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- The more stars, the brighter! Interview with the ECM award winner 2023Publication . Rathnayake, Senani N.H.; Cruz, Joana; Cuevas Ocaña, Sara; Lehmann, Mareike; Demeyer, HeleenCongratulations on receiving the ERS ECM award! Would you like to share what sparked your interest in respiratory research, and specifically ageing, and how it has evolved over the years? You are interested in endophenotyping COPD and IPF patients to identify treatable traits. How do your research findings translate into clinical practice to improve management and quality of life in chronic respiratory diseases? Are there any promising therapies or interventions from your research that you believe will significantly improve patient care? How can international societies, such as the ERS, promote the implementation of these personalised therapies? You hold multiple roles, as a Professor and a research group leader, among others. How do you manage your time effectively and maintain a healthy work–life balance? How important has mentorship or collaboration been in your career? Can you share any experiences where collaboration or mentorship significantly impacted your professional development? You have moved places a lot over the years, were these moves choices or needs? Do you think you would have achieved a similar profile without them? What piece of advice would you give to yourself if you could talk to yourself 5 years ago and what advice would you give to ECMs at the start of their career? You have been nominated for the ECM award by a colleague. What significance does winning this award hold for you and has it influenced your research path in any way? During your Mina Gaga lecture at the ERS Congress you also inspired many ECMs with the quote “the more stars the brighter”. Can you explain what this means for you?
- Design para as Perturbações do Neurodesenvolvimento: Estratégias de Apoio para Educadores do 1º Ciclo de EstudosPublication . Luz, Mariana Morais Bastos da; Ferreira, Elga Patrícia Maximiano; Frontini, Roberta CaçadorAs perturbações do neurodesenvolvimento são alterações neurológicas que podem interferir com diversas competências, como a memória, a comunicação, a linguagem, interação social, entre outras, dependendo de cada perturbação. Deste modo, estas perturbações tendem a impactar na aprendizagem e na evolução da criança (Pires de Matos P, 2009). A mudança para o 1º ciclo por si só é desafiante para as crianças, para as crianças com algum tipo de perturbação do neurodesenvolvimento ainda mais porque os seus sintomas podem interferir na aprendizagem e no seu dia a dia. Estas situações são frustrantes para as crianças e muitas vezes difíceis para os professores, por não saberem como agir principalmente no caso de a criança ainda não estar diagnosticada ou apresentar leves perturbações e não ser acompanhada pelo professor de educação especial. Como pode o design intervir, de forma a apoiar os professores do 1º ciclo a lidar com as diversas perturbações neurológicas e capacitá-los de estratégias de forma a exercerem uma educação mais inclusiva? O papel do professor é fundamental para que estas crianças se possam sentir compreendidas e integradas, por isso é fundamental capacitar os professores com estratégias e ferramentas que os apoiem nestas situações de modo a prestar o acompanhamento correto às características neurológicas. Numa primeira etapa, considerei fundamental a realização de entrevistas e questionários a vários professores do 1º ciclo, sendo que precisaria de perceber numa primeira fase se existe uma orientação governamental pré-estabelecida que seja fornecida aos professores do ensino básico com informações sobre as diversas principais perturbações, como identificar determinado problema, e como agir.
- A Perceção dos Agentes de Polícia de Segurança Pública, relativamente ao Programa Apoio 65 – Idosos em SegurançaPublication . Mehnana, Nádia Filipa dos Santos; Maurício, Cezarina da Conceição Santinho; Lagarto, Maria Inês Lameiras Crisóstomo Pinheiro PintoA evolução demográfica em Portugal tem evidenciado um envelhecimento progressivo da população, caracterizado pelo aumento da esperança de vida e pela diminuição da taxa de natalidade. Este fenômeno tem levado a um aumento da proporção de idosos e do índice de dependência, frequentemente resultando em solidão e isolamento social. A presente dissertação assenta no programa Apoio 65 – Idosos em Segurança, focando na perceção dos Agentes da Polícia de Segurança Pública, da 31ª Esquadra – Praça de Espanha, situada na 5ª Divisão Policial, em Penha de França. Assim, o objetivo passa por compreender como estes profissionais entendem o programa, como é desenvolvido, identificar que desafios enfrentam e analisar a eficácia do programa. Adotou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo a entrevistas semiestruturadas e à observação não participante como técnicas de recolha de dados. Os resultados indicam que o programa surgiu em resposta às necessidades crescentes de segurança dos idosos e ressalta a importância das visitas domiciliárias e da articulação com entidades do setor social. No entanto, foram identificados desafios como a falta de recursos humanos e a dificuldade no primeiro contacto com os idosos. Neste sentido, a existência de um leque de parcerias com diversas entidades, especialmente, com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, na implementação do Projeto Radar, desempenha um papel crucial na identificação de situações vulneráveis e no acompanhamento dos idosos, contribuindo assim para a segurança e bem-estar dos mesmos. A dissertação sugere a necessidade de aumento de recursos humanos destinados ao programa, a fim de aumentar o alcance ao número de idosos existentes e a eficácia do programa, com o intuito de conseguir colmatar os desafios emergentes relacionados ao envelhecimento populacional.
