Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Um Caminho em Construção, da Reflexão à Investigação sobre a prática

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório foi concretizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria. O relatório está dividido em duas grandes dimensões que elucidam o percurso académico da estudante, estruturado em torno de uma abordagem reflexiva e investigativa. Desta forma, a primeira parte compreende a dimensão reflexiva em contexto de Prática Pedagógica I e II em 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como na Prática Pedagógica I e II em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste momento de partilha, emerge uma reflexão crítica e fundamentada, que clarifica a importância da observação, planificação, reflexão e avaliação, assim como de estratégias fundamentais para o sucesso escolar dos alunos e das alunas, em 1.º CEB e 2.º CEB. A segunda parte do relatório, a dimensão investigativa visa a identificação e compreensão de estereótipos de género numa turma de 6.º ano de escolaridade, antes e após a implementação de uma proposta pedagógica. De igual modo, percebe-se que tal proposta pedagógica promoveu diversos momentos de partilha de ideias em pequenos grupos e em grande grupo, entre os alunos e alunas, conduzindo à reflexão acerca dos estereótipos de género por partes dos alunos e alunas. Por fim, apresenta-se a conclusão final do relatório, integrando uma reflexão do percurso ao longo do mestrado.

Description

Keywords

Cidadania Estereótipo de Género Prática pedagógica Formação de professores

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue