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ESECS - Artigos em revistas nacionais

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  • A síntese como género escolar transdisciplinar
    Publication . Jorge, Noémia de Oliveira
    A síntese é um género textual cujo domínio se revela fundamental para o desempenho de tarefas socioprofissionais e académicas. A sua apropriação não é feita de forma espontânea, mas decorre essencialmente da aprendizagem formal, em contexto escolar, sobretudo no ensino secundário, nomeadamente na disciplina de Português. Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre a didatização do género textual síntese, focando-se o funcionamento social do género e a sua transposição didática nos programas curriculares do ensino secundário e em manuais escolares de Português. Por fim, apresentar-se-ão algumas propostas de didatização do género, assentes em três pilares: observação/análise de textos autênticos; produção textual regulada pelas características do género; reflexão metalinguística.
  • A deixis como ferramenta de análise do texto literário
    Publication . Jorge, Noémia de Oliveira; Viegas, Filomena; Clemente, Lurdes; Castelão, Maria Manuela; Almeida, Paulo Duarte de
    Apresentamos, neste texto, uma breve reflexão sobre a forma como a deixis pode ser encarada não (apenas) como mero conteúdo gramatical a abordar explicitamente nas aulas de Português do 11.º ano de escolaridade, mas também como “ferramenta” a ser colocada ao serviço da análise de textos literários contribuindo para o desenvolvimento da competência de leitura literária1. Assim, num primeiro momento faremos um breve enquadramento teórico do fenómeno da deixis. De seguida, evidenciaremos as potencialidades didáticas desta noção teórica, recorrendo, como exemplo, ao soneto camoniano “Tanto de meu estado me acho incerto”.
  • Autores, textos e modos literários nos programas curriculares e nas provas de avaliação externa - que relação?
    Publication . Leitão, M. A.; Jorge, Noémia de Oliveira
    Apresenta-se, neste artigo, uma reflexão sobre a representatividade de autores, textos e modos literários nas provas de avaliação externa de Português de 2.º e 3.º CEB realizadas entre 2009 e 2021 e nos documentos curriculares por que as mesmas se regeram. Assim, depois de contextualizada a relação entre textos literários, avaliação externa e programas curriculares, analisa-se a presença (vs. ausência) e o predomínio (vs. esquecimento) de autores, expressões de literatura (portuguesa, de língua portuguesa, estrangeira) e modos literários (narrativo, lírico, dramático) nos dois tipos de documentos, estabelecendo-se relações com fenómenos como o pluricentrismo da língua portuguesa e com a interculturalidade que caracteriza, cada vez mais, o sistema de ensino português.
  • O funcionamento discursivo dos textos de contracapa da "Coleção Vampiro"
    Publication . Jorge, Noémia de Oliveira
    The present article presents a comprehensive study on the discursive functioning of the detective novels back cover texts of the Coleção Vampiro (CV), published every month in Portugal between 1947 and 2008. From a descriptive and linguistic perspective which assumes the discourse types (Bronckart 1997, 2008) as a category of analysis, they are analysed the back cover texts of 104 volumes from the CV (14,6% of the collection), adopting a mixed methodology which integrates both quantitative and qualitative methods. It is concluded that, in the first part of the collection, the book cover texts present a predominantly expositive dimension as well as a strong implication of both the speaker and the receiver, which contributes to the dissemination and popularization of the detective novel genre. In the second part, the texts present a predominantly narrative dimension and they are marked by the erasure of the speaker and the receiver, corresponding almost entirely to the synopsis of the detective novel in question
  • Ler e apreciar um texto poético: relato de uma experiência de E@D no 2.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Jorge, Noémia de Oliveira; Sousa, Maria Vitória de; Viegas, Filomena
    Apresenta-se, neste artigo, o relato de uma experiência de Ensino realizada com uma turma de 6.º ano de escolaridade (2.º Ciclo do Ensino Básico), centrada na leitura e apreciação do texto poético “Lágrima de preta”, de António Gedeão. Trata-se de uma sequência desenvolvida em aulas síncronas, estruturada em duas etapas, a primeira focada na compreensão do poema, a segunda, no relacionamento do poema com outras formas de manifestação artística de e na produção textual como modo de construção de conhecimento, compartilhamento de sentidos e expressão de mundividências pessoais.
  • Afinal, o que é uma apresentação oral?