- Family Experiences of Loss and Bereavement in Palliative Care Units during the COVID-19 Pandemic: An InterpretativePhenomenological StudyPublication . Mateus, Maria João Marques; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusThe COVID-19 pandemic significantly interrupted the grieving experiences of bereaved families and drastically changed their ways of dealing with loss. Our study aims to gain an indepth understanding of the lived experience of bereaved relatives of patients who died in palliative care units during the COVID-19 pandemic. The phenomenological research design included sixteen family members of hospitalized palliative patients who died from November 2021 to June 2022. The study involved conducting qualitative in-depth semi-structured interviews with family members 12–24 months after the death of their loved ones. The interviews aimed to gather information about the experiences of the families both before and after the death. The COREQ guidelines were applied in the study. Participants were mainly female (n = 13) with a mean age of 47.25 (SD = 12.58). Data were analysed using the Interpretative Phenomenology Analysis (IPA). The following three categories were identified: (1) navigating loved ones’ final weeks and days (troubled deaths); (2) the last farewell was robbed; (3) looking for adjustment after loss. One overall main theme emerged, which was as follows: “Struggling between stolen moments and painful losses to get back into the flow of life”. This study provides novel insights into end-of-life care and bereavement from the perspectives of family. Our findings suggest that developing and promoting family-centered culture can lead to compassionate palliative care focused on a myriad ways of affirming that their loved one matters.
- Financiamento dos Sindicatos na Greve – CrowdfundingPublication . Fernandes, Catarina Sofia Gomes; Pinto, Nuno Duarte AbranchesA presente dissertação versa sobre o direito à greve e tem como base de investigação uma greve dos enfermeiros ocorrida nos anos de 2018 e 2019, que ficou conhecida como “Greve Cirúrgica”. Esta greve ocorreu nos meses de novembro e dezembro de 2018 e em fevereiro de 2019, e afetou o setor de emergência e os blocos operatórios, causando o adiamento de milhares de cirurgias. Esta greve envolveu duas associações sindicais, a ASPE e o SINDEPOR, sendo que a questão mais notória, incluindo do ponto de vista jurídico, prendeu-se com a criação, por parte de um grupo cívico de enfermeiros, de um fundo colaborativo ou “crowdfunding” numa plataforma informática disponível para o efeito, para angariação de verbas monetárias para apoio da greve. A legalidade desta greve foi amplamente discutida devido à criação deste fundo de financiamento, tendo surgido dúvidas quanto à possibilidade desta operação estar a encobrir práticas de concorrência desleal ou de branqueamento de capitais, em consequência do que a greve, a atividade das plataformas informáticas de fundos colaborativos e a própria Ordem dos Enfermeiros foram objeto de investigações. A ocorrência de uma greve que afete o setor da saúde cria ainda problemas de concretização e realização de direitos fundamentais, visto que a greve é um direito fundamental consagrado constitucionalmente, mas o seu exercício pode coartar a realização do direito fundamental à saúde dos utentes, que veem a sua proteção diminuída pelo adiamento de cirurgias e respetivos cuidados de saúde. Embora tenham sido estipulados serviços mínimos, deu-se a necessidade de o governo decretar uma requisição civil, visto que estes serviços mínimos não estavam a ser cumpridos em alguns centros hospitalares. Esta greve causou impactos incalculáveis aos utentes, visto que foram três meses em que os serviços hospitalares foram afetados pela realização da greve. Contudo, os próprios cidadãos participaram, de certa forma, na realização da greve, ao contribuírem monetariamente para o crowdfunding criado pelos enfermeiros.
