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ESECS - Artigos em revistas nacionais

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Recent Submissions

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  • As vozes e perspetivas dos aprendentes no âmbito da investigação sobre a escrita
    Publication . Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís; Pereira, Luísa Álvares; Cardoso, Inês; Calil, Eduardo
    A perspetiva dos alunos sobre a escrita constitui o eixo que percorre transversalmente este texto, a partir do contributo de estudos desenvolvidos em Portugal, desde a década de noventa até à atualidade. Nos primeiros três estudos considerados, essa perspetiva é captada no decurso do processo de escrita, focada na resolução de problemas por parte dos alunos, ao escreverem. As metodologias assentaram na escrita colaborativa e na integração, no processo, de estratégias facilitadoras da revisão. O segundo conjunto de estudos incide sobre as representações dos alunos em relação à escrita, considerando a pluralidade de contextos, géneros, recursos, saberes e atividades que implica. Metodologicamente, estes estudos mobilizaram textos explicitadores, questionários, entrevistas, diários, notas de campo. Os resultados mostram, em relação ao processo, uma progressão que torna salientes as limitações dos níveis de escolaridade mais baixos relativamente à reformulação e revisão. Quanto à relação com a escrita, surge em evidência o contraste entre a escrita escolar e extraescolar. As implicações remetem para a consideração didática das limitações encontradas e das potencialidades de dispositivos colaborativos e outros, facilitadores do processo, ao serviço de uma relação com a escrita que abranja a diversidade de géneros e motivações, em contextos escolares e extraescolares.
  • The Language of Cultural Studies and the Arts: A digital mapping of entanglements and trends based on the digital humanities
    Publication . Cantú, William Afonso; Sousa, Jenny
    This study explores the intersection between Cultural Studies and the Arts, highlighting their theoretical, methodological and epistemological links. Culture, as a site of symbolic disputes and the production of meanings, plays a central role in this intersection, closely intertwined with the construction of identity and material representation. In this context, the Arts emerge as human representation, functioning as aesthetic expressions and discursive practices that relate to social, political and historical processes. The integration of Digital Humanities into this process has contributed to these analyses, introducing methods of analysis that combine traditional humanities methods with technological tools to map citation networks and theoretical trends. This research uses bibliometric analysis to identify fundamental theoretical nuclei and emerging patterns at the intersection of Cultural Studies and the Arts. The results reveal a growing interdisciplinary articulation between these fields, particularly around themes related to identity, representation, power and symbolic mediation. The study provides an epistemological cartography that improves understanding of the theoretical synergies in Cultural Studies and demonstrates the relevance of digital methodologies for cultural research, reinforcing the transformative potential of interdisciplinary approaches. Through the methodology and results, this research contributes to broadening the analytical scope of Cultural Studies and encourages further research into artistic production, cultural criticism and evolving methodologies in the humanities.
  • O tipógrafo e o escritor: uma década de correspondência entre Alexandre Vieira e Afonso Lopes Vieira
    Publication . Nobre, Cristina; Nobre, Cristina; Hora de Ler, Carlos Fernandes
    Investigação sobre o caso dos tipógrafos da Biblioteca Nacional de Lisboa [BN] (hoje BNP: Biblioteca Nacional de Portugal) e sobre a presença em tribunal militar de Alexandre Fernandes Vieira (AV: 1880-1973) para responder à suposta agressão ao diretor Dr. Fidelino de Sousa de Figueiredo (1888-1967), em março de 1927, através da correspondência trocada entre 1924 e 1934 por AV e Afonso Lopes Vieira (ALV: 1878-1946), embora a documentação se revele truncada de bastantes documentos. O espólio da Biblioteca Municipal de Leiria Afonso Lopes Vieira [BML], nos XIV volumes de Cartas e outros escriptos dirigidos a Afonso Lopes Vieira [Cartas…], preserva um postal e sete cartas de AV para ALV e a Casa Comum, sítio arquivístico desenvolvido pela Fundação Mário Soares, do espólio de Alberto Pedroso, nos documentos de correspondência de AV, preserva três cartas digitalizadas de ALV para AV, conjunto documental epistolar de onze textos, transcritos no final e ordenados cronologicamente.
  • A docência no Ensino Superior tem sido uma área na qual me realizo na plenitude
    Publication . Madureira, Cristiana Pizarro
    A PÁGINA tem vindo a convidar e a integrar novos 69 colaboradores permanentes, pro ssionais da educação e de outras áreas que vão partilhar com os leitores as suas experiências e perspetivas. Nas próximas edições, daremos a conhecer as novas caras, começando, nas páginas seguintes, com Cristiana Pizarro Madureira e Felipe Trillo Alonso. Com uma vasta experiência como professora, com carreira nacional e internacional, Cristiana Pizarro Madureira é, desde janeiro de 2022, professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria, onde coordena o curso de Mestrado em Ciências da Educação: Educação e Desenvolvimento Comunitário. “Da minha experiência pessoal e pro ssional, aqui lo que mais gostaria de partilhar [com os leitores da Novas vozes na PÁGINA UNIVERSIDADE SANTIAGO DE COMPOSTELA PÁ GINA] prende-se com a necessidade de diariamente, com fé e esperança, acreditarmos em todos e cada um de nós e no poder que temos, como educadores, em contribuir para a transformação daqueles com os quais partilhamos a vida”, refere em entrevista. Felipe Trillo Alonso cumpriu, em abril deste ano, 40 anos de exercício docente na Universidade de Santiago de Compostela, na área da Didática e Organização Es colar. Durante esse tempo: aprendeu, ensinou, escreveu, dirigiu e orientou – o que continua a fazer ainda hoje. Aos leitores da PÁGINA pretende mostrar que “há vida para além da subordinação ao burocratismo e ao economicismo dominantes”, bem como da excelência, da competitividade e da pressa, “que geram tanta in segurança e stress”, conta na entrevista. Maria João Leite
  • Vê se não te molhas... se apanhas o vírus depois quem trata de mim?
