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Este relatório reflete as experiências vivenciadas ao longo da prática pedagógica no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais, e inclui duas componentes essenciais: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa.
Na componente reflexiva podemos encontrar duas reflexões: a primeira incide sobre o trabalho desenvolvido no 1.º ciclo, em turmas do 2.º e 4.ºano de escolaridade. Segue-se a experiência em contexto de 2.º ciclo, numa turma do 5.ºano de escolaridade, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Destas reflexões emanam as principais dificuldades sentidas na prática pedagógica, como a gestão de sala e a adaptação de atividades às necessidades dos alunos, destacando o valor de estratégias diversificadas para promover o desenvolvimento das crianças. Apresentam-se também parte das aprendizagens realizadas, como o uso do jogo como estratégia educativa e a importância de integrar conteúdos de Ciência-Tecnologia-Sociedade para enriquecer a aprendizagem dos alunos.
Na componente investigativa, foi elaborado um estudo sobre os sentimentos dos alunos em relação à utilização de diferentes recursos de avaliação (digitais e em papel). O principal objetivo da investigação foi explorar como os Recursos Educativos Digitais podem influenciar positivamente o processo de avaliação, através do desenvolvimento de sentimentos positivos, promovendo uma relação mais saudável e motivadora com a aprendizagem. O estudo envolveu a aplicação de questionários e tarefas de avaliação em formato digital e em papel e a análise dos resultados permitiu perceber que os alunos demonstram uma maior motivação e envolvimento quando utilizam ferramentas digitais, o que se pode refletir no seu desempenho.
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Ciclo pedagógico Diferenciação Pedagógica Avaliação para a aprendizagem Recursos digitais Sentimentos