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- O meu percurso na Prática Pedagógica. A discussão coletiva de tarefas de partilha equitativa na aprendizagem dos números racionaisPublication . Araújo, Ana Maria André; Pinto, Hélia Gonçalves; Duarte, Nicole GasparO presente relatório apresenta as minhas vivências no contexto de Prática Pedagógica do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva (I) e a dimensão investigativa (II). A Parte I destaca de forma fundamentada as experiências educativas, aprendizagens e dificuldades mais relevantes do meu percurso. Apresenta reflexões que retratam a maneira singular de abordar a prática profissional e explicam o processo de (re)construção da minha identidade enquanto futura professora. A Parte II apresenta um estudo realizado no âmbito da Prática Pedagógica, com o objetivo de perceber o contributo da discussão coletiva no desenvolvimento da capacidade de resolução de tarefas de partilha equitativa numa turma de 5.º ano, em contexto de ensino exploratório. De forma a atingir o referido objetivo implementei uma sequência de tarefas de partilha equitativa em contexto de ensino exploratório. Para o estudo adotei o paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa e um design de um estudo de caso. A recolha de dados foi realizada principalmente através da gravação audiovisuais com análise do conteúdo das resoluções escritas e orais dos alunos. Os resultados obtidos mostram que a estratégia mais utilizada pelos alunos foi a representação icónica, a qual por sua vez parece ter promovido de forma intuitiva a representação simbólica. Os resultados revelam ainda que alguns alunos demonstraram dificuldades na leitura correta de números decimais, indo ao encontro do referido pela literatura da especialidade. Esses desafios sublinham a necessidade de estratégias pedagógicas que promovam uma compreensão mais profunda e integrada dos conceitos matemáticos.
- Jogo dos Pares: Criação de um objeto gráfico potenciador de igualdade entre crianças cegas e normovisuaisPublication . Gonçalves, Catarina Laranjeiro; Marques, Nuno Alexandre Fragata; Freire, Carla Sofia CostaO design inclusivo emerge como um tema atual e de grande relevância, colocando o ser humano no centro de todas as suas criações. Trata-se de um campo importante que gera novos desafios nos projetos dos designers. Eles pretendem que os seus trabalhos consigam atender às necessidades e características do maior número de pessoas. O foco desta dissertação é explorar o design inclusivo como uma ferramenta que possibilite a interação entre crianças cegas e normovisuais. Ao longo deste projeto, pretendeu-se compreender se é possível desenvolver um objeto gráfico que promova a interação entre uma criança cega e uma criança normovisual, garantindo que ambas as partes se sintam igualmente incluídas e beneficiadas. A investigação inicial sobre diferentes temáticas, em conjunto com a pesquisa e análise de materiais inclusivos, permitiu adquirir o conhecimento necessário para proceder, posteriormente, ao desenvolvimento do objeto gráfico. Assim, surgiu a ideia da conceção de um jogo inclusivo, mais propriamente um jogo de pares onde determinadas texturas devem corresponder aos respetivos aromas. Após o desenvolvimento do protótipo, este foi avaliado e testado para garantir que correspondia às necessidades e expectativas das crianças. Como principais resultados destacam-se a utilização de meios de impressão para a criação de texturas e a inserção de aromas; a criação de elementos gráficos, tanto decorativos como funcionais, que permita a interação de igual para igual entre as duas crianças.
- Objetos Intergeracionais - Preservação de ConhecimentoPublication . Pereira, David de Lima Brazil; Pires, Fernando Alípio Brízio; Dias, Rui Humberto de MatosA atualidade caracterizada pela sua passada rápida e pelo seu crescimento descontrolado muitas vezes é um sítio desafiante para se viver, principalmente para as faixas etárias seniores. A solidão, a falta de pertença e o sentimento de dispensabilidade têm um impacto significativo na saúde dos mais velhos e consequentemente uma redução na sua longevidade e qualidade de vida. Nesta investigação pretendo explorar a possibilidade de criar objetos através da interação com idosos, mais propriamente através da recolha e análise do seu conhecimento. Deste modo desejo valorizar o seu conhecimento e criar uma relação de troca mútua, onde o idoso nos transmite conhecimento e inspiração, e o designer oferece companhia e valorização. Dos objetos resultantes pretende-se que sejam intergeracionais, permitindo a preservação e a partilha de memórias e sabores com toda a comunidade.
- A Imagem da Ruína - Representação da distância na relação com espaços em dissoluçãoPublication . Brum, Ema Rodrigues; Rama, Samuel José Travassos; Baptista, Luís Manuel Morgado SantiagoA Imagem da Ruína — Representação da distância na relação com espaços em dissolução é uma proposta de investigação que reúne e expõe as ideias que definem a minha prática artística. Algumas delas foram estabelecidas autonomamente 1 mas todas foram, de alguma forma, fundamentadas em reflexões dos autores e artistas que compõem uma constelação de referências e que ajudaram a decifrar, sustentar, considerar, reconsiderar o que me propus estudar, através de perspetivas interdisciplinares, nomeadamente, no campo da arte, da estética, da fenomenologia, da filosofia, da antropologia, da psicanálise e da química. A presente investigação é uma exposição das ideias relativas às imagens que tenho vindo a criar, nas quais intento representar a minha experiência do sentir a dinâmica das distâncias na relação com espaços em dissolução espoletada pela perceção de perda e ausência inerente a essa dinâmica e à própria experiência em si.
- A prática reflexiva e a investigação no ensino: o ciclo interativo e a partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionaisPublication . Carlos, Neuza Carvalho; Pinto, Hélia Gonçalves; Duarte, Nicole GasparO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este tem como principal objetivo dar a conhecer o percurso realizado ao longo de dois anos em Prática Pedagógica estando organizado em duas partes. A primeira parte corresponde à dimensão reflexiva e apresenta os contextos onde foram realizadas as práticas pedagógicas. É ainda apresentada a minha experiência ao longo do ciclo interativo de observação, planificação, intervenção, reflexão e avaliação e uma síntese final. A segunda parte corresponde à dimensão investigativa onde apresente um estudo realizado com objetivo de perceber o contributo da resolução de uma sequência de tarefas de partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionais em contexto de ensino exploratório numa turma do 5.º ano de escolaridade. Para a realização do estudo adotou-se o paradigma interpretativo com abordagem qualitativa. Os resultados revelam que numa fase inicial os alunos recorrem à representação icónica e a estratégias informais. No entanto essas estratégias acabam por dar lugar à representação simbólica e a estratégias mais formais. Assim, embora existam limitações, a sequência de tarefas e o contexto de partilha equitativa parecem promover um processo de aprendizagem significativo.