    Publication . Vieira, Ricardo
    Este texto, de natureza etnobiográfica, dá conta das estratégias de comunicação entre um idoso institucionalizado, em tempo de covid-19, e a sua família. Procura mostrar que nem todas as pessoas compreenderam, verdadeiramente, em que consistiu essa pandemia. Um idoso surdo e com Parkinson usou a sua epistemologia para definir o que seria uma gripe global. A família, em face das dificuldades de audição e compreensão do seu familiar com doença neurológica, encontrou no “método de Paulo Freire” uma forma de potenciar conversa e reflexão a partir de palavras-chave e do seu próprio entendimento e experiência cultural.
  • Prophecia por Dois Poetas - encontros e desencontros entre Afonso Lopes Vieira e Teixeira de Pascoais.
    Publication . Nobre, Cristina
    Folheto raro, a Prophecia por Dois Poetas [PDP] , onde Lopes Vieira e Teixeira de Pascoaes publicam, respetivamente, duas composições poéticas inéditas — "A Prophecia" e "Á India" [PDP: 3-4 e 8]; "Á Irlanda" e "Epitaphio que se lê no tumulo onde jaz a Inglaterra" [PDP: 5-7 e 9] — relaciona-se com a supremacia inglesa na questão colonial. Estes poemas profetizam o fim dessa supremacia, glosando as palavras de Bismark, e associando-se à Irlanda, outro parceiro irmanado no ódio à Inglaterra.
  • An overview of the effects of physical exercise programs on individuals with Intellectual and Developmental Disabilities
    Publication . Jacinto, Miguel; Ferreira, José Pedro; Monteiro, Diogo; Antunes, Raul; Campos, MJ; Matos, Rui
    Being aware of the relevance of physical exercise in individuals with Intellectual and Developmental Disabilities (IDD), we intend to conduct a brief review on the importance of regular physical exercise for this population. An approach will be taken in order to acknowledge the barriers to the high rates of sedentary lifestyles in this population, the potential benefits of physical exercise, and the essential aspects for a correct assessment, prescription, and implementation of these programs in the population with IDD, through a reflection supported by scientific evidence. The current overview aims to provide relevant information regarding the health benefits of physical exercise in individuals with IDD, as the basis for QoL promoting more active and healthier lifestyles, namely through structured physical exercise. In addition, it is also a useful tool for consultation by exercise professionals since adjusted indoor and outdoor exercise programs are listed.
  • Aptidão física funcional e qualidade de vida em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental: estudo exploratório
    Publication . Diz, Susana; Jacinto, Miguel; Monteiro, Diogo; Matos, Rui; Garrido, Nuno Domingos; Costa, Aldo M.; Antunes, Raul
    Apesar do exercício físico ser um bom indicador para a promoção da saúde, a população com dificuldade intelectual e desenvolvimental tende a apresentar elevados níveis de inatividade física que influenciam a sua aptidão física, saúde e qualidade de vida. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar a aptidão física funcional e a QdV, assim como as associações entre estas mesmas, de uma amostra de população com DID. Foram avaliados 37 indivíduos com DID (42,54± 11,12 anos), através dos testes levantar e sentar na cadeira, timed up and go, caminhar durante 6 minutos, com o propósito de averiguar a aptidão física e a Escala Pessoal de Resultados para mensurar o bem-estar físico. Foram aplicadas correlações de pearson e verificou-se a correlação entre o bem-estar físico e os testes de levantar e sentar e caminhar 6 minutos. Os resultados sugerem uma associação entre as capacidades funcionais medidas através dos testes e o bem-estar físico, sugerindo que a promoção destas competências pode influenciar positivamente o bem-estar físico da amostra utilizada.
  • Direção técnica em ginásios e health clubs: um estudo exploratório sobre a perceção dos profissionais de exercício físico
    Publication . Teixeira, Diogo; Sousa, Ana; Oliveira, César Chaves; Ruivo, RM; Dias, Amândio; Asseisseira, Pedro; Rodrigues, Filipe; Monteiro, Diogo; Cid, Luis; Bastos, Vasco; Pedragosa, Vera; Pereira, H.V.
    A figura do diretor técnico foi introduzida na lei em 2012, mas pouca investigação foi produzida para compreender como tem desenvolvido a sua ação. Este estudo pretendeu analisar as perceções dos técnicos de exercício físico (TEF) sobre i) a importância das funções dos diretores técnicos (tal como definidas na lei), e ii) a forma como os diretores técnicos cumprem e desenvolvem as suas funções, contrastando os resultados por segmento de mercado. Realizou-se uma análise descritiva e de frequências a uma amostra de 194 profissionais de exercício com uma média de idades de 34.46 anos (DP= 8.78), e com uma média de anos de experiência de 9.04 anos (DP= 6.84), que participaram voluntariamente neste estudo. O presente trabalho evidenciou que os TEF valorizam as funções atribuídas ao diretor técnico expressas na lei. Verificou-se que a regularidade do apoio do diretor técnico é bastante heterogénea, sendo que em quase 50% dos respondentes a classificação atribuída foi de inexistente ou pouco regular. Verificou-se ainda que cerca de 45% dos TEF consideraram a prestação dos diretores técnicos como sendo muito fraca ou fraca. Da análise por segmento de mercado, o low cost apresentou, genericamente, os piores resultados percentuais, e o premium os melhores.