atitudes dos prestadores (17,9%), o custo (3,4%), a distância e os meios de transporte (2,2%), e o idioma (1,3%). Cerca de 3,6% dos inquiridos afirmaram não saber onde recorrer em caso de um problema de saúde. Os estudos citados revelam que as barreiras ao acesso à saúde por parte dos imigrantes são um problema real e que tem um impacto negativo na saúde desta população. Por isso, é importante implementar políticas públicas para mitigar ou mesmo eliminar as barreiras ainda existentes. Através do diagnóstico verificou-se, a partir do Relatório Estatístico Anual de 2023, do Observatório das Migrações, um grande aumento de população estrangeira a residir em Portugal entre 2015 e 2022 (último ano registado), sendo que em 2022 atingiu o maior número já registado, representando 7,2% da população residente em Portugal, concentrando-se sobretudo no distrito de Lisboa e Faro. Em 2022, os vistos para tratamento médico chegaram aos 4651 vistos e 1319 vistos emitidos para acompanhamento de familiar sujeito a tratamento médico. Com prevalência nos vistos emitidos por São Tomé e Príncipe (51,7%) e Guiné-Bissau (23,6%). Em entrevista, realizada pela investigadora à diretora da Casa da Alegria: casa de acolhimento do PADE- Programa de Apoio a Doentes Estrangeiros, foi identificada uma grande escassez de respostas desta natureza, não havendo respostas de habitação suficientes para o número de pedidos efetuados pelas entidades envolventes (embaixadas, hospitais, IPSS…); como dificuldades desta instituição foram mencionadas a sua sustentabilidade, a criação de independência das utentes à instituição e a falta de fiscalização por parte do estado às famílias de acolhimento que se desresponsabilizam. No inquérito realizado a 32 participantes, cerca de 27 participantes mencionam não terem recebido qualquer apoio das suas embaixadas, 5 sendo as dificuldades financeiras e a inserção no mercado de trabalho as dificuldades mais sentidas pelos participantes. Tendo em conta as necessidades levantadas através do diagnóstico realizado, é proposto a implementação de um projeto social que visa colmatar os desequilíbrios sociais existentes para com a população que procura Portugal para receber tratamentos médicos. O projeto tem como objetivos a diminuição de situações de carência económica, integração na comunidade, melhoria da qualidade de vida, preparar os candidatos para o mercado de trabalho e a criação de currículos. A execução do projeto passa pela realização de uma base de dados com entidades empregadoras, a formação de candidatos para o mercado de trabalho, o auxílio na realização de currículos, candidaturas a empregos, o contacto com as empresas recrutadoras e o acompanhamento dos candidatos, usando os recursos disponibilizados pelo Centro Social 6 de Maio. No que toca a avaliação do projeto, este ainda não foi possível implementar na totalidade, o que não permite realizar uma avaliação completa do mesmo. Contudo, relativamente aos objetivos específicos, foram alcançados a preparação dos candidatos para o mercado de trabalho e a elaboração de currículos, tendo sido realizadas tarefas como atendimentos, auxílio na realização de currículos, candidaturas a empregos, criação de uma base de dados com contactos de empresas e a criação de um flyer de divulgação do projeto. Com o intuito de uma melhor avaliação do projeto e com vista à sua melhoria, optou-se pela Metodologia de Avaliação de Impacto que permite não só obter informação sobre o impacto que as atividades realizadas tiveram na vida dos participantes, como também permite percecionar como pode o projeto ser melhorado em cada atividade. De forma a medir o impacto causado aos participantes do projeto, pelas atividades realizadas, foi criado um inquérito (anexo III) de base qualitativa que se pretende colocar aos participantes após a implementação de todas as atividades definidas para o projeto. Assim, conclui-se através da criação deste projeto social, que a população dos PALOP que imigra para Portugal em busca de tratamentos médicos ainda sente grandes dificuldades na sua integração em Portugal, passando por grandes desafios socioeconómicos, tornando-se essencial o presente projeto para colmatar as dificuldades na integração no mercado de trabalho que por sua vez leva à diminuição das dificuldades financeiras que muitos enfrentam.
