ESTM - Teses de Doutoramento de docentes
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- Escolhas alimentares de atividade física: fatores moduladores das opções dos adolescentesPublication . Cardoso, Susana; Loureiro, Isabel; Nunes, Carla; Santos, OsvaldoRESUMO Introdução: Um estilo de vida adequado, especialmente ao nível dos hábitos alimentares e de atividade física, é crucial para uma vida saudável. Hábitos iniciados a partir da infância e perpetuados pela vida adulta, apresentam impacto considerável na saúde do indivíduo e na saúde pública, estando associados às principais causas de morte e a gastos em saúde. Os determinantes das opções alimentares e de atividade física são diversos e interagem de uma forma complexa. A compreensão desta rede de fatores, na fase da adolescência, é especialmente importante, sendo o objetivo principal deste trabalho. Esta é uma fase de transição e de importante oportunidade de intervenção para alterar determinantes dos comportamentos. Este estudo pretende identificar e caracterizar determinantes das escolhas alimentares e de atividade física dos adolescentes. Material e Métodos Realizou-se um estudo transversal, sobre uma amostra de adolescentes, com idades compreendidas entre 14 e 18 anos de idade, provenientes de duas escolas de Coimbra. De uma abordagem quantitativa, passou-se a uma abordagem qualitativa. Para o estudo quantitativo aplicaram-se as escalas: EHA (escala de hábitos alimentares), IPAQ (questionário internacional de atividade física), TAA-25 (teste de atitudes alimentares) e a GSQ (escala de autoeficácia geral). Estudaram-se as variáveis: sexo, idade e escalão socioeconómico, tal como as decorrentes da aplicação das escalas, aplicando testes estatísticos. Para o estudo qualitativo, a partir dos resultados da abordagem quantitativa, foram selecionados subgrupos com características diferentes: Grupo A: alunos com elevado score de comportamentos alimentares (EHA≥160) e padrão adequado de atividade física (moderada ou elevada), subdividido em A1. (boa autoeficácia e sem risco de patologia do comportamento alimentar) ou A2. (alunos com risco de patologia alimentar; razoável autoeficácia) e Grupo B: alunos com baixo score de EHA (EHA≤125), subdividido em B1. (sedentários; sem risco de patologia do comportamento alimentar; com baixa autoeficácia) ou B2. (bom padrão de atividade física; com risco de patologia do comportamento alimentar) ou B3. (com bom padrão de atividade física, sem risco de patologia do comportamento alimentar). Procedeu-se então a uma abordagem do tipo grounded theory, com entrevista semiestruturada e codificação aberta pelo método de Charmaz. Pesquisaram-se determinantes biológicos, ambientais e socioculturais percecionados pelos adolescentes.Escolhas Alimentares e de Atividade Física dos Adolescentes Resultados Existem diferenças significativas entre os sexos, ao nível das escolhas alimentares, atitudes alimentares, atividade física e perceção de autoeficácia geral. As raparigas apresentam hábitos alimentares mais adequados (t=3,84; p<,0001; r2 ajustado=,037, p<,0001), sobretudo no que respeita às subdimensões qualidade e quantidade. Os rapazes apresentam menos 5,5 valores de média em escala EHA do que as raparigas. As raparigas omitem mais frequentemente o pequeno-almoço, ingerem menos alimentos ricos em fibra, ingerem mais doces entre refeições, petiscam mais, bebem menos água e ingerem menor quantidade de peixes gordos. No entanto, tendo em conta os restantes itens e a classificação da escala no geral, as raparigas apresentam melhores hábitos alimentares. As raparigas referem também fazer menos atividade física (2(2)= 28,2, p<,001) e apresentam maior risco de desenvolver patologia do comportamento alimentar (t=3,54; p<,0001; OR=4,04). Este risco parece dever-se especialmente a uma diferente motivação para a magreza e perceção de menor autoeficácia geral (t=2,45; p =,015), obtendo piores resultados sobretudo ao nível das subdimensões iniciativa e persistência e eficácia social. Através de regressão multinomial verifica-se que o sexo e a autoeficácia geral assumem influência relevante sobre os hábitos alimentares. Os ideais de beleza podem influenciar este efeito registado ao nível dos sexos. As raparigas desenvolvem estratégias para perder peso, o que pode passar pela omissão do pequeno-almoço e por comportamentos que predispõem para o distúrbio do comportamento alimentar. Já os rapazes, para os quais o ideal de beleza inclui o corpo mesomórfico, referem maior atividade física, associado ao objetivo de conseguir maior