Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Entre escrita e reescrita: O relevo dos desafios da gramática e do discurso na aprendizagem do português por estudantes chineses

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Entre_escrita_e_reescrita.pdf328.55 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os aprendentes de uma língua estrangeira enfrentam o desafio de progressivamente as suas produções serem conformes às regras da língua e discursivamente adequadas. O presente estudo incide sobre a escrita em português por estudantes chineses. Analisa se a manutenção do conteúdo ideacional se reflete numa progressão linguístico-discursiva significativa. Metodologicamente, comparou-se a ocorrência de incorreções na escrita de um texto sobre o mesmo tema, em três momentos diferentes. Os resultados não mostraram uma diminuição significativa generalizada das incorreções, mas perfis de progressão diferenciados. Embora presente, a retoma ideacional não foi feita em associação com a formulação linguístico-discursiva. Este resultado implica que a ação didática deve desenvolver a capacidade de construir o conteúdo segundo especificações e formulações diversificadas, para dar resposta ao desafio de reprocessamento ideacional e linguístico que tem lugar em cada texto. Esse reprocessamento coloca novos desafios específicos, com relevo para os domínios da gramática e do discurso.
Foreign language learners face the challenge of progressively aligning their productions with the rules of the language and ensuring discursive appropriateness. This study focuses on the writing in Portuguese by Chinese students. It analyses whether the maintenance of ideational content is reflected in significant linguistic-discursive progression. Methodologically, the occurrence of inaccuracies in writing on the same topic was compared across three different moments. The results did not show a generalized significant decrease in inaccuracies, but differentiated progression profiles. Although ideational resumption was present, it was not carried out in association with linguistic-discursive formulation. This outcome implies that didactic action should aim to develop the ability to construct content according to diverse specifications and formulations, in order to address the challenge of ideational and linguistic reprocessing that occurs in every text. This reprocessing introduces new specific challenges, particularly in the domains of grammar and discourse.

Description

Keywords

escrita reescrita erros conteúdo formulação linguística e discursiva. writing rewriting errors content linguistic and discursive formulation.

Pedagogical Context

Citation

Barbeiro, L. F. (2025). Entre escrita e reescrita: O relevo dos desafios da gramática e do discurso na aprendizagem do português por estudantes chineses. Orientes Do Português, 7. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/ojs/index.php/ori/article/view/15770

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Porto

CC License

Altmetrics