- Virtual reality, cultural tourism, and visitor experience: a case studyPublication . Apajalahti, Victoria Teresa; Rafael,, Célia Maria Conceição Salmim; Lopes,, Maria Sofia Fernandes de Pinho; Pires,, Ana Luisa Oliveira GonçalvesImmersive technologies, such as virtual reality (VR) and augmented reality (AR) are becoming increasingly popular in the tourism industry. In cultural tourism, these technologies are being used to enhance visitors understanding of history and provide them with more differentiated and innovative experiences. This is particularly important considering people’s growing demand for self-learning, authentic experiences, and meaning-creation in travel. Virtual reality offers different ways to connect and interact with the history and heritage of a destination, opening new possibilities for cultural tourism experiences. This dissertation explores consumers' perspectives about virtual reality products on the visitor experience in cultural tourism through a case study of VR Tours Vienna. VR Tours Vienna is a walking tour in the UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation) protected centre of Vienna, Austria during which the history of the city is experienced through virtual reality. The research aims to understand how tourists perceive the experience of exploring history and culture through VR as part of a walking tour by examining perceived enjoyment, content quality, educational experience, and the reuse intention of VR. A mixed methodology – combination of a statistical analysis of a survey questionnaire and content analysis of online customer reviews were used to receive a holistic understanding of the customer experience. Educational experience, enjoyment, satisfaction with staff and content quality were found to be in the core of a successful experience. The study found positive results to a heightened reuse intention of virtual reality products after the VR experience. These results show that immersive technologies such as VR can be applied in tourist attractions and destinations to optimise tourists’ experience and to increase knowledge about the local history and culture.
- Evaluation of a nature-based tourism destination attractiveness - the case of MadeiraPublication . Kwiatkowska, Zuzanna; Lopes, Maria Sofia Fernandes de Pinto; Vasconcelos, João Viljoen deThis study evaluates the overall attractiveness of Madeira as a nature-based tourism destination, by utilising a comprehensive approach that integrates both the perspectives of Polish tourists and expert opinions. To achieve this, the study employed a combination of the Analytic Hierarchy Process (AHP) and the Fuzzy Comprehensive Evaluation Method (FCEM), referred to as the Fuzzy-AHP approach. Data were collected through two questionnaires: one directed to experts with extensive knowledge of Madeira and another to Polish tourists, who have visited the island. The findings from the expert pairwise comparisons indicate that tourist attractions are the most significant dimension of Madeira's nature-based tourism attractiveness, with natural attractions, cultural attractions and external access being the most important factors and special events, historical relics, and folk customs ranking as the top attributes. Attributes such as road signs, tour guide interpretation, and interpretation boards were rated the lowest. From the tourist perspective, climatic phenomena was identified as the most important attribute, followed by topography and geology and the eco-environment. In contrast, marine transportation, sports facilities, and car parks were considered the least important. The study concludes that Madeira is evaluated as an "excellent" nature-based tourism destination, reflecting very high attractiveness.
- (Re)Vê e Aprende - Desdobragens da Literatura Ergódica em Design GráficoPublication . Silva, Francisco Sêco Costa dos Santos; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesO projeto Re(Vê) e Aprende explora, de uma forma ativa e crítica, a literatura ergódica (ou literatura não linear), que surge em resposta à evolução da comunicação e do processo de leitura dentro e fora da rede digital, e o seu contributo como ferramenta de comunicação na disseminação do design gráfico em contexto analógico. Ao longo da história da tipografia e do design gráfico, observa-se como a comunicação gráfica influencia e é influenciada pelo contexto socio-cultural em que se insere, e como novas perspetivas revelam o potencial das estruturas a que se apegam. Atualmente, as publicações impressas persistem como mecanismos analógicos de comunicação; mas a sua eficácia na disseminação do design gráfico como disciplina enfrenta desafios devido, em grande parte, à sua dependência de elementos visuais e associadas limitações na sua produção, comparativamente a soluções digitais. Por isso, o projeto Re(Vê) e Aprende investiga, através da revisão literária, análise de casos de estudo e desenvolvimento de uma publicação experimental, os elementos tipográficos constituintes de uma publicação impressa e o seu potencial como ferramentas de comunicação; o projeto tem como objetivo dar a conhecer as potencialidades da literatura ergódica, assim como estimular o diálogo direcionado ao desenvolvimento de estruturas alternativas de publicações de design gráfico.