massa muscular. A resistência à adversidade será, para eles, uma das subdimensões da autoeficácia geral com maior peso nas escolhas, estando associada igualmente à perceção de autocontrolo. A perceção de autoeficácia, cujo efeito assume maior relevância para os rapazes, funcionará como um fator protetor que reduzirá as opções pouco saudáveis. Quer os hábitos alimentares, quer o padrão de atividade física, apresentam correlação significativa com as atitudes alimentares e com o risco de desenvolvimento de patologia do comportamento alimentar (rSP=,203; p<,001 e rSP=,181, p<,001 respetivamente) e autoeficácia geral (r=,26, p<,001 e rSP=,179, p<,001, respetivamente). As situações de risco de desenvolvimento de patologia do comportamento alimentar surgem ao nível dos adolescentes com melhores hábitos alimentares.Escolhas Alimentares e de Atividade Física dos Adolescentes A partir das entrevistas realizadas aos subgrupos de hábitos alimentares antagónicos, identificaram-se determinantes da escolha alimentar percecionados pelos adolescentes de ambos os grupos. Os mais referenciados foram (por ordem decrescente): a influência da família, preferências em termos de paladar, hábitos familiares, regras de alimentação saudável e disponibilidade. Os determinantes referenciados por maior número de adolescentes foram influência da família e hábitos familiares, perceção do risco, conhecimento das regras de alimentação saudável e preferências alimentares. Juntam-se às mencionadas referências, fatores como perceção de autocontrolo, sensações de bem ou mal-estar, influência dos pares, fome/saciedade, o facto de se encontrarem a desenvolver ou não tarefas, impulsividade, tempo disponível, humor/stress e preço dos alimentos. Para a atividade física foram sobretudo referidos como determinantes da escolha o bem-estar e a saúde. Alguns referiram a companhia como motivadora e, como limitadores, a preguiça e o tempo disponível. Conclusões As diferenças encontradas ao nível dos sexos, justificam intervenções diferenciadas. Fatores como a autoimagem poderão ser trabalhados. A família deverá ser considerada como integrante das intervenções ao nível da educação para a saúde e estas intervenções deverão fazer parte dos currículos escolares. Medidas administrativas tomadas pelas escolas e pelos agentes governativos, concretamente no que toca ao funcionamento das cantinas escolares e organização de horários, poderão facilitar as escolhas mais saudáveis, modulando o efeito de determinantes como tempo disponível e disponibilidade.
- Elección de un destino turístico de ciudad. Importancia de los factores push & pull y del city brand: El caso del turista séniorPublication . Martins, Rui Alberto de Freitas,; Galera Casquet, Clementina,; Moral Agúndez, Alejandro del,; Coelho, Júlio Alberto SilvaO objetivo central do nosso estudo é compreender as principais motivações push & pull dos indivíduos seniores, em contexto de viagem para as cidades, e de que forma essa motivação possa contribuir para a construção da “marca cidade”. Sabendo que o envelhecimento da população mundial é uma tendência irreversível na conjuntura mundial, considerando a crescente importância do segmento sénior no turismo, pela disponibilidade financeira e de tempos livres, para a economia dos países, das regiões e das cidades, pretendemos com o presente estudo analisar o papel das motivações dos turistas seniores e os fatores de atratividade das cidades na construção das suas marcas. Depois de revista a principal literatura científica da área, chegamos à conclusão de que, embora haja diversas pesquisas relacionadas com a temática do turismo sénior, foram encontrados pouquíssimos estudos que abordam o tema das motivações dos turistas de cidade, sendo que o destino cidade tem vindo a aumentar significativamente a procura, sobretudo na modalidade de “short city break”, afirmando-se como a motivação de viagens que mais cresceu nos últimos anos. Para compreender melhor as várias nuances da experiência dos turistas seniores e das suas motivações para viajar para cidade, realizamos um inquérito a indivíduos com 55 e mais anos (seniores) e um inquérito a indivíduos com menos de 55 anos e mais de 17 anos (não seniores), possibilitando assim validar algumas hipóteses comparativas das preferências e características de consumo destes dois segmentos demográficos. Com base no trabalho desenvolvido, foi ainda possível caracterizar grupos de seniores com características comuns, quanto às suas motivações e escolha de atributos, relativamente à eleição de um destino turístico cidade.
