Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.05 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A escolha de um curso no Ensino Superior é um processo altamente complexo, visto que
envolve uma série de fatores e etapas para ser tomada uma decisão final por parte de um
estudante, uma vez que é uma decisão muito importante para a sua vida. A revisão da literatura
sobre o conceito do marketing e a sua evolução, bem como sobre alguns dos modelos
fundamentais da escolha de um curso superior público em geral e, especificamente, na área do
Turismo, permite identificar e analisar os fatores mais decisivos para a escolha de um
curso/instituição no âmbito do Marketing Mix de serviços que representa um dos objetivos
centrais deste trabalho de investigação. Este estudo aborda também a evolução das IES, em geral
e das formações em Turismo, em particular, quer em Portugal, quer em Espanha. Para além disso,
este estudo visa identificar as características internas e a importância das influências externas do
segmento de mercado dos jovens candidatos ao Ensino Superior, de acordo com os fatores do
Marketing Mix de serviços, bem como apurar eventuais diferenças de características internas e
grau de influência externa, entre Espanha e Portugal. A literatura destaca a existência de dois
modelos de escolha de um percurso académico, por parte dos estudantes: um norte-americano e
outro europeu. No caso dos EUA, no momento da escolha, o estudante começa por procurar a
instituição e só depois escolhe o curso. Na Europa, no momento da escolha, o estudante começa
por escolher o curso numa área de estudo que queira seguir e depois combina a instituição que
mais lhe agrada.
Foi distribuído um questionário a duas amostras de estudantes que entraram pela primeira
vez numa IES em Espanha e em Portugal na área do Turismo no ano letivo 2014/2015, com a
dimensão de 770 e 538 respetivamente. Os dados foram recolhidos, junto de várias IES
espanholas e portuguesas que possuem cursos superiores públicos na área de Turismo. As
questões do questionário foram desenhadas, por forma a identificarem as variáveis necessárias e
úteis para o estudo, de acordo com a literatura existente. Aplicou-se uma escala ordinal de Likert
de 1 a 5 para medir a importância das variáveis do Marketing Mix na escolha do curso e uma escala
nominal para as variáveis sociodemográficas.
Os resultados sugerem que o fator “produto”, do Marketing Mix dos Serviços, é o mais
importante na escolha de um curso na área de Turismo, quer em Portugal, quer em Espanha. Por
outro lado, é também possível constatar que as características internas dos estudantes, ou seja o
seu perfil sociodemográfico, possui relações diferenciadas com os fatores do Marketing Mix,
destacando-se o facto dos fatores “pessoas” e “processo”, possuírem uma fraca relevância na
escolha de um curso na área de Turismo. Finalmente, verifica-se também, que os “familiares e
amigos” são mais influentes em Portugal do que em Espanha, na escolha de um curso na área de
Turismo.
Description
Keywords
Marketing Marketing de serviços Marketing relacional Marketing universitário O processo de escolha O modelo de escolha Ensino do Turismo