- A avaliação e a autoavaliação como elementos reguladores de aprendizagemPublication . Leal, Carla Susana de Pinho Correia; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Sousa, Marlene Filipa da Natividade eO desenvolvimento tecnológico sem precedentes que temos assistido nas últimas décadas tem suscitado mudanças ao nível político, económico e social. A sociedade, cada vez mais consciente e alerta, tem exigido do poder político uma maior intervenção no sistema educativo no sentido de satisfazer as suas necessidades mais prementes, nomeadamente o desenvolvimento de futuros cidadãos, plenos e com competências variadas, preparados para darem respostas a problemáticas complexas no mundo económico e social. Os normativos legais vigentes que orientam toda a ação educativa propõem orientações para satisfazer essas mesmas exigências. O estabelecimento do currículo nacional, com enfoque numa crescente autonomia curricular, na valorização da avaliação e na maior participação dos alunos na sua própria avaliação, obriga a mudanças ao nível educativo. O estudo de caso realizado, cuja metodologia é de caráter misto, centrou-se na avaliação e autoavaliação como elementos reguladores de aprendizagem, procurando analisar de que forma é que os alunos do ensino secundário percecionam e aplicam a avaliação e a autoavaliação nos seus processos de aprendizagem, através de um inquérito por questionário. Foi igualmente realizada uma análise documental dos documentos orientadores do Agrupamento em estudo. Constatámos que o Agrupamento de Escolas procura ter os seus documentos orientadores em consonância com os normativos legais vigentes e que os alunos já integram, no seu processo de avaliação e autoavaliação, processos dinâmicos e autónomos que lhes permitem desenvolver as competências exigidas para a escolaridade obrigatória.
- Estudo comparativo da amostra de Kelps selvagens e de cultivo, para obtenção de bioprodutos de elevado valorPublication . Ferreira, Henrique Silva; Mouga, Teresa Margarida Lopes da Silva; Afonso, Clélia Paulete Correia Neves; Lourenço, Sílvia Alexandra PereiraO objetivo principal desta dissertação foi comparar as amostras de macroalgas castanhas selvagens (Laminaria ochroleuca e Saccorhiza polyschides) e de cultivo (Macrocystis pyrifera), assim como a fração não solúvel resultante da extração aquosa de Macrocystis pyrifera, denominada como resíduo de extração aquosa. A intenção foi caracterizar as diferentes amostras, visando a produção de bioprodutos de elevado valor, explorando assim o potencial bioquímico e as bioatividades. Em termos gerais e tal como esperado, tanto o resíduo como as macroalgas, apresentam uma baixa percentagem de lípidos. O valor mais baixo de matéria gorda total foi registado em Macrocystis pyrifera (1,3%), enquanto as restantes amostras tiveram valores superiores: o resíduo apresentou teor lipídico de 2,4%, a Laminaria ochroleuca de 2,8% e a Saccorhiza polyschides apresentou um valor de 3,3%. É de salientar a proporção de vários ácidos gordos como o ácido palmítico (C16:0), o ácido oleico (C18:1n9 cis), ácido α-linolénico (ALA, C18:3) e ácido eicosapentaenóico (EPA, C20:5). O rácio ómega-6/ómega-3 foi superior a 1 em todas as macroalgas, exceto no resíduo. O teor proteico das amostras foi de aproximadamente 9% DW. Quanto à quantificação elementar, foram detetados vários minerais essenciais como o fósforo, potássio e cálcio. O elemento dominante nesse ensaio foi o potássio, quantificado em maior proporção na Macrocystis pyrifera e no resíduo de extração aquosa, com valores de 67,72 e 56,07 mg.g-1, respetivamente. Destaca-se a deteção de arsénio, um metal pesado. Os extratos hidroetanólicos das mesmas amostras, não apresentaram capacidade para redução significativa do radical DPPH. Relativamente à redução do ião Fe3+, todas as amostras testadas apresentaram atividade. O resíduo de extração e a Saccorhiza polyschides apresentaram o conteúdo mais elevado de polifenóis (4,86 e 4,94 mg GAE.g-1 extrato, respetivamente). Nenhuma das amostras apresentou atividade antimicrobiana contra Escherichia coli e Micrococcus luteus.