- Influencia de los factores del marketing de servicio en la elección de estudios superiores de turismo en instituciones públicas - los casos de España Y PortugalPublication . Schön, Michael; Díaz Méndez, Montserrat; Coelho, Júlio Alberto SilvaA escolha de um curso no Ensino Superior é um processo altamente complexo, visto que envolve uma série de fatores e etapas para ser tomada uma decisão final por parte de um estudante, uma vez que é uma decisão muito importante para a sua vida. A revisão da literatura sobre o conceito do marketing e a sua evolução, bem como sobre alguns dos modelos fundamentais da escolha de um curso superior público em geral e, especificamente, na área do Turismo, permite identificar e analisar os fatores mais decisivos para a escolha de um curso/instituição no âmbito do Marketing Mix de serviços que representa um dos objetivos centrais deste trabalho de investigação. Este estudo aborda também a evolução das IES, em geral e das formações em Turismo, em particular, quer em Portugal, quer em Espanha. Para além disso, este estudo visa identificar as características internas e a importância das influências externas do segmento de mercado dos jovens candidatos ao Ensino Superior, de acordo com os fatores do Marketing Mix de serviços, bem como apurar eventuais diferenças de características internas e grau de influência externa, entre Espanha e Portugal. A literatura destaca a existência de dois modelos de escolha de um percurso académico, por parte dos estudantes: um norte-americano e outro europeu. No caso dos EUA, no momento da escolha, o estudante começa por procurar a instituição e só depois escolhe o curso. Na Europa, no momento da escolha, o estudante começa por escolher o curso numa área de estudo que queira seguir e depois combina a instituição que mais lhe agrada. Foi distribuído um questionário a duas amostras de estudantes que entraram pela primeira vez numa IES em Espanha e em Portugal na área do Turismo no ano letivo 2014/2015, com a dimensão de 770 e 538 respetivamente. Os dados foram recolhidos, junto de várias IES espanholas e portuguesas que possuem cursos superiores públicos na área de Turismo. As questões do questionário foram desenhadas, por forma a identificarem as variáveis necessárias e úteis para o estudo, de acordo com a literatura existente. Aplicou-se uma escala ordinal de Likert de 1 a 5 para medir a importância das variáveis do Marketing Mix na escolha do curso e uma escala nominal para as variáveis sociodemográficas. Os resultados sugerem que o fator “produto”, do Marketing Mix dos Serviços, é o mais importante na escolha de um curso na área de Turismo, quer em Portugal, quer em Espanha. Por outro lado, é também possível constatar que as características internas dos estudantes, ou seja o seu perfil sociodemográfico, possui relações diferenciadas com os fatores do Marketing Mix, destacando-se o facto dos fatores “pessoas” e “processo”, possuírem uma fraca relevância na escolha de um curso na área de Turismo. Finalmente, verifica-se também, que os “familiares e amigos” são mais influentes em Portugal do que em Espanha, na escolha de um curso na área de Turismo.