    Publication . Jorge, Noémia de Oliveira; Carreira, Inês
    A apresentação oral é um género de texto que, pode convocar outros géneros textuais (por exemplo, a síntese, a apreciação crítica ou o texto de opinião…), e implicar a ativação de diferentes capacidades de linguagem (narrar, argumentar, expor…), no âmbito do “oral formal”. Depois de sintetizarmos as principais características da apresentação oral (a nível temático-estrutural, linguístico e extralinguístico), apresentamos uma proposta de modelo didático deste género, destinada ao 5.º ano de escolaridade e orientada para o desenvolvimento de três capacidades de linguagem distintas, no âmbito da disciplina de Português: exposição, reconto e tomada de posição (cf. Aprendizagens Essenciais de Português – 5.º ano).
  • Ensinar a resumir desde o 1.º ciclo: uma sequência didática para E@ D
    Publication . Sousa, Maria Vitória; Viegas, Filomena; Jorge, Noémia de Oliveira; Liberal, Ana Cristina; Mata, Carla; Martins, Helena; Pires, Sónia
    omo planificar sessões de trabalho adaptando-nos ao contexto educativo atual? Este foi o desafio que aceitámos, durante a construção da sequência didática que apresentamos neste número da Palavras revista em linha, e que nos conduziu à identificação de alguns dos problemas que se levantam aos professores na criação de situações de aprendizagem, em trabalho síncrono ou assíncrono, numa prática de Ensino a distância (E@D). Servimo-nos, como ponto de partida, de materiais usados, recriados em situação de formação, considerando que desta forma se iriam reproduzir os procedimentos mais comuns adotados pelos professores na situação atual de planificação das sessões de trabalho em E@D, ou seja, fazendo uma adaptação dos materiais e metodologias que lhe são habituais em sala de aula presencial. Elegemos o resumo como conteúdo e treinámos as estratégias de redução de texto no 1.º ciclo, como fase de iniciação. Trabalhámos os processos de compreensão global do texto, os macroprocessos. Estes processos orientam-se para a compreensão do texto no seu todo, compreendem a identificação das ideias principais e a utilização da estrutura do texto.
  • Texto de opinião: Reflexões sobre a escrita processual na aula de Português
    Publication . Martins, Sofia; Jorge, Noémia de Oliveira
    Tendo como base um trabalho de Prática de Ensino Supervisionada (PES) na disciplina de Português, desenvolvido no ano letivo de 2018/2019, reflete­se neste artigo sobre o ensino da escrita do texto de opinião enquanto género escolar, dando-­se especial atenção à dimensão processual. Depois de caracterizado sucintamente o género, apresenta­se um modelo didático com as dimensões ensináveis do mesmo (destinado aos 9.º e 11.º anos), bem como os diversos percursos didáticos dinamizados na PES, focando­-se as atividades que mais contribuíram para a superação das dificuldades identificadas nas produções textuais dos discentes (sobretudo no respeitante à componente compositiva/textual), facilitando, assim, a apropriação do género escolar em foco.
  • Sequência de aprendizagem em cursos profissionais
    Publication . Carmona, Diana; Alves, Dina; Viegas, Filomena; Sousa, Maria Vitória de; Jorge, Noémia de Oliveira
    A ficha pedagógica deste número da Palavras é fruto de trabalho conjunto desenvolvido no contexto da ação de formação “Supervisão em Português nos 1.º, 2.º e 3º ciclos do Ensino Básico”. Esta ação da APP foi realizada na Casa Pia de Lisboa, no início do ano letivo de 2017/2018, e as sequências didáticas produzidas pelas docentes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, nos CED com ensino regular, depois dos necessários ajustamentos, integraram a secção Fichas Pedagógicas do último número da Palavras, o n.º 52-53. Nessa secção, procurou-se reproduzir a maioria dos trabalhos desenvolvidos nos diferentes CED, pelas docentes que tinham participado na ação de formação. Nesse sentido, procedeu-se à apresentação integral de três sequências, as que foram objeto de observação partilhada em sala de aula, e à apresentação sumária das restantes cinco sequências produzidas.
  • Is the light at the end of the tunnel bright? Associations between preference and tolerance of the intensity, basic psychological needs and behaviour in exercise context
    Publication . Viveiros, Bernardo; Antunes, Raul; Susano Jacinto, Miguel Ângelo; Matos, Rui; Amaro, Nuno; Cid, Luis; Couto, Nuno; Monteiro, Diogo
    In recent years, sedentary behaviour and physical inactivity have seen an evident increase. Many individuals who embark on an exercise regimen end up leaving it within the first three to six months, often citing barriers such as a lack of time or motivation. Research shows that the pleasure and enjoyment derived from exercise play a crucial role in preventing people from giving up. This suggests that theories related to the emotional aspects of exercise, including an individual’s exercise intensity preference and tolerance, should be integrated into broader motivation theories such as Self-Determination Theory (SDT). This chapter aims to provide a theoretical framework for these theories, emphasised by empirical evidence and proposes potential avenues for future research.