- Impact of Smart Tourism Technologies in the Tourist ExperiencePublication . Quintana, Andrea Ortiz; Rafael, Célia Maria da Conceição Salmim; Sousa , Ana Elisa Carreta deThis dissertation explores the impact of smart tourism technologies on tourists, focusing on the importance of social media, generational usage patterns, and the transformation of the customer journey map. Through a comprehensive analysis, this study reveals how these technologies are reshaping the tourism industry, influencing tourism behaviors, expectations, and experiences. Social media has become an essential tool throughout the travel journey, from inspiration and planning to real-time updates during and post travel. User-generated content and influencing posts significantly influence travel decisions, while businesses leverage social media for marketing, engagement, and feedback, enhancing customer satisfaction and loyalty. This research highlights distinct generational differences when using smart tourism technologies. Generation Z and Millennials are more open to these technologies, as they value personalized, tech-enhanced experiences and seamless connectivity. On the other hand, Generation X and Baby Boomers adopt these technologies selectively, prioritizing convenience and safety. Smart tourism technologies have significantly altered the traditional customer journey map, introducing new dimensions of interactivity and personalization in each stage (prospective phase, active phase, and reflective phase). The synthesis of these themes illustrated the interconnectedness of social media, generational usage patterns, and customer journey in shaping the modern tourist experience. Smart tourism technologies have revolutionized interactions between tourists and destinations, leading to more informed, connected, and satisfying travel experiences. A quantitative investigation will be conducted though a questionnaire answered by 200 people. Through it will be discover that one of the main smart technologies used by the younger generations is social media, where they get inspiration and are able to connect with other travelers, they also use AI and virtual reality tools. On the other hand, the older generations are more drawn to search engines technologies that help them plan the trip by choosing the options that best suit their preferences. The findings of this dissertation underscore the importance of leveraging smart tourism technologies to enhance the service and offer tailored trips to the diverse generational needs. This research provides valuable foundation for future studies and practical applications, guiding stakeholders in maximizing the potential of smart tourism technologies.
- Questões Ambientais no sector público da saúde: resíduos sólidos em Cirurgia Minimamente Invasiva na Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, E.P.E.Publication . Jóia, Liana Cristina Bernardino; Mendes, Jorge Manuel Barros; Vilaça, Jaime Daniel Pacheco Martinho; Cardo, Marisa JordãoEm ambiente hospitalar são produzidos muitos resíduos, principalmente no bloco operatório (BO), provenientes de materiais médicos de uso único. A maioria destes resíduos não são contaminados, contudo, são indevidamente descartados como tal. Este trabalho visa conhecer as características dos resíduos sólidos hospitalares produzidos a partir de material de uso único e quantificar a potencial valorização dos resíduos produzidos em Cirurgias Minimamente Invasivas (CMI), e ainda, conhecer a perceção pelas preocupações ambientais dos colaboradores de empresas fornecedoras de dispositivos médicos. Este trabalho de investigação inclui dois estudos complementares. No estudo I, exploratório, foram analisadas características, tanto do material de uso único utilizado, como do resíduo descartado, ao longo de dois meses, no BO da Unidade de Local de Saúde da Região de Leiria EPE (ULSRL), num total de 225 CMI. No estudo II, correlacional, incluem-se 31 colaboradores de empresas de dispositivos médicos que responderam a um questionário sobre a perceção das preocupações ambientais, recorrendo à correlação de spearman. O estudo I revelou a produção de resíduo potencialmente valorizável a partir de material de uso único, entre 11,65% até 53% (Colecistectomia por via laparoscópica). Das 225 cirurgias observadas, contabilizaram-se 319.900 gramas de resíduos com possibilidade de valorização. Este resíduo provém, na totalidade, das embalagens do material. Contudo, todo o resíduo produzido no BO é descartado no grupo III. O estudo II constatou uma tendência positiva de perceção relativa às preocupações ambientais das empresas. Destaca-se uma relação parcial entre a idade dos colaboradores e sua experiência profissional com o nível de perceção relativas às preocupações ambientais e com a visão da empresa relativa à sustentabilidade ambiental. A quantidade de resíduos produzidos em CMI é significativa, com um valor considerável de resíduo potencialmente valorizável e verifica-se uma crescente perceção sobre as preocupações ambientais por parte das empresas de dispositivos médicos.