- A contabilidade nos países de língua portuguesa : estudo comparativo dos normativos sobre demonstrações contabilísticas anuais, para as empresas não financeirasPublication . Santos, Luís Lima; Iglesias Sánchez, José Luis
- La formación socialmente responsable y su impacto en el desempeño empresarial. Un análisis del sector turístico PortuguésPublication . Ferraz, Francisco António Vaz Guedes DelgadoLas empresas han ido progresivamente adoptando una nueva postura estratégica atendiendo a las diversas modificaciones económicas, sociales y ambientales observadas en el entorno. A ello han contribuido nuevas preocupaciones así como una nueva conciencia de que el progreso económico, social, cultural, político y medioambiental de la comunidad humana solamente podrá ser logrado a través de una conducta socialmente responsable, es decir, una conducta clara y coherente con objetivos de creación de valor a largo plazo, tanto para la compañía como en relación a todos los colectivos con los cuales aquélla se relaciona. Esta conducta influye en la adopción de prácticas empresariales, internas y externas, con sus stakeholders, siendo una de las prácticas internas la formación proporcionada a sus trabajadores. La formación constituye un motor para alcanzar el crecimiento sostenible ya que, más allá de su valor en la mejora de la calidad de vida de los trabajadores, permitirá su realización personal promoviendo un mayor bienestar, un aumento en el grado de adaptación al trabajo y, por lo tanto, una mayor empleabilidad. La empresa obtiene beneficios a partir de una adecuada formación y valoración de sus recursos humanos, así como de sus capacidades distintivas en comparación con sus competidores, siendo importante y fundamental el papel del capital humano para el éxito empresarial. El objetivo de esta Tesis Doctoral se encuentra en observar el papel y la contribución que la adopción de la Responsabilidad Social en la empresa puede tener en la valoración de sus recursos organizacionales y en la consecución de los objetivos económicos, sociales y ambientales. En este sentido, la formación, vista como una práctica interna de Responsabilidad Social, influye en el desempeño de las empresas, incluyendo la obtención de ventajas y beneficios por sus trabajadores. La investigación llevada a cabo en el sector turístico revela la existencia de una relación entre la Responsabilidad Social y la Formación con impacto en el desempeño empresarial.
- A avaliação económica no planeamento do recreio florestal - o caso da Mata Nacional de LeiriaPublication . Oliveira, Fernanda Maria FernandesO presente estudo centra-se no tema do recreio florestal, enquadrado num contexto social de crescente procura e num quadro político de multifuncionalidade e de desenvolvimento sustentável da floresta que impõe o seu planeamento eficiente. Contudo, o caráter informal e o acesso livre ao público de grande parte das experiências de recreio florestal coloca alguns entraves à eficiência da atividade de planeamento, uma vez que dificulta a obtenção de dados completos e consistentes que permitam quantificar e qualificar o recreio florestal. Com efeito, apresenta-se difícil perceber qual a sua dimensão (quantidade e diversidade de utilizadores e de usos de recreio), importância (bem estar proporcionado) e valor económico dos bens e serviços disponibilizados, que frequentemente não são transacionados. É neste contexto que se recorre à economia ambiental, nomeadamente ao conceito de eficiência na afetação de recursos de base natural, às medidas de bem-estar e às técnicas de avaliação económica desses recursos e usos implícitos, mesmo os não transacionáveis, como o recreio florestal. Como tal, o principal objectivo desta investigação visa identificar como é que a economia ambiental, por via dos métodos de avaliação económica, poderá contribuir para um planeamento mais eficiente do recreio florestal (...)
- La imagen de un destino turístico como antecedente de la decisión de visita : análisis comparativo entre los destinosPublication . Almeida, PauloFue en el contexto de Turismo, Marketing e Imagen que surgió el interés y la motivación para estudiar las cuestiones relacionadas con el turismo, el marketing turístico y la imagen de los destinos turísticos. Cuando nos fuimos para la preparación de esta investigación, el proyecto de tesis doctoral en el área de Marketing y Comercio Internacional, lo hacemos porque sabemos que esto no será un problema sino una oportunidad potencial. Una oportunidad para la conceptualización y promoción de la imagen de los destinos turísticos, una oportunidad para la investigación en marketing turístico, una oportunidad para generar conocimiento a través de las áreas objeto de estudio, creando el deseo, la motivación e invitando a otros agentes para la investigación. La imagen de los destinos turísticos, es fundamental para la elección y la motivación para el consumo. La imagen se crea en la mente de un turista, es un reflejo de la capacidad de ofrecer un destino turístico. Es todo lo que el turista pueda conocer y lo que puede experimentar en