Browsing by Issue Date, starting with "2025-12-09"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Entre escrita e reescrita: O relevo dos desafios da gramática e do discurso na aprendizagem do português por estudantes chinesesPublication . Barbeiro, LuísOs aprendentes de uma língua estrangeira enfrentam o desafio de progressivamente as suas produções serem conformes às regras da língua e discursivamente adequadas. O presente estudo incide sobre a escrita em português por estudantes chineses. Analisa se a manutenção do conteúdo ideacional se reflete numa progressão linguístico-discursiva significativa. Metodologicamente, comparou-se a ocorrência de incorreções na escrita de um texto sobre o mesmo tema, em três momentos diferentes. Os resultados não mostraram uma diminuição significativa generalizada das incorreções, mas perfis de progressão diferenciados. Embora presente, a retoma ideacional não foi feita em associação com a formulação linguístico-discursiva. Este resultado implica que a ação didática deve desenvolver a capacidade de construir o conteúdo segundo especificações e formulações diversificadas, para dar resposta ao desafio de reprocessamento ideacional e linguístico que tem lugar em cada texto. Esse reprocessamento coloca novos desafios específicos, com relevo para os domínios da gramática e do discurso.