ese destino, siendo más importante la percepción que la realidad. Para Cai (2002), la formación de la imagen actúa como un elemento central, aunque no sea única, de la marca de los destinos turísticos. Los turistas toman sus decisiones sobre la base de la representación de las imágenes mentales de las diferentes alternativas que ofrece, el marketing turístico tiene que crear la imagen ideal de un destino turístico, capaz de motivar a un turista para venir, para experimentar un viaje que convertido sea inolvidable. Según Crompton y Fakeye (1991), Jenkins (1999), la creación de la imagen de un destino es la expresión de todos los conocimientos, las impresiones, los prejuicios, la imaginación, las emociones, que un individuo o grupo tiene en un lugar determinado. Este proceso podría resultar de la experiencia y la recogida de información durante el proceso de elegir un destino para visitar. Para Kastenholz (2002), los conocimientos adquiridos acerca de un objetivo pueden estimular un efecto positivo o negativo, que afectan a la toma de decisiones y el éxito o el fracaso de un destino en particular. Muchos autores han tratado de estudiar esta relación e influencia, tratando de evaluar la solidez de la imagen percibida de un destino, en la elección de ese destino. Para Baloglu y Mangaloglu (2001), el gran reto que enfrenta hoy el mercado está tratando de entender cómo se forma, y con qué elementos hacen parte de la imagen de un destino en la mente de un turista. Consiguiendo un destino detectar cuáles son estos elementos, se puede adaptar más fácilmente sus recursos y definir sus estrategias de comunicación, que serán elegidos en el acto de elegir el destino para viajar. La imagen es, pues, un tema emergente y por lo tanto de vital importancia para el desarrollo y la sostenibilidad de los destinos turísticos. Fue esta situación de emergencia que nos ha hecho desarrollar un trabajo innovador. Innovador por un lado, el hecho de que nosotros, como un objeto de estudio empírico de las tres capitales europeas con mayor número de turistas año: Londres, París y Roma. Por otra parte, porque la muestra se divide por la aplicación de encuestas a los turistas potenciales en dos países diferentes, Portugal y España. De este modo, se trata de entender cómo los encuestados portugueses y españoles evalúan la imagen de los tres destinos cubiertos, percibiendo su intención de visitar.
- El grado de importancia del marketing relacional en el espacio de alojamiento para el turismo de naturaleza : el caso de PortugalPublication . Carvalho, Mário João Paulo de JesusEl objetivo que se persigue en la presente Tesis Doctoral, es llevar a cabo un análisis acerca de la adecuación del Marketing Relacional en los alojamientos de turismo de naturaleza que operan en los mercados actuales, como estrategia competitiva capaz de proporcionar ventajas sostenibles en el tiempo. Se busca identificar un modelo de desarrollo para las unidades de alojamiento turístico en el turismo de naturaleza, lo que significa la sostenibilidad de esas organizaciones.
- Un índice de desarrollo turístico basado en el ciclo de vida de un destinoPublication . Coelho, Júlio Alberto SilvaO turismo tem sido apresentado como a solução para os diferentes problemas do desenvolvimento dos destinos. Contudo, para além de conter um conjunto de mitos relacionados com os seus conceitos e aplicações, também os seus impactos se têm revelado de difícil medição, devido à grande variedade de variáveis que abrange e pela complexidade das relações entre essas mesmas variáveis. Apesar disso, o modelo de desenvolvimento que tem sido mais utilizado, para explicar a evolução dos destinos, é o modelo proposto por Richard Butler (1980), designado de Tourism Area Life Cycle – TALC. Este modelo tem sido aceite para descrever a evolução do desenvolvimento dos destinos turísticos, mas tem sido objecto de críticas pela sua não normalização e determinismo, fragilizando-se como ferramenta de apoio à decisão. As escolhas das diferentes estratégias de desenvolvimento dos destinos turísticos, não têm considerado as fases do seu ciclo de vida em que se encontram esses destinos, levando a dificuldades na sua implementação e a resultados nem sempre de acordo com o esperado e o desejado. Num mundo cada vez mais competitivo, o contexto de concorrência internacional, deve ser considerado para se apurar a fase do ciclo de vida de um destino. Desta forma, podemos determinar um indicador complexo (Índice de Desenvolvimento Turístico - IDT), que identifique a fase do ciclo de vida em que se encontra um destino turístico, onde os factores “condições turísticas”, “população residente” e “turistas estrangeiros”, assumem um papel fundamental neste contexto. Os resultados obtidos, através de valores simulados, permitem apurar os ângulos correspondentes às inclinações das rectas tangentes à curva nos pontos de mudança das fases do ciclo de vida. Desta forma, identificadas as fases do ciclo de vida em que se encontra um destino turístico num contexto concorrencial, mais facilmente se torna a escolha das estratégias a seguir.